E-Zine Exclusivo para o Whastapp

ESTRATÉGIA: Porque você deveria ter uma área de código aberto na sua empresa?

foto_ramos ESTRATÉGIA: Porque você deveria ter uma área de código aberto na sua empresa?

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.
foto_ramos ESTRATÉGIA: Porque você deveria ter uma área de código aberto na sua empresa?

“Não importa quem você é, a maioria das pessoas inteligentes trabalha para outra pessoa, por isso é interessante ter plataformas abertas (sistemas abertos, como Android).” – do livro “Como o Google Funciona“. 

O Google sempre disponibiliza diversos projetos interno, que eles próprios desenvolvem e utilizam, para o mundo todo. O Android é apenas o exemplo mais popular. Há diversos outros exemplos da própria empresa como:  OctaneChrome ExperimentsTensorFlow e diversos outros projetos. 

Não apenas o Google, mas grandes empresas como IBM e até Mixcrosoft possuem projetos open source, baseados na frase inicial deste artigo.

Mas não só os grandes deveriam adotar estratégias de open source, os pequenos e micros também

Vamos pegar um caso nacional: O Projeto ACBr da D.J. System. O ACBr é o principal pacote de componentes para desenvolvimento nacional para automação comercial. No inicio do projeto eles davam suporte pelo forum deles e não era pago. Hoje há uma comunidade enorme e ativa envolta do projeto e a empresa criou um serviço de suporte técnico pago sobre o pacote de componentes e um módulo de Frente de Caixa que pode ser adaptado em qualquer software, estes últimos pagos.

Observe a seguinte situação:

  1. Conseguiram mobilizar pessoas inteligentes para trabalharem numa solução que eles próprios utilizam;
  2. Criaram novas áreas de atuação e renda para a empresa. 
  3. Melhoraram o PageRank do site deles em sistemas de buscas. 
  4. Conseguem achar mais facilmente os melhores talentos para sua empresa.

Qual a área de desenvolvimento de seu software está dando a maior dificuldade? Que tal, como umas das soluções, transformar em um projeto open-source e, assim, ter várias pessoas trabalhando nele e, quem sabe, abrir novas frentes de negócios?

Pense nisso. 

Ah, se gostou deste artigo, vai adorar este livro:

Livro do curso: Marketing para Empresas e Profissonas de Software

capalivro ESTRATÉGIA: Porque você deveria ter uma área de código aberto na sua empresa?

Esta obra tem como objetivo levar o leitor a pensar sobre todas as estratégias de mercado a fim de se destacar da concorrência no setor de software, aumentando suas chances de vendas. 

Em todos os capítulos do livro há estudos de casos, conteúdos complementares e dicas de ferramentas que tornam a obra completa, levando o leitor a uma reflexão de todo seu negócio e tornando-o competitivo e lucrativo.

Mais sobre o livro….

Top
%d blogueiros gostam disto: