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Dica: Como testar uma idéia ou mercado, antes de colocar em prática?

foto_ramos Dica: Como testar uma idéia ou mercado, antes de colocar em prática?

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.
foto_ramos Dica: Como testar uma idéia ou mercado, antes de colocar em prática?

No artigo “Quebrando barreiras com tecnologia“, o autor Marcelo Sales antes de ingressar no mercado fora do Brasil criou uma página “splash” para ver o interesse do público no exterior pelos produtos da empresa.

Esta é uma estratégia bastante utilizada por start-ups para testar a aceitação da idéia, cde colocar no papel, em prática ou no business plan. E é possível fazer essas páginas sem a necessidade de código. Tá ok! Aqui é um site focado em desenvolvedores e vocês mesmo podem desenvolver suas próprias páginas de teste. Mas existem serviços que fazem isso pra você. O que mais gosto é do LaunchRock, mas existem outros como: My beta ListLaunch Effect que é um plugin pra WordPress, o Kickoff Labs e se souber outros sites, por favor: coloque eles nos comentários deste artigo.

A grande vantagem desta estratégia é que, além de testar a ideia, permite coletar e-mails de pessoas interessadas no projeto para que possam ser informadas do lançamento quando este estiver disponível.

Em conjunto com um site de teste, com recolhimento de e-mail, é interessante utilizar o Google Analytics, pra ver a taxa de frequencia das pessoas, uma vez que não são todas as pessoas interessadas que vão fazer o cadastro de seus e-mails no site, assim você tem uma percepção maior da aceitação e procura em relação à sua idéia. Seja no mercado nacional ou internacional, como no artigo mencionado no inicio deste.

Vale também fazer uma campanha de divulgação com seus amigos e até mesmo anunciando em outros sites com o seu público alvo ou até mesmo no Google Adwords e outros sistemas de anúncios.

Os resultados obtidos podem ajudar a conseguir convencer um sócio ou investidor na sua idéia. E depois é só colocar o mouse na massa!

 

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