A formação mais procurada no Mundo.

O que significa IoT no contexto do desenvolvimento

iot O que significa IoT no contexto do desenvolvimento Notícias Raspberry Pi Web IoT Internet das coisas Desenvolvimento Arduíno
foto_ramos-120x120 O que significa IoT no contexto do desenvolvimento Notícias Raspberry Pi Web IoT Internet das coisas Desenvolvimento Arduíno

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.
foto_ramos-120x120 O que significa IoT no contexto do desenvolvimento Notícias Raspberry Pi Web IoT Internet das coisas Desenvolvimento Arduíno

Não há como falar de IoT sem falar de internet, um projeto de IoT sem internet não é IoT, torna-se na verdade um processo automatizado. Esta é a principal diferença de IoT e automação.

IoT é uma sigla nova, mas um ação antiga. desde 1990 já se fazia IoT na indústria e monitoramento de veículos por exemplo, onde o veículo passa a ser “Things” que está sendo monitorada. Por isso eu tenho uma definição minha para IoT:

Qualquer coisa, objeto, material, que com um dispositivo inteligente você consiga, comandá-lo remotamente (ligar, desligar, executar funções), ou que seja possível executar um destes verbos: Comandar, Telemetrar, Gerenciar, Medir

O que isso muda no contexto do desenvolvimento?

Depende de qual contexto você deseja atuar em sua arquitetura de hardware que você irá usar. Se sou programador em C# e vou usar uma placa de monitoramento onde o desenvolvimento é em C, o contexto do desenvolvimento pode mudar radicalmente, tenho que aprender uma linguagem nova, um mind-set novo de programação, não tenho framework para gerenciar, é unmanage code. Se uso placas que suportam C# e seu framework é 50% do caminho traçado, os outros 50% são as novas classes/objetos para acesso a toda parte digital (True/False) e analógica (receber dados e informações).

Curso-de-Arduino-1 O que significa IoT no contexto do desenvolvimento Notícias Raspberry Pi Web IoT Internet das coisas Desenvolvimento ArduínoNo contexto de conhecimento geral e lógica, te afirmo que conhecimentos em eletrônica agregam e muito no processo. Não tenha dúvida. no contexto de usar C# para IOT, tenho uma palestra gravada que mostra o “HelloWord” com .NET MicroframeWork com Netduino (Arduino rodando .NET).

Agora sendo mais abusado se vou usar uma LattePanda não muda quase nada, pois é uma miniboard computacional 100% compatível e posso até usar Delph7 o VB6 em meu projeto e IoT. Seria abusado, mas é um fato.

Pra finalizar. Tudo isso e Placa de Prototipação. Fazer produto REAL e escalável com estas placas, não é o caminho. o Caminho é ao final de sua prototipação, bater sua placa ou usar produtos de mercado que permitam o mesmo desenvolvimento realizado em sua prototipação. Um exemplo de Modem com Placa analógica e digital criado pra IoT e que você programa em Java por exemplo é este produto profissional.

Você também vai gostar de: E-Book Comic: Inspirando a Internet das Coisas

Compartilhe.

PinIt
Top