3 DICAS RÁPIDAS PARA ESCALAR A SUA STARTUP

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Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.
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Parabéns! Você fundou uma startup e agora têm receita, alguns colaboradores e está sentindo confiança no seu produto. Entretanto, na sua cabeça, uma pergunta muito importante aparece: como escalar o meu negócio?

Isso é fundamental em uma startup pela sua própria definição – uma organização temporária, desenhada para crescer e se tornar uma empresa maior. Enquanto as startups em estágios iniciais estão buscando um produto que se adeque às necessidades de um possível mercado em condições de extrema incerteza, as startups em estágios avançados estão buscando um modelo de negócios escalável e repetível para se tornar uma grande empresa. E aí a coisa fica nebulosa…

Vamos deixar três dicas para quem quer escalar os seus negócios e não sabe por onde começar:

1. É preciso ter dinheiro. É possível que a sua empresa cresça de forma orgânica, ou seja, a partir das receitas dos seus clientes, mas provavelmente você precisará de grandes volumes de recursos se quiser escalar rapidamente. Você precisará aumentar fundamentalmente a forma como seus clientes chegam até você, a sua capacidade produtiva, ou seja, vendas e operações. Isso varia muito de um empreendimento para outro. No caso de empresas digitais, aumentar a quantidade de anúncios é fundamental, enquanto na venda de produtos físicos é fundamental melhorar como se produz. Uma recomendação de diversos especialistas é não ter medo de trazer investidores, desde que eles agreguem algo além do dinheiro ao projeto, através de suas próprias redes de contatos ou experiência (algo conhecido como “Smart Money”).

2. Subtrair enquanto se soma. Para muitas pessoas, crescer significa mais. Mais empregados, mais processos, mais monitoramento, mais tudo. Na verdade, crescer significa fazer melhor o que já era feito. Muitos processos que eram executados nas primeiras etapas da sua startup não são mais adequados, ou você vai querer adicionar coisas que não precisa. As pequenas burocracias começam a surgir: uma avaliação de desempenho aqui, uma autorização necessária por ali, etc. É importante tirar tudo que é ruim para que a excelência possa prosperar e criar uma organização incrível.

3. Seja ágil e continue em frente. Utilizar uma metodologia de desenvolvimento ágil serve tanto para produtos como serviços. Independentemente do que se pretende vender, para escalar é fundamental que a essência do desenvolvimento ágil se mantenha, sem perder de vista o aprendizado, através de rápidos ciclos de feedback com seus clientes. Isto  ajudará a colocar os recursos captados nos lugares certos e selecionar o que é fundamental para o seu negócio e o que não é. Dê uma olhada na apresentação do Manoel Pimentel da Adapt Works sobre como escalar produtos.

Agora sim, você pode começar. Está pronto pra dar um salto no seu negócio?

Aproveite e conheça o livro “Marketing para Empresas e Profissionais de Software“, publicado pela editora Ciência Moderna. E dê um UP em sua empresa. Acompanhe também a comunidade no Facebook do livro para dicas e muito mais.

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