E-Zine Exclusivo para o Whastapp

React ou Ionic? Que tal os dois juntos.

react_and_ionic React ou Ionic? Que tal os dois juntos.
foto_ramos React ou Ionic? Que tal os dois juntos.

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.
foto_ramos React ou Ionic? Que tal os dois juntos.

Muitos na comunidade Javascript se perguntam qual usar: React ou Ionic. A resposta: que tal os dois juntos?

Primeiro, ambos tentam resolver o mesmo problema de facilitar o desenvolvimento cross-platform usando tecnologias web.

React Native tende ser mais rápido porque usa os componentes nativos sempre. Mas possui uma curva de aprendizado maior porque foge um pouco do que as pessoas estão acostumadas (usa JSX). Claro que depende do que está acostumado. Se souber AngularJS, já facilita um pouco. O fato é que não há uma diferença gritante para um lado ou outro.

Ionic é uma tecnologia híbrida e não nativa. Ela tenta reproduzir o comportamento de cada plataforma e pode ou não recorrer aos componentes nativos, mesmo que use algo nativo, será indiretamente, então não só a performance será inferior, mas nem sempre parece que está usando algo feito para aquele sistema operacional. Se começar usar plugins para melhorar a experiência, começa complicar o desenvolvimento.

React Native é nativo mesmo, ainda que usando tecnologias web, e produz uma melhor experiência para o usuário.

Ser nativo ajuda na performance e na UX.

Você tende a desenvolver um pouco mais rápido com Ionic, fez a aplicação, funciona assim mesmo em “todas” plataformas. É preciso um pouco mais de esforço com React Native.

Talvez a principal diferença é que o Ionic é “write once, deploy everywhere e o React Native é “learn once, write everywhere”, pelo menos é o que se costuma dizer deles.

MAS AMBOS JUNTOS POSSUEM UM PODER DE RECURSOS MUITO MAIOR

Hoje já é comum, com o Angular 4, o Ionic 3 poder integrar também o React na mesma aplicação. Muito utilizado para adicionar recursos novos para, por exemplo, criar uma aplicação nativa de algum software de e-commerce, como o WooCommerce, o Magento e outros, deixando estas plataformas como o backend do app e dando um maior poder ao aplicativo nativo além dos recursos existentes nestas plataformas de e-commerce. 

Porém o React Native ainda é um bebê comparado a outros frameworks, com uma comunidade relativamente menor e não tão ativa quanto. Mas aprender ambos e integrar, com certeza dará maior poder e recursos. 

ebook1 React ou Ionic? Que tal os dois juntos.

[GRÁTIS] Guia Completo Para Se Tornar um(a) Desenvolvedor(a) Full-Stack, Começando do ZERO!

Tenha em mãos este livro digital, onde irá lhe ensinar tudo sobre as principais tecnologias web e você dar o ponta-pé inicial no Universo Full-Stack!

Top
%d blogueiros gostam disto: