Google disponibiliza ao público sua ferramenta de criação de softwares

Google disponibiliza ao público sua ferramenta de criação de softwares

23 de novembro de 2015 0 Por Ramos de Souza Janones

A Google divulgou o lançamento da versão de testes do Bazel, um sistema de código aberto que permite aos desenvolvedor criar e testar software em diversas plataformas, similar ao Make, Ant, Gradle, Buck, Pants e Maven.

De acordo com a empresa, o Bazel é o sistema utilizado para construir grande parte de seus aplicativos e é indicado para grandes projetos. Anteriormente, a Google construía seus softwares utilizando o Makefiles, um software mais lento se comparado com o Bazel. 

O sistema é capaz de recompilar arquivos selecionados, em vez de projetos inteiros, além de evitar a re-execução de testes de códigos que não foram alterados. Assim, o processo de construção se torna mais rápido. Possui suporte a Java, Objective-C e C/C++; podendo ser estendida para suportar outras linguagens.

O Bazel está disponível em versão beta para Linux e OS X e pode construir apps em iOS e Android. O Google afirma que em breve deve acrescentar uma versão para Windows. Para maiores informações, acesse o FAQ no site oficial.

 

LEIA TAMBÉM:  Kotlin agora é uma linguagem oficial no Android

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.