Southbank Software apresenta dbKoda: uma ferramenta de desenvolvimento Open Source para MongoDB

Southbank Software apresenta dbKoda: uma ferramenta de desenvolvimento Open Source para MongoDB

6 de novembro de 2017 0 Por Ramos de Souza Janones
Powered by Rock Convert

A Southbank Software lançou recentemente, em oferta inicial, o dbKoda na versão 0.6.0: uma ferramenta de desenvolvimento em código aberto MongoDB desenvolvida em JavaScript, React e Electron. Conforme a imagem abaixo, a interface gráfica do dbKoda possui um gerenciador de conexão e um editor de código rico em recursos para trabalhar com bancos de dados MongoDB.

Gerenciamento de conexão

O gerenciador de conexões mantém vários perfis de conexão de banco de dados. Para cada conexão ativa, uma lista de bancos de dados e coleções correspondentes é exibida na metade inferior da janela do gerenciador. Uma variedade de opções de menu estão disponíveis para construção de consultas, execução de operações CRUD, indexação e importação/exportação de dados por meio de um clique com o botão direito do mouse (como mostrado abaixo à esquerda). O editor de perfil de conexão suporta todas as formas de sintaxe de conexão de banco de dados para criar novas conexões (como mostrado abaixo à direita).

Editor de código

O editor de código contém janelas de entrada/saída de consulta para escrever e executar comandos de shell MongoDB. O editor possui formatação de código, conclusão de código, cruzamento de código e destaque de sintaxe. Enquanto as consultas podem ser escritas à mão no editor de código, elas também podem ser criadas com o construtor de consultas, conforme ilustrado abaixo. Uma característica útil do construtor de consultas é que ele gera dinamicamente os comandos de shell MongoDB correspondentes no editor de código. Isso elimina o tedioso esforço na formatação correta das chaves e dos parênteses envolvidos na escrita de comandos complexos do shell MongoDB.

Curso completo de Games, inclusive Realidade Aumentada.Powered by Rock Convert

Aprenda React do Zero ao ProfissionalA Southbank Software lançou mais recentemente a versão 0.7.0 do dbKoda com novos recursos, incluindo:

  • Construtor de agregação;
  • Storage Drilldown;
  • Tunneling de conexões SSH;
  • Visualizador JSON aprimorado;
  • Exportar/Importar.

Semelhante ao construtor de consultas, o construtor de agregação permite a construção de consultas mais complexas que exigem uma função agregada. Considere o exemplo a seguir em que uma coleção de publicações usa o operador $lookup para realizar uma junção interna com a coleção de autores:

db.publications.aggregate({"$lookup": {
  "localField" : "author_id",
  "from" : "authors",
  "foreignField" : "_id",
  "as" : "authorinfo"
}})

 

Conforme mostrado abaixo, o construtor de agregação gera dinamicamente a junção interna simplesmente inserindo os valores necessários para as chaves localFieldfromforeignField e as.

Se você quiser saber mais sobre o dbKoda, pode assistir um vídeo de 5 minutos disponível no YouTube, onde Harrisson demonstra como começar a utilizar a solução.

Os cursos online de programação e tecnologia mais recomendados para 2019

Powered by Rock Convert
Curso de Inglês para Programadores.Powered by Rock Convert

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.
Sumário
Southbank Software apresenta dbKoda: uma ferramenta de desenvolvimento Open Source para MongoDB
Nome do artigo
Southbank Software apresenta dbKoda: uma ferramenta de desenvolvimento Open Source para MongoDB
Descrição
A Southbank Software lançou recentemente, em oferta inicial, o dbKoda na versão 0.6.0: uma ferramenta de desenvolvimento em código aberto MongoDB desenvolvida em JavaScript, React e Electron.
Autor
Nome
Ramos da Informática
Logo
LEIA TAMBÉM:  Como redefinir a senha de root do MySQL ou do MariaDB