A formação mais procurada no Mundo.

Um guia para o Google Authorship

foto_ramos Um guia para o Google Authorship

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.
foto_ramos Um guia para o Google Authorship

Últimos posts por Ramos de Souza Janones (exibir todos)

O Google Authorship foi introduzido pelo Google há alguns anos, mas para popularizar este tipo de indexação no buscador ele vem tentado implementar junto à outros serviços da empresa. Como por exemplo, na lista do Google Places, com o Google+ e atualizado com o Google Drive.

Configurar o Google Authorship não é trabalhoso, especialmente se um web site é em WordPress ou outra plataforma que aceite o plugin do Google Authorship.

Benefícios do Google Authorship

Authorship foi criado para que autores de conteúdos possam deixar claro de quem é a autoria de um determinado conteúdo nos resultados de busca do Google e ajudar que os leitores possam encontrar mais conteúdos do mesmo autor. É um meio de iniciar a verificação de autenticidade de autores na web e medir a relevância de autores numa futura plataforma do Google.


Além disso, sites que destacam seus autores ganham melhor posicionamento no resultado de busca, além de destaque do site uma vez que aparecem informações do autor com fotos, rank e muito mais.

Criando um perfil do Google+

Para iniciar a configuração de Authorship o site deve pedir que os autores criem um perfil no Google+, com sua própria conta de e-mail do GMail. É através do perfil do autor no Google+ que será apresentada a foto do autor que será apresentada nos resultados de busca.

Criando um “Colaborado por”

A próxima parte mais importante de um perfil é a seção “colaborado por”. Aqui, uma lista de todos os sites onde você pode publicar conteúdos. O link pode ser para a página inicial do site, mas para ser mais preciso (se possível), o link para a página do autor no site, que inclui uma biografia e uma lista de artigos. Certifique-se de manter atualizado cada vez que você adicionar um novo editor para quem você escreve. Assim, seu conteúdo será automaticamente reconhecido.

A tag rel=author

Depois de configurar seu perfil no Google+, incorporando um link em cada pedaço de conteúdo com a tag “rel=autor” com links para perfil do Google+ do autor é o que completa o Google Authorship. Este código (tag) pode aparecer em qualquer lugar do conteúdo, mas a maioria dos sites estão incluindo-o no final dos artigos.

Se o seu site está no WordPress, eu recomendo o plugin Yoast plugin de SEO (http://wordpress.org/extend/plugins/wordpress-seo/), o que lhe permitirá incorporar facilmente estas tags em seu conteúdo.

Confirmando se o Google Authorship foi criado corretamente

Usando o Google Rich Snippet Testing Tool, uma ferramenta grátis do Google, é possível conferir se tudo foi criado corretamente.

Se algo não está funcionando corretamente, o Google oferece páginas de sugestões com a forma de verificar a autoria através dos dois métodos disponíveis. Também identifica se um autor está configurado corretamente, e se localizou outro autor no site que não está configurado.

Uma pequena pausa no texto para fazer merchant de um dos meus patrocinadores. Afinal, isso aqui não é um site comunista. 
O Fiverr é simplesmente o melhor amigo do jovem empreendedor.
Você consegue criar sites, apps mobile, landing pages, logos, banners, fazer SEO e a porra toda com apenas 5 dólares!

Clica no logo e experimenta a plataforma lá!

fivver Um guia para o Google Authorship

Instalando o Authorship no WordPress e outros sites

O plugin do Authorship há uma documentação aqui: http://marto.lazarov.org/plugins/google-plus-authorship. Se você utiliza o Joomla em seu site um plugin você encontra aqui: http://extensions.joomla.org/extensions/news-display/content-infos/authors/22538. Se for Drupal, uma extensão aqui: http://extensions.joomla.org/extensions/news-display/content-infos/authors/22538.

O futuro do Google Authorship

Esta é uma tendência que visa estimular autores e determinar sua relevância na web, além de garantir suas autorias e ter um controle de onde seus conteúdos estão sendo utilizados. E uma forma dos sites que trabalham com conteúdo como estratégia para atrair visitantes para seus webites utilizem desta nova ferramenta com o objetivo de terem uma melhor posição nos resultados de busca.


Compartilhe.

PinIt