E-Zine Exclusivo para o Whastapp

Desenvolvedores de software devem conhecer linux, especialmente o Kali.

foto_ramos Desenvolvedores de software devem conhecer linux, especialmente o Kali.

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.
foto_ramos Desenvolvedores de software devem conhecer linux, especialmente o Kali.

Este é um artigo de opinião e recomendação.

Desenvolvedores de software, independente da linguagem e ambiente, devem conhecer o Linux. Há dois principais motivos: O primeiro é que 90% dos servidores web são Linux; O sistema operacional Android (que detêm mais de 90% do mercado global de smartphones) é uma distribuição Linux. Em resumo: Deve conhecer pelo menos o mínimo do Linux. 

Mas vou além. Qual distribuição Linux usar? A que recomendo a desenvolvedores, principalmente Web e Mobile, é o Kali Linux. que é uma distribuição GNU/Linux baseada no Debian. É voltado principalmente para auditoria e segurança de computadores e sistemas em geral. É desenvolvido e mantido pela Offensive Security Ltd.

Em resumo: Te dá o poder de deixar suas aplicações mais seguras e a segurança de informação é uma grande tendência para um mundo cada vez mais nas nuvens e Internet das Coisas. 

Onde aprender o Kali Linux?

Recomendo o curso do Bruno Fraga, do Técnicas de Invasão. É um curso online, com aulas gravadas e ao vivo. Fiz em 2015, já havia feito outros cursos de Linux, mas eram focados muito em infra-estrutura, e como desenvolvedor de software (e questão pessoal) odeio infra-estrutura. E o Bruno dá todo um suporte mesmo se você não conhecer nada de Linux. Foi o melhor investimento em Linux que já fiz. Hoje dá até para prestar serviços de testes de aplicativos web se quisesse. 

Fica recomendado o curso ministrado pelo Bruno Fraga. Conheça mais sobre.

Além de aprender um excelente sistema operacional, aumenta conhecimentos de redes, sistemas, servidores e programação. Sim, de programação também. 

Top
%d blogueiros gostam disto: