E-Zine Exclusivo para o Whastapp

Comparando o desempenho de diversos frameworks web 2015

foto_ramos Comparando o desempenho de diversos frameworks web 2015

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.
foto_ramos Comparando o desempenho de diversos frameworks web 2015

Este ano, os testes foram executados em aproximadamente 125 frameworks web em duas configurações de hardware: Xeon E5 (mesmo do último ano) e também usando uma instância EC2 C3.Large, um Xeon E5-2680 2-vCPU EC2 na Amazon Web Services (último ano foi utilizado uma instância M1.Large). Todos os testes foram executados no Linux. O benchmark realiza diferentes tipos de requisições: um “Hello, World!” JSON, uma linha de uma consulta ao banco de dados, múltiplas linhas de uma consulta ao banco de dados, todas as linhas de uma consulta ao banco de dados, atualizar dados no banco de dados e por fim, um “Hello, World!” em texto puro. Ressaltando que há importantes diferenças em como os frameworks web reagem aos diferentes tipos de testes. A seguir temos os resultados dos Top 10 e os demais famosos frameworks no teste “Hello World!” usando JSON.

framework-benchmark-10-1 Comparando o desempenho de diversos frameworks web 2015

(clique na imagem para ampliar)

Algumas observações:

  • Este ano, o melhor desempenho conseguiu atender o dobro de RPS em relação ao primeiro colocado do ano passado (realizado na mesma máquina), passando de 1,05 milhão para 2,2 milhões;
  • O melhor resultado foi do recém chegado LWAN;
  • Todos os Top 10 frameworks são escritos em C, C++ ou Java.

Há importantes diferenças entre os resultados do Dell Xeon E5 e a máquina na AWS, uma instância EC2 C3.Large:

Esperávamos melhores números na máquina Dell Xeon, mas não que fosse 25 vezes superior.

Há importantes mudanças nos Top 10 para as duas configurações de hardware. Na instância EC2 C3.Large é relativamente novo e desconhecido framework chamado Ur/Web escrito em Ur, inspirado por ML e Haskell e otimizado para desempenho.

Enquanto alguns frameworks realizaram um grande progresso desde o ano passado, alguns pouco evoluíram. Embora Go e Node.js estavam no Top 10, agora eles estão na posição #19 e #37, respectivamente.

O teste realizado com Dart fez um grande progresso, passando de 54.896 para 243.999 RPS, mas ainda continua bem atrás na posição #33.

Qualquer interessado em melhorar o desempenho do seu framework preferido está convidado a contribuir e enviar um pull request. O código fonte e os requisitos fornecem em detalhes cada tipo de teste executado e outras informações adicionais.

Top
%d blogueiros gostam disto: