A experiência do eBay no desenvolvimento de Chatbots escaláveis

mm

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.
mm

Robert Enyedi, engenheiro de software do eBayfalou no QCon New York 2017 sobre a arquitetura por trás do aplicativo de assistente de compras pessoal chamado ShopBot. Lançado no final de 2016 com base no Facebook Messenger bot, o ShopBot utiliza os componentes de inteligência artificial (IA) e os dados do usuário do eBay para fornecer opções de compras em um estilo de conversação.

Enyedi disse que as tecnologias de IA estão tendo um impacto profundo no comércio, fazendo com que os usuários passem a esperar interações simples e personalizadas em suas experiências de compras on-line.

Aprenda React do Zero ao ProfissionalAlém de um mecanismo para pesquisas, o desenvolvimento de um chatbot de compras possui diversos desafios a serem superados, como relevância, conversas de compras, conversas informais e suporte para conversas. Além disso, as restrições para a criação de um chatbot incluem a entrada do usuário que pode ser mínima ou fragmentada por meio de múltiplas interações. São necessárias grandes quantidades de dados para entender com precisão a entrada do usuário, gerando uma saída fácil de usar.

Os frameworks disponíveis para o desenvolvimento de bot suportam Processamento e Compreensão de Linguagem Natural, detecção de intenção (por exemplo: clima, programação de vôos e compras), extração de entidade (por exemplo: número e temperatura). Porém, eles oferecem suporte limitado às conversas não-lineares, memória de granularidade grossa (coarse-grained) e atualmente estão em vários estados de disponibilidade e maturidade de API, ferramentas e implementação. A equipe do eBay implementou sua própria solução de bot para fornecer uma análise de entrada com reconhecimento de comércio, sintonizada com dados em grande escala, memória de bot de granularidade fina (fine-grained) com armazenamento seguro a longo prazo e suporte para diálogo multi-turno não-linear.

A arquitetura do ShopBot consiste dos seguintes componentes:

  • Facebook Messenger
  • ShopBot Fabric
  • ShopBot AI System (inclui Input Processors e Dialog Manager)
  • Data stores (Memória de Bot e Gráfico de Conhecimento)

A stack do ShopBot, baseada na arquitetura microservices, inclui Java 8, Scala, Python, Play, Google Cloud BigTable e Spark para treinamento do modelo de aprendizagem de máquina. O modelo de implantação é baseado em Google Cloud PlatformDocker e Kubernetes.

O aplicativo oferece suporte à conversação multi-turno e recursos de entrada no sistema multimodal. A entrada do sistema multimodal pode ser texto, clique e toque, imagem, voz ou alguma combinação dessas entradas. E a conversação multi-turno, que inclui o diálogo em torno de um tópico, é mais produtiva do que a busca tradicional de uma dimensão.

O Dialog Manager é o componente principal do aplicativo ShopBot e é usado para análise de entrada, memória de bot, recuperação de produtos, pesquisa (pesquisa de texto, visual e de curadoria) e gráfico de conhecimento.

O roteiro do ShopBot inclui oferecer o inventário completo do eBay na nuvem, continuar a inovação em interações de diálogo não-linear, e pesquisar para impulsionar o uso de IA no comércio de conversação, para fazer compras de forma mais fácil e rápida.

Você pode experimentar o aplicativo ShopBot no site do eBay.

Compartilhe.

PinIt
Top
%d blogueiros gostam disto: