E-Zine Exclusivo para o Whastapp

Criação de Startups – Parte 1: O comportamento do empreendedor

startup_criacao_serie Criação de Startups - Parte 1: O comportamento do empreendedor
foto_ramos Criação de Startups - Parte 1: O comportamento do empreendedor

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.
foto_ramos Criação de Startups - Parte 1: O comportamento do empreendedor

Quero iniciar aqui uma série sobre a criação de Startups. A primeira questão aqui é a definição de sua equipe. Quem serão as pessoas que irão trabalhar com você. A escolha de seus sócios.

No caminho da construção de uma empresa, passando por todo o seu dia a dia. Terão muitos problemas e conflitos a serem enfrentados, diariamente. Escolher quem fará parte de sua idéia, projeto é fundamental.

Portanto escolher as pessoas é a primeira coisa a ser definida, depois da ideia inicial.

Um exercício básico e de extrema importância é:

1) Descrição da sua ideia de negócio em até 150 caracteres;

2) Descrição breve e objetiva da sua equipe, ou seja, quem são os membros, quais são as suas qualificações, qual a colaboração de cada um na startup. Além disso, descreva brevemente quais atividades os membros já realizaram juntos (ex. trabalhos de escola, competições, etc).

Respondendo inicialmente estas duas perguntas você já terá um guia inicial para montar sua equipe da startup.

Acredite: estou passando pela fase de lançamento de uma startup. Sou o único desenvolvedor desta mesma. A quantidade de conflitos antes do lançamento, do desenvolvimento e, com certeza, após o seu lançamento é muito grande. Até briga de egos. Ansiedades. O controle emocional deve ser muito grande. Parte desta série que pretendo escrever, vai do encontro de teorias e práticas do meu dia a dia. E com o passar do tempo, vou revelar a startup que estamos criando. Mas o fator humano, é muito complicado. 

Uma leitura importante é o livro “O lado difícil das situações difíceis” de Ben Horowitz. Para enriquecer esta primeira parte, segue um podcast sobre o livro. Faça a compra e sua leitura. E mais importante: antes de montar sua startup, responda às duas perguntas aqui feitas.

Leitura complementar:  Startups: o que a mídia não conta

Bom podcast, e até o próximo artigo.

 

Top
%d blogueiros gostam disto: