Android Studio + Genymotion + Github – Ferramentas para Desenvolvimento de Software Android de Qualidade

appdev Android Studio + Genymotion + Github – Ferramentas para Desenvolvimento de Software Android de Qualidade
foto_ramos Android Studio + Genymotion + Github – Ferramentas para Desenvolvimento de Software Android de Qualidade

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.
foto_ramos Android Studio + Genymotion + Github – Ferramentas para Desenvolvimento de Software Android de Qualidade

Por Roger Silva.

Em dezembro de 2014, foi disponibilizada a IDE oficial da plataforma Android – Android Studio 1.0. Essa primeira versão estável da IDE traz uma série de melhorias em relação a IDE Eclipse (adotada por muitos anos para desenvolvimento Android), dentre as quais destaco o preview instantâneo de múltiplas telas enquanto editando o XML de layout do aplicativo e a geração de múltiplos apk’s (formato do arquivo de aplicativo Android) criados através de um único projeto Android com Gradle.

img114 Android Studio + Genymotion + Github – Ferramentas para Desenvolvimento de Software Android de Qualidade

Contexto de Qualidade de Software (Android)

Em outubro de 2014, assisti uma palestra no TDC Porto Alegre do Edson Yanaga, o qual se autodenomina um artesão de software. Não conhecia o termo artesanato de software até então. Após assistir a palestra e ler mais sobre o assunto, uma frase valorizada pelo Manifesto do Artesanato de Software me chamou bastante a atenção:

Não apenas software em funcionamento, mas software de excelente qualidade

Boa aplicação de metodologias ágeis, boa gestão empresarial, qualidade dos desenvolvedores, boas ferramentas de desenvolvimento, etc, etc, etc… Esses e outros elementos guiam o rumo de um projeto de TI para a produção de software de qualidade. Qualidade não é só importante. É fundamental. Dentre vários possíveis porquês, cito principalmente que o software produzido por uma equipe é o resultado de meses de trabalho, mas o cliente só enxerga o resultado final do produto desenvolvido, ou seja, o software. Logo, ele ser de qualidade (sem bugs, de bom desempenho, com boa experiência de usuário, etc) e isso é primordial. Outro porquê, não menos importante, é a qualidade de software afetar diretamente a motivação de um time de desenvolvimento. Resumindo, um time de desenvolvimento deve ter a sensação de propriedade sobre o software sendo produzido. O time define como o software será construído por ele (com a escolha de ferramentas de seu interesse, inclusive), de modo que a qualidade do software não seja prejudicada pelo uso de ferramental ruim e, por consequência, esse padrão de qualidade não aja negativamente sobre o ânimo do time. Aliás, propriedade do time sobre o software em desenvolvimento é um dos pilares da metodologia de desenvolvimento XP – Extreme Programming (um bom livro sobre o assunto é Programação Extrema (XP) Explicada – Acolha as Mudanças, de Kent Beck).



img24 Android Studio + Genymotion + Github – Ferramentas para Desenvolvimento de Software Android de Qualidade

O desenvolvedor de software mobile francês Cyril Mottier, reconhecido pelo Google como um “Google Developer Expert” (http://cyrilmottier.com/), defende a ideia que “Great applications come from great development environment”. Logo, reforçando a posição de Cyril Mottier e, como incentivo à produção de software Android de qualidade, serão explorados, em seguida, alguns contextos de uso tanto da IDE Android Studio, como também de ferramentas complementares que auxiliam o desenvolvedor na produção de bons aplicativos Android, dentre elas Genymotion e Github.

Instalando Android Studio

Esta seção, mostra a criação de um projeto-exemplo do qual será gerado um aplicativo Android através da IDE Android Studio e, em seguida, executado. Para o uso da IDE é realizado o download dela através do seguinte link:

http://developer.android.com/sdk/index.html

O instalador do Android Studio é executado. A seguinte tela de componentes a serem instalados é apresentada:

img33 Android Studio + Genymotion + Github – Ferramentas para Desenvolvimento de Software Android de Qualidade

O primeiro componente é o SDK (Software Development Kit) Android. O segundo é um Android Virtual Device (AVD). Com esse componente selecionado, é pré-configurado um dispositivo virtual Android para que ele seja usado para testar aplicativos Android construídos em um emulador. Já o terceiro componente é formalmente conhecido como um “hardware-assisted virtualization engine”. Popularmente, mais conhecido por desenvolvedores Android como o “plugin da Intel”. A inicialização completa de um emulador Android é um processo muito lento (levando mais de um minuto, facilmente). O “plugin da Intel”, essencialmente, torna o processo de inicialização do emulador cerca de três vezes mais rápido. Porém, nem todos os computadores suportam esse plugin. O link abaixo apresenta uma descrição completa dos requisitos necessários para suporte ao plugin:

https://software.intel.com/en-us/android/articles/installation-instructions-for-intel-hardware-accelerated-execution-manager-windows

Em suma, geralmente, as máquinas com suporte ao “plugin da Intel” devem conter processadores Intel e terem desempenho acima de um Intel Core i5. Devido ao fato de muitas máquinas com desempenho abaixo do requerido para uso do “plugin da Intel” ainda serem usadas para desenvolvimento de soluções Android, será apresentado, em seguida, oGenymotion. O uso dele provém um “emulador” com desempenho acima do disponibilizado no SDK Android e não requer configurações de hardware avançadas para seu funcionamento.

Dando continuidade ao processo de instalação do Android Studio, a seguinte tela, solicita um diretório para instalação do Android Studio e outro diretório para instalação do SDK Android:

img43 Android Studio + Genymotion + Github – Ferramentas para Desenvolvimento de Software Android de Qualidade

Passos depois, a instalação é finalizada. Então, ao ser iniciado o Android Studio, será mostrada a seguinte tela:

img53 Android Studio + Genymotion + Github – Ferramentas para Desenvolvimento de Software Android de Qualidade

Genymotion no Android Studio

Genymotion é uma ferramenta que cria uma espécie de máquina virtual capaz de “emular” o sistema operacional Android.

Através de um plugin, é possível integrar Genymotion ao Android Studio de forma a possibilitar ao desenvolvedor uma melhor experiência de desenvolvimento para a plataforma Android. Para realizar o download da ferramenta Genymotion, em primeiro lugar, é necessário registrar-se no seguinte link:

https://www.genymotion.com

Em seguida, após realizar o download, é executado o instalador da ferramenta:

img61 Android Studio + Genymotion + Github – Ferramentas para Desenvolvimento de Software Android de Qualidade

Será solicitado um diretório para instalar a ferramenta, como mostrado na ilustração acima.

Após concluir a instalação, Genymotion pode ser integrado a IDE Android Studio. Para isso, devem ser realizados os passos (após iniciar Android Studio), conforme explicitados nas ilustrações abaixo:

img71 Android Studio + Genymotion + Github – Ferramentas para Desenvolvimento de Software Android de Qualidade

img8 Android Studio + Genymotion + Github – Ferramentas para Desenvolvimento de Software Android de Qualidade

img91 Android Studio + Genymotion + Github – Ferramentas para Desenvolvimento de Software Android de Qualidade

Botão direito do mouse sobre Genymotion, conforme mostrado abaixo:

img101 Android Studio + Genymotion + Github – Ferramentas para Desenvolvimento de Software Android de Qualidade

Uma vez instalado, Android Studio deve ser reiniciado de forma que a instalação do plugin esteja completa.

Projeto-Exemplo no Android Studio

De forma a demonstrar as ferramentas abordadas neste post, será criado um projeto-exemplo. A sequência de passos para a criação do projeto é mostrada abaixo:

img112 Android Studio + Genymotion + Github – Ferramentas para Desenvolvimento de Software Android de Qualidade

img121 Android Studio + Genymotion + Github – Ferramentas para Desenvolvimento de Software Android de Qualidade

img131 Android Studio + Genymotion + Github – Ferramentas para Desenvolvimento de Software Android de Qualidade

img141 Android Studio + Genymotion + Github – Ferramentas para Desenvolvimento de Software Android de Qualidade

img151 Android Studio + Genymotion + Github – Ferramentas para Desenvolvimento de Software Android de Qualidade

Uma vez o projeto criado, ele já está com todas as condições mínimas para ser executado no emulador (no caso, o Genymotion). Antes disso, é necessário finalizar a configuração do plugin do Genymotion referenciando o diretório onde ele foi instalado para o Android Studio. Para isso, é necessário clicar no ícone do Genymotion, conforme a ilustração abaixo:

img16 Android Studio + Genymotion + Github – Ferramentas para Desenvolvimento de Software Android de Qualidade

Será solicitado o local onde o Genymotion foi instalado (por padrão, ele é instalado no diretório C:\Program Files\Genymobile\Genymotion).

Um dispositivo virtual, então, deve ser criado. Uma série de dispositivos virtuais já são definidos pelo Genymotion (inclusive, de dispositivos reais tais como Samsung Galaxy S3, por exemplo). Assim, é selecionado o mesmo ícone de Genymotion (da mesma forma como a imagem acima) e criado o dispositivo virtual conforme às ilustrações abaixo:

img17 Android Studio + Genymotion + Github – Ferramentas para Desenvolvimento de Software Android de Qualidade

img18 Android Studio + Genymotion + Github – Ferramentas para Desenvolvimento de Software Android de Qualidade

img19 Android Studio + Genymotion + Github – Ferramentas para Desenvolvimento de Software Android de Qualidade

Uma vez criado o dispositivo virtual, ele é iniciado:

img20 Android Studio + Genymotion + Github – Ferramentas para Desenvolvimento de Software Android de Qualidade

Após iniciado o dispositivo virtual Genymotion, é executada a aplicação:

img211 Android Studio + Genymotion + Github – Ferramentas para Desenvolvimento de Software Android de Qualidade

img221 Android Studio + Genymotion + Github – Ferramentas para Desenvolvimento de Software Android de Qualidade

Comitando Projeto para o Github com Android Studio

Github é um serviço de hospedagem compartilhado de projetos que usa sistema de controle de versionamento Git, usado por inúmeras empresas de TI no mundo.

De forma a explorar essa ferramenta através de Android Studio, será usado o projeto-exemplo criado na seção anterior comitando-o para o Github, conforme mostrado nas figuras abaixo (é assumido que o desenvolvedor já tenha criado uma conta no Github):

img231 Android Studio + Genymotion + Github – Ferramentas para Desenvolvimento de Software Android de Qualidade

img241 Android Studio + Genymotion + Github – Ferramentas para Desenvolvimento de Software Android de Qualidade

img25 Android Studio + Genymotion + Github – Ferramentas para Desenvolvimento de Software Android de Qualidade

img26 Android Studio + Genymotion + Github – Ferramentas para Desenvolvimento de Software Android de Qualidade

Conclusão

Esse post teve como objetivo mostrar brevemente o Android Studio 1.0, primeira versão estável dessa IDE. Além disso, apresentou a ferramenta Genymotion que “emula” o sistema Android com um desempenho acima do emulador disponibilizado pelo SDK Android. Por fim, também brevemente, mostrou o Github e sua integração com Android Studio.

Principalmente, esse post teve como objetivo explicitar a importância da escolha de boas ferramentas para produção de soluções para a plataforma Android e de que forma essa escolha afeta a motivação e produtividade de um time de desenvolvimento. As ferramentas abordadas foram escolhidas com base em pesquisa e em minha experiência acumulada como sendo as mais “confortáveis” e produtivas para desenvolvimento de aplicações Android. Porém, outro ferramental pode ser o melhor para outro desenvolvedor ou time de desenvolvimento. O importante é que as ferramentas não sejam um impedimento para a boa qualidade do software produzido para a plataforma Android.

Fonte: Mobiltec.

Top
%d blogueiros gostam disto: