Alguns de nossos parceiros estão com ofertas especiais em cursos de programação e de Inglês. Confira os cursos, seus cupons de desconto e inicie 2020 atualizado.

Sucesso Apps – Parte 3 – Além dos Apps

Sucesso Apps – Parte 3 – Além dos Apps

25 de agosto de 2018 1 Por Ramos de Souza Janones
Powered by Rock Convert

Atualizado em 12/06/2019.

Esta parte da série APPs de Sucesso, é mais conselhos, um documentário e o MAIS IMPORTANTE: Queremos saber o que você quer saber. Por isso faça parte de nossa pesquisa.

Antes de mais nada uma introdução desta série de artigos

Um dos artigos mais lidos do site é o Manual definitivo para desenvolver aplicativos móveis de sucesso” (que de definitivo não tem nada). Eu costumava atualizar ele com frequência e acabei abandonado suas atualizações. Resolvi atualizar novamente, mas desta vez por partes e com o tema “Sucesso Apps”.

Será uma série mesmo, onde além de atualizar o que foi escrito no artigo em questão, quero fazer entrevistas na forma de Podcasts ou mesmo vídeos no Youtube, resumos de livros, links interessantes e muito mais. Será um processo lento, mas tenham calma.

Além dos Apps

Muitas pessoas ainda acreditam que basta um aplicativo e linguagem de programação para o desenvolvimento de aplicações e se esquecem dos serviços que fazem a manutenção e funcionamento do aplicativo em sí: como o Backend de Administração, os mais diversos serviços como integração com APIs e potenciais parcerias através de APIs. 

Leia este artigo sobre o que é API REST e Rest API.

Leia também:  

No artigo anterior a esta série falamos sobre as linguagens de desenvolvimento de um App em sí. Chegou a hora do que há por trás destes aplicativos e que dão o suporte. 

Atualmente as empresas procuram por profissionais que seja um Full Stack Develloper, que é aquele profissional que faz praticamente de tudo: desde o frontend passando pelo backend e as mais diversas APIs, envolvendo o conhecimento de diversas linguagens de programação, inclusive o de desenvolvimento de Apps. Um profissional raro e caro. 

Em resumo: Nos últimos tempos é crescente a quantidade de profissionais de Front-End que estão cada vez mais se especializando na última tecnologia lançada, sem analisar ao certo se determinada tecnologia está madura o suficiente para se investir nela. Na verdade um profissional que se dedica a conhecer sempre o Alpha de cada tecnologia, nunca tem tempo para produzir um produto até o final.

Muitas vezes é melhor se dedicar a um projeto significativo em uma tecnologia que você domine, do que ficar tentando aprender de tudo um pouco, todo o tempo.

Melhor do que ser Full Stack Developer. É ser um bom Front-End ou um bom Back-End que resolva problemas. Por que no final, tudo se resume a isso.

Isso sem falar na infraestrutura, que já não é mais função do Full Stack, mas deve ter pelo menos conhecimentos no AWS, no mínimo.

Portanto, se você deseja se tornar um desenvolvedor Mobile, de Startups, completo deve se tornar um Full Stack (ou pelo menos deveria). 

“Mas não sou desenvolvedor”. Então tenha consciência de contratar ou procurar sócios que sejam, de preferência Full Stack. 

Competindo no Planeta das Startups Bilionárias – Documentário

O vídeo-documentário “Competindo no planeta das startups bilionárias” é uma produção da Academia PME que conta como empreendedores brasileiros estão criando startups e competindo em mercados bilionários, utilizando de recursos dos mais importantes ecossistemas de empreendedorismo e inovação do mundo, entre eles: Vale do Silício, Boston, Nova Iorque, Los Angeles, Austin e Miami, incluindo também diversas cidades no Brasil.

O documentário conta com a participação de 28 empreendedores, entre 150 entrevistados durante a jornada, que compartilham suas experiências frente a seus negócios, entre eles: Felipe Fioravante e Patrick Sigrist, do iFood; Gustavo Caetano, da SambaTech; Camila Achutti, do Mastertech; Guilherme Junqueira, da Gama Academy; Gabriel Braga, do QuintoAndar; Roberta Vasconcelos, do BeerorCoffee; Ivan Huang, da Bonzer; Eduardo Casarini, da Flores Online; Max Oliveira, da MaxMilhas, Daniel Almeida, do StayFilm, Vitor Pamplona, da EyeNetra; Guilherme Cerqueira, da Worthix; Israel Salmen, da Méliuz; Márcio Willian, da eGenius; Lucas Judice, da MidStage e Leandro Scalise, do RankMyApp.

PARA FINALIZAR O ARTIGO E PARTIRMOS PARA A PRÓXIMA PARTE

Em primeiro lugar recomendo fortemente o curso Criação de startups: como desenvolver negócios inovadores já está disponível na plataforma do Coursera e a cada duas semanas há um novo processo de inscrição e é gratuito e em português oferecido pela USP.

Porque é importante? Vai ensinar a procurar os melhores sócios (isso é de extrema importância) e como realizar todos os processos que vamos tratar a partir de agora nesta série. 

Curso completo de Games, inclusive Realidade Aumentada.Powered by Rock Convert

Em segundo lugar e MAIS IMPORTANTE: Vamos fazer entrevistas com pessoas que possuem Startups de sucesso. E gostaria que você enviasse perguntas que tem vontade de fazer, para isso criamos este formulário simples, só com seu nome, Estado e a Pergunta. 

Até o próximo artigo da série. 

Quer receber conteúdos sobre Startups e Marketing Digital?

* Campos requeridos



LEIA TAMBÉM:  7 coisas simples em PHP que alguns ainda complicam


React Native Do Zero Ao Profissional: crie apps para Android e IOSPowered by Rock Convert
Siga os bons!

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.

Últimos posts por Ramos de Souza Janones (exibir todos)




Frontend Do Zero Ao Profissional