E-Zine Exclusivo para o Whastapp

Dropbox API v2 lançada para Swift, Python, .NET e Java

foto_ramos Dropbox API v2 lançada para Swift, Python, .NET e Java

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.
foto_ramos Dropbox API v2 lançada para Swift, Python, .NET e Java

O Dropbox anunciou a API versão 2, que agora suporta quatro SDKs: Swift, Python, .NET e Java. De acordo com o Dropbox a API v2 é mais simples, consistente e mais compreensiva. Atualmente a API v2 não suporta o JavaScript e Objective-C.

Dentre as mudanças na API v2 do Dropbox está o uso mais extensivo do verbo HTTP POST, inclusive para endpoints que retornam dados estruturados, tais como obter informações da conta, ou os metadados de um arquivo:

Todas requisições assumem o uso de JSON e retornam dados JSON estruturados em seu corpo. Um novo código de erro não padrão foi adicionado para manipular requisições que falhem por qualquer razão específica. Nesses casos, a API retornará um código 409, que o Dropbox diz ter a vantagem de não ser padrão, por isso vai ser invocado junto por proxies ou bibliotecas do cliente.

A API v2 também inclui novas funcionalidades, tais como:

  • Ids de arquivos para permitir que os desenvolvedores identifiquem um arquivo mesmo se o arquivo for movido e pode ser usado para substituir o uso do caminho;
  • Links compartilhados agora podem ser listados e revogados, anteriormente só era possívelcriá-los; além disso, desenvolvedores poderão compartilhar pastas e gerenciar permissões e associações;
  • Uma nova API explorer permite que desenvolvedores testem chamadas através do navegador para descobrir novas funcionalidades.

Uma funcionalidade que a API v1 do Dropbox tinha e que não está na v2 ainda é o suporte para intervalo de cabeçalhos em arquivos/download. Mas esta funcionalidade já encontra-se nos planos de inclusão.

Como mencionado, a API v2 do Dropbox não suporta Objective-C e JavaScript. Inicialmente o Dropbox declarou não ter planos para lançar a v2 para o Objective-C, confiando assim na interoperabilidade do Objective-C Swift. Por outro lado, parece que a o SDK da API v2 para o Swift ainda não está pronta para ser usada no Objective-C devido a existência de alguns problemas de compatibilidade com structs e enums do Swift. Em contra partida, o suporte a JavaScript está prevista, mas ainda não está claro quando estará disponível.

Top
%d blogueiros gostam disto: