Colaboração em tempo real chega ao Atom

mm

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.
mm

Lançado o novo plugin de colaboração em tempo real do Atom, o Teletype. O Teletype pretende tornar possível que dois desenvolvedores possam codificar juntos com a mesma facilidade de codificar sozinho.

O Teletype permite que os desenvolvedores criem uma nova sessão de colaboração e compartilhem um link com outros colaboradores. Cada colaborador tem seu próprio cursor e pode digitar livremente neste espaço.

edição colaborativa é um problema teórico complicado. A forma como o Teletype direciona isto é permitindo que cada colaborador modifique sua própria réplica do documento. Edições locais são aplicadas imediatamente na réplica local e então são transmitidas aos outros colaboradores. Isto abre possibilidades para mudanças serem aplicadas em ordens diferentes em cada réplica, mas o algoritmo do Teletype – usando tipos de dados replicados livres de conflito (CRDT) -, deve garantir que todas as réplicas estejam com o mesmo conteúdo.

O Teletype usa WebRTC para conectar os editores, o que significa que todas as transferências são de pessoa para pessoa, exceto a conexão inicial que é realizada através dos servidores do GitHub. Para garantir a privacidade, todas as transferências de dados são encriptados e nunca chegam aos servidores do GitHub.

O CRDT do GitHub desenvolvido para edição de texto também está disponível como uma biblioteca autônoma, juntamente com uma biblioteca de editor-agnóstico completa que pode ser usada para integrar o mesmo tipo de funcionalidade em uma aplicação com base na web ou Electron.

De acordo com o GitHub, o Teletype nasceu para responder às necessidades da própria equipe do Atom, que está globalmente distribuído, e para conseguir melhorar os fluxos de trabalho dos desenvolvedores em casos como a chegada de um novo membro da equipe, inspeção do trabalho em pares ou mesmo para aprendizado de novas habilidades. O GitHub visa também as possibilidades de se utilizar o Teletype como uma alternativa aos pull requests (PR); em vez de abrir um PR, os desenvolvedores poderiam usar o Teletype para entrar no mesmo editor de texto e passar por cada problema gerado em tempo real.

O Teletype pode ser instalado a partir do Atom 1.22, usando a aba de instalação. De forma alternativa, ele pode ser instalado rodando a linha de comando apm install teletype.

Compartilhe.

PinIt
Top