A formação mais procurada no Mundo.

LinkedIn: como usar a maior rede profissional do mundo e tirar o máximo proveito

linkedin LinkedIn: como usar a maior rede profissional do mundo e tirar o máximo proveito Carreira Empregos Notícias tecnologia lindendin empregos TI carreira ti carreira
foto_ramos-120x120 LinkedIn: como usar a maior rede profissional do mundo e tirar o máximo proveito Carreira Empregos Notícias tecnologia lindendin empregos TI carreira ti carreira

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.
foto_ramos-120x120 LinkedIn: como usar a maior rede profissional do mundo e tirar o máximo proveito Carreira Empregos Notícias tecnologia lindendin empregos TI carreira ti carreira

Você sabe como funciona o LinkedIn? E como aproveitá-lo para alavancar sua carreira? Entenda como montar seu perfil e conheça as principais funcionalidades da rede mais utilizada pelos recrutadores.

Com mais de 300 milhões de membros, o LinkedIn é a maior rede social profissional que existe. Assim como as outras mídias sociais – Facebook, por exemplo – também possibilita interação. O diferencial é que, no LinkedIn, essas interações podem influenciar a carreira, positiva e negativamente.

A plataforma tem diversas finalidades e, atualmente, um papel considerável nas contratações. Em uma pesquisa de 2014, realizada pela empresa de softwares de contratação Jobvite, 79% dos recrutadores entrevistados disseram já ter contratado através do LinkedIn.

 

À medida em que a tecnologia toma cada vez mais espaços nas relações sociais e até nos processos de contratação, é de se esperar que a comunidade e o contato profissional no LinkedIn cresçam.

LinkedIn – como funciona?

Em muitos aspectos o LinkedIn é similar ao Facebook, mas seu teor o diferencia em alguns pontos. Enquanto utilizar a rede, é importante ter em mente que se trata de um meio profissional e levar isso em conta desde o cadastro.

O primeiro passo é fazer um perfil. Nele, constam dados pessoais, de contato, informações acadêmicas e profissionais. É possível adicionar um resumo sobre sua carreira, links para um site ou blog e anexar publicações externas. Abaixo selecionamos algumas dicas para alavancar seu perfil nas buscas.

Depois de completar o perfil, é o momento de procurar por “conexões”, como são chamados os contatos. Nesse ponto, adicione quem você conhece diretamente e quem gostaria de conhecer. O ideal é focar em pessoas ligadas ao ramo, indústrias e empresas em que você está ou queria estar.

Principais funções da plataforma

Networking

Não importa em que momento profissional você esteja, é importante manter sua rede de contatos aquecida. O LinkedIn é uma ótima ferramenta para isso.

Utilize-o para conversar com seus conhecidos, parabenizá-los por novos empregos e trocar informações.

Mas não é só isso: faça novas conexões. Procure pessoas que seriam uma boa adição ao seunetwork. Uma das formas é investigar em grupos ligados ao seu setor ou profissão.  

Fortalecer sua credibilidade profissional

Na medida em que a plataforma é consultada por tantos contratantes, ela pode te ajudar a se estabelecer como profissional.

Para isso, também aproveite as comunidades que o LinkedIn oferece. Nelas, não só é possível adquirir informações, mas postar e interagir com os outros.

Em cada perfil há espaço para recomendações, que você pedir a colegas, antigos chefes, etc. Elas ficam visíveis e podem contribuir para uma boa impressão a quem visita sua página.

O principal, para fortalecer sua credibilidade utilizando a rede, é demonstrar atividade de qualidade (curtir e publicar bons textos, contatos fortes, etc.) e manter o perfil atrativo e atualizado.

Procurar emprego

Como já mencionamos, muitos recrutadores conferem os perfis dos candidatos no LinkedIn. Por isso, ter o perfil em dia, manter uma rede sólida de contatos e credibilidade fortalecida é indispensável.

Para que te encontrem com facilidade, garanta que seu perfil é visível alterando nas configurações. Aqui, outra dica é colocar palavras-chave (ou expressões) que são relevantes em sua área de atuação, indústria ou setor. Quanto mais keywords fortes, mais fácil será para achá-lo na rede.

Se você quer procurar emprego, use a aba “Vagas”. Lá, é possível pesquisar por localidade, função, setor e até salvar a busca.

Dicas para alavancar seu perfil nas buscas – e impressionar

1. Coloque foto

Perfis com foto são quatorze vezes mais vistos. O retrato não precisa ser necessariamente formal, mas deve levar em conta seu meio de trabalho e, principalmente, sua identidade. Foque em imagens neutras ou em contexto adequado.

2. Invista em um bom resumo

Para criar o resumo, que fica no topo do seu perfil, busque responder as seguintes perguntas (em poucas linhas):

  • O que já fez?
  • O que gosta de fazer?
  • Quais suas experiências mais importantes?

3. Preencha todas as seções possíveis

Não se esqueça de campos como causas, organizações filantrópicas e projetos de voluntariado. As empresas também observam esta parte, e ela pode ser um diferencial.

4. Personalize sua URL

Personalizar o endereço (URL) faz com que seu perfil apareça antes no Google. Isso porque ao customizar o link, você ganha uma assinatura mais concisa e sobe nas pesquisas. Para editar, selecione o ícone de ajuste ao lado da URL que o LinkedIn disponibiliza, logo abaixo da foto.

5. Publique textos

O Brasil foi o segundo país a receber a ferramenta de postagens do LinkedIn, em abril de 2015. A ideia é transformar seu perfil em um blog. Se bem feitos, seus escritos podem se tornar conhecidos entre suas conexões, as conexões delas e assim por diante, transformando-o em um “Influencer”. Lembre-se sempre que o LinkedIn é uma rede profissional e publique o que for adequado.

Fonte: Na Prática.

Compartilhe.

PinIt
Top