E-Zine Exclusivo para o Whastapp

As Novidades do Eclipse Juno

foto_ramos As Novidades do Eclipse Juno

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.
foto_ramos As Novidades do Eclipse Juno

Próximo ao fim de junho, a popular IDE Eclipse teve sua nova versão final oficialmente lançada e divulgada à comunidade. IDE amplamente utilizada especialmente no mundo Java e também com significativa parcela de representação como ferramenta de desenvolvimento para outras linguagens, tais como PHP e C, a IDE lançou recentemente a versão Juno, que conta com muitas novidades.

Screen-Shot-2012-07-19-at-6.13.30-PM-300x201 As Novidades do Eclipse Juno
Screen-Shot-2012-07-19-at-6.18.28-PM1-300x175 As Novidades do Eclipse Juno

Eclipse Juno – Workbench

As novidades mais marcantes

Notavelmente, um ponto marcante para as novidades do Eclipse Juno é o uso do Eclipse 4.x como plataforma. Todas as versões anteriores ao Juno se embasavam na versão 3.x. A plataforma 4.x, que vem sendo desenvolvida há quase três anos, apresenta mudanças em alguns aspectos operacionais da IDE. Por exemplo, os recursos do Eclipse agora usufruem do poder do CDI (Context and Dependency Injection) para serem injetados e executados. Isso apresenta uma performance melhor e um código mais limpo para a IDE, que até a versão 3.x utilizava, em grande parte, Singletons para executar as tarefas da IDE. Vale lembrar que apesar da mudança para a plataforma 4.x, haverá compatibilidade para plug-ins desenvolvidos para a versão 3.x.

Outra novidade: diversos projetos e subsistemas do Eclipse, antes mantidos com SVN ou CVS, estão sendo migrados para Git e já podem ser acessados.

O “ecossistema” de subprojetos do Eclipse também só aumenta – projetos já existentes foram melhorados e novos projetos foram adicionados. Dentre eles, uma ferramenta para design de BPEL (Business Process Engineering Language).

Uma outra boa notícia para os usuários de Java – o suporte a Java 7 está garantido e o compilador do Eclipse já implementa todas as funcionalidades da nova versão da linguagem, bem como o conjunto de ferramentas de desenvolvimento (Eclipse JDT), propiciando um auto complete e sugestões de código compatíveis com a versão 7. As sugestões de autocomplete agora vão além, como o Eclipse Recommenders.

Além das mudanças estruturais, a IDE agora apresenta um novo design.

newlook-e1343103325549 As Novidades do Eclipse Juno

O Eclipse é a IDE mais usada no mundo Java e é bom ver sua constante evolução.

Por Hanneli Tavante no Blog da Caelum.

Top
%d blogueiros gostam disto: