E-Zine Exclusivo para o Whastapp

Usabilidade em sistemas Web, Mobile e Desktop é um fator de qualidade e concorrência

foto_ramos Usabilidade em sistemas Web, Mobile e Desktop é um fator de qualidade e concorrência

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.
foto_ramos Usabilidade em sistemas Web, Mobile e Desktop é um fator de qualidade e concorrência

Objetivos deste artigo

Levantar a questão de de usabilidade em sistemas, tendo este como fator de diferenciação em aplicativos Web e Mobile, assim como softwares desktop no mercado de software.

Observações em sistemas web

Há algum tempo temos dedicado na empresa, Ramos da Informática, o desenvolvimento de aplicativos web e mobile. Como estratégia de desenvolvimento realizamos uma análise de concorrência com outros sistemas iguais ou parecidos. É impressionante a quantidade de aplicações Web de difícil uso a usuários finais, com poucos recursos de interface, apesar de serem excelentes sistemas. Eles mais parecem sites de web, sem nem preocupação com o visual, muito menos com a usabilidade dos usuários.

É imprescindível o uso de novas tecnologias que permitem desenvolver aplicações web mais parecidas com aplicações Desktop – mas não apenas parecidos com aplicativos desktop, mas com as novas tecnologias e metodologias de análises de usabilidade que vão além das aplicações Desktop.

Estas tecnologias são: o Ajax, o Silverlight da Microsoft, o Flex e o AIR da Adobe e diversas outras tecnologias que permitem criar interfaces ricas para aplicativos web, que atraem ao usuário e facilitem o uso das aplicações desenvolvidas.

Recentemente um cliente nos procurou para desenvolver um aplicativo web, baseado em outro aplicativo web já existente. O motivo era a dificuldade de uso da ferramenta. Fazendo uma análise o mesmo, realmente se confirmou devido a completa ausência no uso de tecnologias para o desenvolvimento de interfaces ricas para aplicativos web.

Da Web para Mobile e Desktop

Não apenas para sistemas web, mas também para móbile e desktop é importante pensar na usabilidade do usuário. Muitos desenvolvedores para desktop confundem design de interfaces com o uso de componentes de Skins que alteram a aparência da aplicação.

Além disto, pensar na usabilidade traz grandes benefícios a analistas, desenvolvedores e gerentes de projetos uma vez que reduz a quantidade de erros.

Não é objetivo de este artigo aprofundar muito neste tema, para isso no final deste artigo foi disponibilizado um trabalho acadêmico sobre o assunto para que o leitor possa se aprofundar melhor.

É interessante acompanhar os estudos de grandes empresas no tema de usabilidades que podem surgir e, com isso, começar a pensar de forma diferente no desenvolvimento de sistemas em geral. O vídeo a seguir ilustra um bom estudo e simulações do que pode vir por ai:

..


Para testes de usabilidade na internet existem aplicativos que ajudam aos projestistas a mensuarar e melhorar a usabilidade das aplicações, são algumas delas com um quadro comparativo:

Testing Approach Analytics Visualization of User Behavior Usability Report
. Usabilla One or multiple users YES YES YES
. Loop11 One or multiple users YES YES YES
. FiveSecondTest One user NO NO YES
. MouseFlow Automatic YES YES NO
. Google Website Optimizer* Automatic NO YES YES
. Google Analytics* Automatic YES NO NO

Para análise de desktop recomendo a brasileira DeskMetrics: http://deskmetrics.com/

 

Para aprender mais:
Usabilidade de Sistemas

 

Links referentes ao tema:

– ErgoListhttp://www.labiutil.inf.ufsc.br/ergolist/

Espero que este pequeno artigo contribua para o desenvolvimento de interfaces inovadoras para os projetos de sistemas.

Top
%d blogueiros gostam disto: