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5 livros sobre Marketing Digital indispensáveis

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Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.
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Google, redes sociais, internet. As empresas não podem ignorar estes meios para divulgar sua marca. A literatura sobre o assunto, no entanto, ainda não é tão vasta quanto em outras áreas, mas é importante para empreendedores que querem melhorar a atuação digital do negócio.

Nós da Ramos da Informática fizemos uma seleção dos que consideramos indispensáveis a qualquer negócio.

1.) A Bíblia do Marketing Digital

A Bíblia do Marketing Digital é um guia prático para aqueles que buscam utilizar a Internet em seus negócios e implementar ações de marketing, comunicação e publicidade on-line. Em um ambiente onde o online se torna mas do que um diferencial, esse livro permite que as empresas e agências de publicidades entendam mais a fundo o como e o porque utilizar a internet em seus negócios e estratégias.
Por ter como título “Bíblia” você deve imaginar que esse livro terá todas as escrituras sagradas para se obter sucesso no meio digital. Bem, o que podemos falar é que ele aborda as principais estratégias, ações, ferramentas e mídias presentes na web, além de incluir roteiros práticos para uso no dia-a-dia. O livro foi escrito para ser aproveitado por todos que desejam utilizar a Internet para o crescimento de seus negócios, seja você um pequeno ou médio empresário, um executivo de uma grande empresa, um publicitário, um profissional de comunicação e marketing ou mesmo um estudante ou professor de cursos de comunicação, marketing e publicidade. O guia perfeito para quem quer entrar de vez na revolução dos negócios através da Internet.

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2.) Regras de Conteúdo: Como Criar Excelentes Blogs, Podcasts, Vídeos, E-books, Webinários (e Muito Mais) que Atraiam Clientes e Impulsionem Seu Negócio

Para divulgar seus negócios, atingir novos clientes e criar uma fidelidade duradoura, você precisa de um elemento indispensável: CONTEÚDO.

Seja através de pequenos tweets, que permitem a você criar relações no Twitter, postagens em blog que dão aos leitores conselhos importantes, e-books ou memorandos que chamam a atenção (sem serem entediantes), vídeos que mostram o lado humano de sua empresa, webinários interativos que proporcionam uma experiência de aprendizado valiosa, ou de podcasts que podem ser baixados e ouvidos na hora (e muito mais!)… Agora, mais do que nunca, o conteúdo faz as regras!

Hoje, você tem uma oportunidade sem precedentes de criar um tesouro composto por conteúdo gratuito, fácil de usar e quase infinitamente personalizável, que conta a história de seu produto ou do seu negócio e o coloca como o especialista com quem as pessoas querem fechar negócio.

Ann Handley e C. C. Chapman, escritores, oradores e líderes de pensamento em marketing de clientes como Coca-Cola, HBO e Verizon FiOS, mostram como utilizar todas as ferramentas existentes hoje para criar conteúdo que realmente converse com seu público. Eles mostram como:

• Entender por que você está criando conteúdo – chegando ao centro de sua mensagem em uma linguagem prática e fácil de entender, definindo os objetivos de sua estratégia de conteúdo.

• Explorar novas maneiras de integrar as palavras de busca ao seu conteúdo sem parecer algo forçado (ou técnico demais).

• Escrever de maneira a comunicar seu serviço, produto ou mensagem de forma poderosa em diversas mídias Web.

• Desenvolver um cronograma de publicação que permita a você criar diferentes tipos de conteúdo de uma vez.

Com exemplos de empresas que usam o conteúdo de maneira eficaz e numa variedade de atividades, além de explicações fascinantes de como você pode abordar sua própria estratégia de conteúdo, Regras de Conteúdo é o guia essencial para você criar sua história, encontrar o equilíbrio entre humor e humanidade em seu conteúdo e construir um portfólio de valor que promoverá resultados a longo prazo. 

Como uma empresa supera o “papo-corporativo” e se torna uma criadora de conteúdo na web? De que modo você sabe o que dizer? Como pode criar histórias, vídeos e posts de blog que as pessoas irão adorar? Como pode cultivar fãs e aumentar sua devoção? Como pode energizar o seu negócio? Como sabe que está funcionando? 

Blogs, YouTube, Facebook, Twitter e outras plataformas online estão dando a empresas, como a sua, uma enorme oportunidade de se comunicar diretamente com seus atuais ou potenciais clientes. Sorte sua, pois em vez de fazer a divulgação de sua empresa ou de sua marca somente do jeito tradicional (incomodando as pessoas com propagandas, enchendo caixas de e-mail ou interrompendo jantares com uma ligação), agora você tem uma oportunidade gigantesca e sem precedentes.

 Crie um conteúdo bom e os clientes virão até você. Crie um conteúdo realmente bom e os clientes compartilharão e espalharão sua mensagem por você. Mais do que nunca, o conteúdo é o rei! O conteúdo é essencial!

 É claro que, como a maioria das coisas na vida, esta sorte (a oportunidade de fazer com que seus clientes contem a sua história por você) tem um porém. O conteúdo pode ser essencial, mas seu conteúdo online deve ser o tipo certo de conteúdo: focado no cliente. Autêntico. Atraente. Divertido. Surpreendente. Valioso. Interessante. Em outras palavras, você deve conquistar a atenção das pessoas.

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3.) Fenômenos Sociais nos Negócios – Groundswell

Usando diversos exemplos de grandes marcas, a autora mostra como as empresas estão aproveitando as redes sociais para ter resultados mais efetivos. Para os empreendedores, a obra mostra como lidar com o movimento criado pelas redes sociais.

“Fenômenos Sociais nos Negócios – Groundswell”, de Charlene Li e Josh Bernoff (Editora Elsevier)

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4.) A Cauda Longa + Free

Edição 2 em 1 exclusiva de dois grandes títulos da área de negócios e gestão. No best seller A Cauda Longa, Chris Anderson mostra como o futuro do comércio e da cultura não está nos grandes sucessos, mas no que era considerado fracasso – a infindável Cauda Longa de produtos. Usando o mundo dos filmes, dos livros e da música, mostra que a Internet deu origem a um novo universo, no qual a receita total de diversos produtos de nicho, com baixo volume de vendas, é igual à receita total de poucos produtos de grande sucesso. Por isso cunhou o termo “cauda longa”.

O autor também dá ótimos conselhos práticos sobre como fornecer a Cauda Longa. No Free, Anderson volta à cena com um livro único e inspirador onde o leitor encontrará, em texto embasado, a tendência de zerar custos trazida pela era digital; Anderson afirma com veemência que estamos entrando numa era em que a economia pode ser construída em torno do conceito de “gratuito” e como isso afetará a vida das pessoas.

Segundo ele, a ideia partiu de um dos capítulos de A Cauda Longa, que trata da economia da abundância. Ao perceber que nunca havia acontecido de toda uma economia ser construída em torno do gratuito, resolveu mostrar como as pessoas fazem dinheiro e quais são as implicações disso. O futuro, segundo ele, reserva para os negócios surpresas em até bem pouco tempo.

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5.) 8 Ps do Marketing Digital, Os – O seu Guia Estratégico de Marketing Digital

Este livro foi publicado originalmente com o título Google Marketing.

O marketing digital passa atualmente por uma fase de consolidação em que apenas as empresas e os profissionais que tiverem um conceito sólido do que representa a internet na economia atual, baseada em conhecimento, e que tiverem domínio prático sobre as táticas desse novo mundo formado por bits vão prosperar no mercado.

O livro Os 8 Ps do Marketing Digital: O seu Guia Estratégico de Marketing Digital traz para profissionais de marketing, administradores, empresários, profissionais liberais e estudantes o passo a passo para se ter êxito nas estratégias de negócios de todos os tipos, utilizando para isso o ambiente online. Mostra como transformar a internet em uma ferramenta de negócios eficiente e lucrativa.

Mostra também, por meio de mais de cem cases e centenas de indicações de ferramentas, o lado prático do marketing digital, porém, sem deixar de expor de maneira didática e abrangente toda uma nova teoria gerada pela era do conhecimento e pelas novas tecnologias da informação e da comunicação.

Um livro essencial para todos que trabalham com marketing e comunicação e para todos que administram negócios em meio a essa nova era da informação.

Um guia estratégico, tático e operacional que não pode faltar na sua estante.

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