A formação mais procurada no Mundo.

Quais linguagens estão tomando a popularidade do Java, a número 1 do mundo?

linguagens-de-programacao Quais linguagens estão tomando a popularidade do Java, a número 1 do mundo? Destaques Programação Visual Basic tendência Ruby ranking Python linguagem de programação JavaScript java delphi C++ .Net
foto_ramos-120x120 Quais linguagens estão tomando a popularidade do Java, a número 1 do mundo? Destaques Programação Visual Basic tendência Ruby ranking Python linguagem de programação JavaScript java delphi C++ .Net

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.
foto_ramos-120x120 Quais linguagens estão tomando a popularidade do Java, a número 1 do mundo? Destaques Programação Visual Basic tendência Ruby ranking Python linguagem de programação JavaScript java delphi C++ .Net

A publicação de agosto de 2017 da lista das linguagens mais populares, promovida pela TIOBE, mostra o Java como a linguagem de programação números um do mundo em termos de popularidade. Porém, a mesma publicação, mostra que o interesse em torno da linguagem continua a cair. A mesma queda pode ser observada como um comportamento padrão, dentro do universo das 20 linguagens mais populares no mundo. Para onde estão migrando as pessoas que trabalham com essas linguagens mais populares e conhecidas do mercado? A publicação da TIOBE mostra que uma série de novas linguagens são a resposta para essa pergunta, aumentando a sua popularidade entre as pessoas que desenvolvem software.

react_do_zero_ao_profissional Quais linguagens estão tomando a popularidade do Java, a número 1 do mundo? Destaques Programação Visual Basic tendência Ruby ranking Python linguagem de programação JavaScript java delphi C++ .NetJava continua a manter o dobro da popularidade em relação ao C, seu rival mais conhecido, mas ambas as linguagens vem mostrando uma significativa queda em sua popularidade nos últimos anos. Outras 12 linguagens, das 20 primeiras elencadas pela TIOBE, também mostram uma queda considerável. Dentre as top 20 linguagens, apenas seis delas (Visual Basic .NET, R, Go, MATLAB, Scratch and Dart) mostram um crescimento consolidado de 1,34%, enquanto o Java registrou uma queda de 6,05%.

A TIOBE identifica uma explosão no interesse de um grupo de novas linguagens, com destaque para Crystal, Kotlin, Cojure, Hack e Julia. Se somarmos a popularidade de todas elas (menos de 1%), o percentual ainda é pequeno comparado a outras linguagens da listagem, mas a velocidade com que elas vem se destacando no mercado chama a atenção. Santigo Palladino, Advocate da Crystal, publicou no twitter dizendo que isso não o surpreende uma vez que mais e mais empresas estão utilizando Crystal em ambientes de produção.

Provavelmente, uma das justificativas do crescimento do Kotlin, da Jetbrains, está na adoção da linguagem pela Google e na sua defesa da linguagem de programação para o desenvolvimento de aplicações Android em maio desse ano. O Google Trends já mostrava um aumento na procura por Kotlin naquela época. O Spring Framework anunciou o suporte a Klotin em janeiro.

Hadi Hariri, da Jetbrains, reconhece a influência do Google no aumento da popularidade do Kotlin, mas afirma que o crescimento da linguagem já vinha ocorrendo antes mesmo do anúncio do Google. Hadi disse ao InfoQ:

Nós acreditamos que a melhora identificada na listagem da TIOBE tem relação com o anúncio do Google. Independente disso, nós também temos observado o crescimento da popularidade do Kotlin desde uma release de um ano atrás, bem como um aumento de 8 vezes nas linhas de códigos em Kotlin em projetos no GitHub desde a release 1.1 (lançada em fevereiro desse ano).

Mesmo enxergando alguma relevância no posicionamento do Kotlin na listagem da TIOBE, Hadi é enfático ao dizer que “o contínuo crescimento da adoção do Kotlin é o mais importante”.

O “TIOBE Programming Community Index” (nome oficial da listagem) é publicado mensalmente e reflete a popularidade relativa das linguagens de programação. A listagem é originada a partir do número de profissionais com conhecimentos na linguagem ao redor do mundo, cursos oferecidos informações obtidas a partir dos principais mecanismos de busca. A edição de agosto ainda contém uma análise adicional sobre as tendências nos últimos 12 meses. Todas as linguagens consideradas são “Turing Complete”.

Compartilhe.

PinIt
Top