Automatize sua vida digital com o IFTTT

mm

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.
mm

IFTTT é um serviço, para Web, Android e iOS, que permite criar conexões poderosas com uma declaração simples do tipo “se isso acontecer, então faça aquilo”. Ele combina duas contas de diferentes sites ou redes sociais para funcionarem juntas, algo bem parecido com linguagens de programação, mas que funciona de uma forma bem fácil.

Tudo que você precisa fazer para começar a usar o serviço é criar uma conta e depois ativar seus canais. Canais são serviços como Facebook, Gmail, Twitter, bem como dispositivos como Philips Hue e Belkin Wemo.

Veja algumas receitas:

Jornal ativo – Crie um relatório de seus tweets no Evernote. Altere o Twitter para o seu próprio nome e salve-o no Evernote.

Poder da compra – Adicione suas compras do Gmail diretamente no Evernote. Com esta receita, o Gmail atribui automaticamente a categoria Compras e automaticamente move o recibo para o Evernote.

Receber um SMS quando recebem um email de alguém importante no Gmail – Estão de férias ou longe do computador, mas têm que estar atentos a um email de um patrão, amigo, ou familiar? Então nada como uma simples receita que vos envia um SMS sempre que receberem um email no Gmail de um remetente especial. Terão primeiro que dar acesso ao Gmail e validar o vosso número de telefone, mas a coisa funciona (pelo menos na rede Vodafone).

Backup dos contactos do iPhone numa folha de cálculo no Google Drive – Se usam um iPhone e gostariam de ter um backup dos vossos contactos num formato mais tradicional. Esta receita permitirá guardar numa folha de cálculo no Google Drive todos os novos contactos que adicionarem.

Receber uma notificação caso vá chover nesse dia – Se se preocupam com o estado do tempo e não querem arriscar sair sem o guarda-chuva, há uma receita que vos envia uma notificação para o vosso Android caso a previsão seja de chuva. Obviamente, também têm uma versão que envia umanotificação de chuva para dispositivos iOS (ou por email, ou SMS, se assim o preferirem).

Silencia o teu Android à noite – Se o teu Android não tem opção para modo de silêncio em períodos programados, poderás fazê-lo simplesmente com esta receita que o coloca em modo silêncio todos os dias à hora que disseres (e obviamente, poderás usar outra receita para repor o volume noutra hora à tua escolha).

Envia um SMS sempre que sais de determinado sítio – Se gostas de manter a tua família ou amigos informados dos locais por onde andas, podes usar esta receita para enviar um SMS sempre que sais de determinado sítio. Poderá ser uma mensagem para a esposa ou marido quando se sai do trabalho; poderá ser uma mensagem dos filhos para os pais a dizer que saíram da escola; etc.

Regista sempre que chegas ou sais de um local numa folha de cálculo – Já que estamos a falar de localização, que tal uma receita para manter um registo de quando chegas ou sais de uma área, numa folha de cálculo no Google Drive? Poderás usá-la como “relógio de ponto” para o trabalho, ou simplesmente para controlares quanto tempo passas em determinado shopping; ou de quando os filhos chegam e saem da escola.

Actualiza a tua foto de perfil no Twitter quando mudas a do Facebook – Se dás uso ao Facebook e Twitter e gostas de actualizar a tua foto de perfil frequentemente, então esta receita vai ser mesmo ao teu gosto: quando mudares a foto do Facebook mudará automaticamente a do Twitter também.

Recebe um alerta caso te desligues de determinada rede WiFi – Se já sofrestes contas inesperadas devido ao teu smartphone se ter desligado da tua rede WiFi e começado a gastar dos dados mobile, esta receita poderá ser do teu interesse: mandando uma notificação sempre que te desligares de uma rede WiFi à tua escolha.

Aliás… a nível de ligares e desligares de redes WiFi tens imensas possibilidades: como silenciar o telefone quando te ligas a determinada rede WiFi (por exemplo, trabalho), voltar a repor o som quando te desligas dela ou te ligas ao WiFi de casa; etc.

Receber um email sempre que um feed RSS for actualizado –  Se gostam de seguir determinados sites que são actualizados com pouca frequência, uma forma simples de o fazerem será receberem um aviso sempre que algo de novo for publicado. Isso é algo que podem fazer facilmente com esta receita, mas não se esqueçam que poderiam facilmente modificá-la para que fossem alertados via SMS, ou uma notificação para Android ou iOS, ou até fazendo mudar a cor de uma lâmpada Philips Hue em vossa casa. 

Salve suas mensagens de texto no Google Drive – Assim como acontece com as ligações, você também pode fazer com que o seu smartphone envie as mensagens de texto diretamente para o Google Drive. Isso torna mais fácil o acesso e a localização delas no futuro, o que ainda pode fazer com que o espaço de armazenamento nos portáteis seja economizado. Isso deveria ter sido inventado antes, não é mesmo? Clique aqui para acessar a receita!

Avise que você chegou – O nome original desta receita é “Ligar para a esposa”, mas pode ser usado de outras maneiras. Uma das melhores indicações é a de programar o aparelho para fazer uma ligação automática sempre que você chegar na frente da casa de um amigo ou da namorada, por exemplo. Enquanto você ainda está estacionando seu carro ou arrumando o cabelo, a chamada já está sendo realizada. Clique aqui para acessar a receita!

Encontrar seu aparelho – Você não faz ideia de onde deixou o seu smartphone? Bem que alguém poderia ligar para ele para facilitar a localização, mas são bem grandes as chances de ele estar no silencioso, não é mesmo? Não tem problema. Isso porque é possível ativar uma receita no IFTTT para fazer com que uma mensagem de texto aumente o volume dos toques até o máximo possível.  Clique aqui para acessar a receita! 

Perdeu uma ligação? Retorne com uma mensagem – Como já dissemos anteriormente, não são raros os momentos em que perdemos alguma ligação. Se isso acontecer novamente, você pode agir de um modo muito bem-educado e enviar mensagens automáticas para o contato, informando que você retornará em breve. Você ainda pode personalizar o SMS para deixar claro que a mensagem é automática. Uma ótima ideia! Clique aqui para acessar a receita!

Mais uma lista resumida para você:

  • Página Facebook de empresa

Se um status é partilhado no facebook, ele também é partilhado no LinkedIn
Se um vídeo é baixado no Youtube, ele é igualmente baixado na página da empresa
Se uma publicação é partilhada em um Tumblr, ela é também partilhada na página da empresa

  • Twitter

A cada novo inscrito Twitter, un tweet de agradecimento é publicado
A cada menção de sua conta no twitter, ou à cada RT, um Twitter de agradecimento é publicado

Professionais do marketing e da vigília de informações

Criar uma nota Evernote a cada vez que um artigo Google Reader é colocado em favorito
Os artigos colocados em favorito no Google Reader são partilhados no Twitter e Facebook, via a aplicação Buffer App
Cada tweet colocado em favorito é salvo no bloco de notas Evernote.
Mesma coisa para Delicious
Receber um alerta SMS na chegada de um e-mail que contenha uma palavra chave específica no Gmail

Tem mais receitas de automação digital? Então posta nos comentários!

 

Compartilhe.

PinIt
Top
%d blogueiros gostam disto: