Gartner indica como as empresas devem moldar sua estratégia de Inteligência Artificial

O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento imparcial em tecnologia, explica como a Inteligência Artificial (IA) promete resolver problemas que as organizações não poderiam solucionar antes por oferecer benefícios que nenhum humano conseguiria realizar.

Essa tecnologia oferece meios para manter a eficiência e proficiência necessárias para atender às demandas dos clientes. OS CIOs (Chief Information Officers), CDOs (Chief Data Officers), líderes de desenvolvimento de aplicativos e arquitetos empresariais, entre outros, precisam estar dispostos a explorar, experimentar e implementar recursos de inteligência artificial para buscar novas oportunidades de geração de valor.

A AI está se tornando cada vez mais comum. De fato, até 2021, o Gartner estima que 40% dos novos aplicativos empresariais implementados pelos prestadores de serviços incluirão tecnologias de IA. Esse e outros dados serão apresentados no Symposium/ITxpo 2017, o maior e mais importante evento mundial de tecnologia e que acontece entre os dias 23 e 26 de outubro.

Mike Rollings, Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner, revela as tendências que moldam o futuro da IA e o que as empresas devem considerar na implementação da estratégia para se manterem competitivas:

 

Fatores-chave sobre a implementação

A IA não é definida por uma única tecnologia. Pelo contrário. Ela inclui muitas áreas de estudo e tecnologias por trás dos recursos, como reconhecimento de voz, processamento de linguagem natural e de imagem. Essas tecnologias e capacidades se beneficiam de avanços de algoritmos, grande poder de computação e métodos analíticos avançados, como aprendizado de máquina e aprendizado profundo.

“Os CDOs reconhecerão imediatamente que, para que a IA atinja todo seu potencial, devem desenvolver uma maior competência organizacional em ciências dos dados e assegurar que dados e Analytics possam ser invocados por vários pontos de vista. Isso inclui o envolvimento na avaliação de estruturas, software e serviços que reivindicam recursos de IA”, comenta Rollings. “Eles também precisarão trabalhar com líderes de desenvolvimento de aplicativos para permitir que os dispositivos consigam mudar o comportamento com base no fluxo de dados e eventos”, completa.

 

Previsão de indústrias com maior aceitação em IA

Segundo o Gartner, atualmente, o setor que está mais entusiasmado com a implementação da inteligência artificial é o de serviços financeiros. “Os CDOs nessa indústria estão lidando com uma quantidade muito grande de dados sob a forma de transações financeiras que devem ser analisadas por fraude ou comportamentos de clientes que fornecem informações sobre o tipo de conselho financeiro que seria mais benéfico”, diz Rollings. “Outra indústria é a de Saúde, em que o conhecimento gerado pelo aprendizado de máquina está melhorando a descoberta, diagnóstico, atendimento e envolvimento do paciente”, completa.

 

Impacto da IA nas necessidades de talentos das organizações

Para que a IA seja eficaz dentro de uma organização, os CDOs devem ajudar a estabelecer uma cultura baseada em dados. Eles também podem enfrentar impactos nas áreas de contratação de talentos, desenvolvimento de habilidades e treinamento, estrutura organizacional, metodologias e ferramentas analíticas, aquisição de dados e monetização, criação e aquisição de algoritmos, modelagem analítica, treinamento e manutenção de modelos analíticos e adaptação do processo.

Eles podem ainda precisar criar uma equipe qualificada de cientistas e engenheiros de dados, estatísticos e especialistas em domínio que possam gerenciar a complexidade de dados, métodos analíticos e aprendizado de máquina associados à IA, além de ajudar a aplicá-la a trabalhadores, clientes e outros integrantes desse processo.

Sem essas habilidades, as empresas não implementarão a IA efetivamente em seu ambiente de TI. “Para evitar erros, os CDOs devem investir em seus funcionários atuais para desenvolver habilidades de pensamento criativo e analítico, já que a implantação da inovação exige ambos”, afirma Rollings.

O Gartner oferecerá aos executivos com poder de decisão uma visão estratégica das tendências em evolução e sobre como explorar novas formas de pensar, impulsionar mudanças e desenvolver-se como líder durante o Gartner Symposium/ITxpo, seu mais importante evento mundial e que acontecerá no Brasil de 23 a 26 de outubro em São Paulo. O evento traz conteúdo independente e objetivo com a autoridade do líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia e fornece acesso às mais recentes soluções dos principais fornecedores de tecnologia. O Symposium/ITxpo é um componente essencial para os participantes que desejam obter recomendações sobre como suas empresas podem utilizar a tecnologia para atender aos desafios dos negócios e aprimorar sua eficiência operacional.

As inscrições para o Gartner Symposium/ITxpo ainda estão com desconto especial e há preços diferenciados para profissionais do setor público e descontos para grupos. Interessados devem contatar o Gartner pelo e-mail brasil.inscricoes@gartner.com, pelos telefones 0800-7741440 e (011) 5632-3109 ou pelo site: gartner.com/br/symposium.

Compartilhe.

PinIt
Top
%d blogueiros gostam disto: