E-Zine Exclusivo para o Whastapp

LCI e LCA: Ótimas oportunidades de investimento em tempos de crise

foto_ramos LCI e LCA: Ótimas oportunidades de investimento em tempos de crise

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.
foto_ramos LCI e LCA: Ótimas oportunidades de investimento em tempos de crise

Caro leitor, você sabia que além da poupança existem outras opções de investimentos também isentas de Imposto de Renda, que tem a mesma segurança, mas com rentabilidades muito maiores? É isso mesmo e estou falando das Letras de Crédito, mais conhecidas pelas siglas LCI e LCA.

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito Agrário (LCA) são títulos privados de renda fixa lastreados em crédito imobiliário e no mercado de agronegócio que você pode adquirir e cuja rentabilidade não está sujeita a tributação (pelo menos por enquanto).

O funcionamento se dá da seguinte forma: você compra títulos da instituição financeira, isto é, empresta dinheiro para o banco e esse dinheiro é destinado ao financiamento do setor imobiliário e/ou agrário. Todo título tem um vencimento e no final desse prazo você recebe o valor aplicado com os juros que são definidos no momento da compra.

Todo investimento de Renda Fixa tem sempre um indicador que vai determinar a rentabilidade e no caso de LCI e LCA este indicador é o CDI.Há um curso que ensina a investir e ter excelentes resultados.

E o que tudo isso tem a ver com crises?

Tudo a ver. Quando um país como o Brasil está em crise, é normal a inflação subir bastante; com isso, o principal mecanismo para conter a inflação é aumentar a taxa Selic, nossa taxa básica de juros, e o CDI sempre acompanha a Selic.

Hoje, por exemplo, nosso CDI está acima de 13% aao ano e, dependendo do prazo, com LCI e LCA você pode conseguir um retorno superior a 100% do CDI, isto é, um retorno líquido de 1,10% ao mês ou mais, visto que este tipo de investimento é livre de Imposto de Renda. Muito bom, não acha?

E o risco das LCI e LCA, como funciona?

O risco é considerado bem baixo, e explico: caso a instituição financeira que emitiu o título quebre e não tenha condições de devolver seu dinheiro investido, você conta com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que protegê-lo em até R$ 250 mil, isto é, o FGC devolverá o dinheiro que você emprestou ao banco (até R$ 250 mil).

Acredito que existe apenas uma desvantagem nas aplicações em LCI e LCA que é a questão da liquidez. Se você comprar um título com vencimento em um ano, vai ser muito difícil resgatar qualquer quantia antes desse prazo. Note que esse tipo de aplicação exige planejamento e nada de aplicar aquele dinheiro da reserva de emergência ou do curtíssimo prazo.

Que tal? Não fique de fora, clique aqui para receber um excelente material gratuito sobre LCI e LCA e faça o seu dinheiro render mais! Um grande abraço e até a próxima!

investimento728 LCI e LCA: Ótimas oportunidades de investimento em tempos de crise

Nota: Esta coluna é mantida pela Rico.com.vc, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.

Foto “Investment”, Shutterstock.

– Veja mais em: http://dinheirama.com/blog/2015/05/18/lci-lca-otimas-oportunidades-investimento-crise/

Top
%d blogueiros gostam disto: