E-Zine Exclusivo para o Whastapp

Sistemas de Temas do CakePHP

foto_ramos Sistemas de Temas do CakePHP

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.
foto_ramos Sistemas de Temas do CakePHP

O Google lançou uma funcionalidade de alteração de temas da interface do seu WebMail. Isto me fez lembrar que eu tinha visto algo sobre temas no CakePHP. Motivado pela inclusão desta funcionalidade no Gmail e triste por não poder usufruir (ainda), escrevo este artigo explicando como trabalhar com temas no CakePHP.

O sistema é relativamente simples e é composto somente de uma adição nas convenções de pastas e arquivos. Na verdade, vamos ter que fazer algumas alterações no nosso Controller, mais isso já era esperado, não é?

Curso de PHP ERP com NFe.

A grande sacada é a adição de novos PATHs de procura. Com o sistema de temas acionado, o CakePHP irá procurar primeiro nas pastas relacionadas aos temas, caso não encontre, ele procura nas pastas normais. Portanto, acredito ser algo bem simples de implementar temas nas aplicações, até mesmo em já existentes.

Primeiro vou ensinar como acionar o sistema de temas em sua aplicação. A modificação tem que ser feita no seu Controller, portanto o mais sensato é colocar no seu AppController. Os dois atributos que devem ser alterados são o Controller::theme e Controller::view, ficaria algo como:

Com isto, sua aplicação já estará habilitada a utilizar os temas, agora é só entender a convenção de pastas. Todos os temas deverão estar na pasta themed dentro da pasta view. Para cada tema, deverá existir uma pasta com o seu respectivo nome. Dentro desta pasta, é só seguir a convenção padrão, pasta com nome do Model no plural, arquivos .CTP correspondente à action, elementos dentro das pasta elements e arquivos de layout dentro da pasta layouts. Ficaria algo assim:

Só que um sistema de temas não estaria completo se nós não pudéssemos mudar os arquivos que ficam no webroot, na verdade os mais importantes para alterar um tema! Mas a idéia é a mesma, uma pasta chamada themed, pastas com o nome do tema e dentro, as pastas padrões do webroot, como: css, js, img, etc..

Vocês podem encontrar um pouco de documentação no Book do CakePHP, mais informações no blog PseudoCoder.com e se ainda não estiver satisfeito, pode olhar o blog rodoTelmi.

Top
%d blogueiros gostam disto: