A formação mais procurada no Mundo.

A Node.js Foundation prepara a certificação oficial de desenvolvedor

nodejsfoundation A Node.js Foundation prepara a certificação oficial de desenvolvedor Javascript Mobile Notícias pilulas-javascript Programação Treinamento Node.js node Linguagens Dinâmicas JavaScript Desenvolvimento certificação
foto_ramos-120x120 A Node.js Foundation prepara a certificação oficial de desenvolvedor Javascript Mobile Notícias pilulas-javascript Programação Treinamento Node.js node Linguagens Dinâmicas JavaScript Desenvolvimento certificação

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.
foto_ramos-120x120 A Node.js Foundation prepara a certificação oficial de desenvolvedor Javascript Mobile Notícias pilulas-javascript Programação Treinamento Node.js node Linguagens Dinâmicas JavaScript Desenvolvimento certificação

A Node.js Foundation está dando os últimos retoques à sua nova Certificação de Desenvolvedor Node.js, com planos para liberá-la em dezembro.

A certificação é diferente do que os desenvolvedores podem estar acostumados. É toda sobre implementação de código. Segundo o gerente da comunidade Node.js Foundation Education, Tracy Hinds, que disse que o objetivo é que o exame seja realista:

Queremos que seja tão realista como se de fato a pessoa estivesse programando, pois essa é uma maneira de realmente testar seus conhecimentos e suas habilidades. Está no navegador. É um ambiente que você está acostumado. Você irá usar uma IDE para poder codificar, você poderá executar seu código, assim como você faz na linha de comando do próprio terminal.

O teste, que irá custar $300, é supervisionado, mas não será presencial; É feito no próprio ambiente de desenvolvimento da pessoa que irá fazer o teste. Os examinandos terão que ter uma câmera porque os supervisores devem poder ver o examinandos durante todo o exame. Espera-se que a maioria complete o exame de 32 perguntas em menos de três horas.

Essencialmente, o exame irá fornecer projetos ou aplicativos incompletos e o examinando terá que fazê-los funcionar. “Fazer funcionar” inclui garantir que os testes passem.

Como muitas certificações de TI, há expectativa tanto dos empregadores quanto dos futuros funcionários. Em uma época com aumento significativo de desenvolvedores, os empregadores queriam algo como uma certificação oficial de Node.js para validar o conhecimento do candidato. Da mesma forma, os candidatos a emprego que podem não ter origens tradicionais em ciência da computação queriam uma maneira de provar que eles possuem o conhecimento necessário para o trabalho. “Alguém [precisava] para estabelecer um nível básico do que você precisa saber em Node para ter sucesso, em um nível básico, no local de trabalho”, diz Hinds.

A certificação começará com um único nível e a intenção é que os candidato que sejam de nível inicial a intermediário que possam “atingir o básico da execução”. Hinds diz que o exame demonstrará aos empregadores que o candidato não é apenas um desenvolvedor de conhecimento geral, mas que ele pode:

trabalhar em uma equipe codificando em Node, e que eles serão úteis. Eles não estarão atrapalhando sua equipe; eles vão ajudar a impulsionar o desenvolvimento na equipe.

Para que a certificação mantenha seu valor, a Node.js Foundation precisará monitorar e atualizar constantemente o exame para explicar fraudes e mudanças na tecnologia. Por isso, um candidato que deseja colocar “Node.js Certified Developer” em seu currículo precisará obter a certificação a cada dois anos.

A Node.js Foundation juntou-se ao HackerRank para construir o ambiente limitado do exame. Enquanto as ferramentas e as categorias gerais foram feitas pela comunidade, as perguntas reais do exame são secretas. Hinds diz que isso foi feito para garantir que não “comprometesse a integridade das próprias perguntas do exame”.

Os candidatos ao teste beta já foram escolhidos, mas a Fundação espera que o exame vá a público e esteja pronto até o dia 11 de dezembro de 2017.

Compartilhe.

PinIt
Top