E-Zine Exclusivo para o Whastapp

6 aplicativos para você aprender a programar

appssucesso 6 aplicativos para você aprender a programar
foto_ramos 6 aplicativos para você aprender a programar

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.
foto_ramos 6 aplicativos para você aprender a programar

1. Code School

A Code School é uma ferramenta online paga que conta com mais de um milhão de usuários interessados em aprender mais sobre programação e desenvolvimento.

Agora também disponível para iOS, a Code School oferece mais de 40 cursos em inlgês de assuntos como JavaScript, HMTL/CSS, Ruby e Rails, Git e até iOS.

O programa ainda traz a opção do usuário baixar os vídeos no seu celular para assistir às aulas mesmo se estiver offline.

Os primeiros vídeos de alguns cursos são gratuitos, para que o usuário possa ter uma prévia do conteúdo e depois decidir se irá se tornar um assinante do conteúdo da Code School. O preço da assinatura é de 29 dólares por mês.

2. SoloLearn

A Solo Learn é uma startup americana que oferece para seus usuários vários aplicativos gratuitos com cursos de programação, design web, fotografia, entre outros tópicos.

Os cursos são compostos por aulas e vários quizzes que o usuário deve responder. Conforme o usuário acertar as respostas, ele receberá pontos que ajudam a medir seu desempenho e permitem a comparação dos resultados com os de outros usuários.

Os aplicativos da Solo Learn são todos em inglês e estão disponíveis para Android e Windows Phone.

3. Codecademy: Hour of Code

Codecademy: Hour of Code é um aplicativo para iOS capaz de introduzir o usuário a conceitos básicos de programação, como a estrutura básica do código, por exemplo.

Para começar a usar o aplicativo, o usuário precisa apenas abrir o programa e selecionar a lição que quer aprender. Não é necessária a criação de nenhuma conta ou perfil. E caso o usuário se interesse, poderá acessar a versão para navegador do Codecademy e começar a escrever nela seus próprios programas e apps.

O curso do aplicativo é gratuito, e embora alguns botões estejam traduzidos para o português, todas as lições presentes no app estão em inglês.

4. Udacity

Com mais de 1,5 milhão de usuários, o Udacity é um aplicativo que oferece aulas gratuitas em inglês sobre criptografia, design de programas, desenvolvimento de aplicativos para Android, introdução em HTML e CSS, entre outros.

São mais de 40 opções de cursos para o usuário escolher, e ao selecionar um curso, o usuário verá uma pequena descrição do programa das aulas e os dados do seu instrutor. A partir daí, o usuário poderá começar seu curso que conta com aulas em vídeos e anotações em texto feitas pelos instrutores.

O Udacity é um aplicativo gratuito e todos os cursos que ele oferece podem ser conferidos sem que o usuário tenha que pagar nada. No entanto, alguns recursos interessantes, como o feedback do instrutor ou até um certificado de conclusão, exigem que o usuário pague uma taxa de quase 200 dólares por mês.

5. Udemy

O Udemy é uma ferramenta online com cursos pagos que vão de programação e desenvolvimento web a até ioga e lições de violão. Os cursos possuem aulas em vídeo e textos escritos pelos professores para o usuário ler.

Uma das melhores ferramentas do Udemy é a possibilidade do usuário salvar o conteúdo no aparelho para conferir as aulas mesmo sem acesso à internet.

Cada curso é comprado individualmente e os preços variam bastante.

6. RoboMind

O RoboMind é um jogo que pretende ensinar os básicos de programação para leigos.

No jogo, o usuário controla um pequeno robô utilizando linhas de comando. Por exemplo, para fazê-lo andar, é preciso digitar andarFrente. Para virar o robô para a esquerda, virarEsquerda, e assim por diante. É preciso ficar atento também às variáveis, como paredes à frente, caminho de cor diferente (um rastro branco, por exemplo), entre outras,

Há, no RoboMind, alguns modelos de fases e comandos para o usuário testar. Eles podem ser acessados clicando no botão redondo, no canto superior esquerdo, e em Abrir, e são ótimos para ter uma ideia de como o programa funciona. Depois de aprender um pouco, dá até para arriscar programar as funções do robozinho.

O jogo é gratuito apenas para uso pessoal, mas há versões pagas que podem ser usadas em escolas, por exemplo.

Top
%d blogueiros gostam disto: