Apollo lança a Plataforma GraphQL e extensão para VS Code

Apollo lança a Plataforma GraphQL e extensão para VS Code

10 de janeiro de 2019 1 Por Ramos de Souza Janones
Powered by Rock Convert

O GraphQL foi criado como uma alternativa às tecnologias legadas de APIs, como o REST e o SOAP, que já existem há 20 anos. A natureza “ponto-a-ponto” destas tecnologias podem levar a um forte acoplamento entre fornecedores de APIs e usuários, pois as mudanças devem ser coordenadas. Como as APIs e os sistemas crescem com o tempo, eles podem se tornar difíceis de entender e custosos para manter.

Desenvolvido pelo Facebook em 2012 para ser usado internamente e em 2015 foi aberto para o público.

Suporta a leitura, escrita (mutação) e subscrição para mudanças de dados (atualizações em tempo real). Ao invés de se ter uma API customizada para cada tela de uma aplicação, os desenvolvedores descrevem os dados que precisam usando a linguagem de consulta Graph Query Language, e envia a consulta para um servidor GraphQL. O servidor resolve a consulta, e identifica os serviços do backend que atendem a requisição. A introdução desta camada extra permitem que o trabalho de desenvolvimento do frontend e o backend seja desacoplado e mais eficiente.

Até agora, subir um servidor de GraphQL e programar todas as regras de resolução de consultas exigia o desenvolvimento de sistemas personalizados. A Apollo acredita que o novo GraphQL Plataform reduz o custo e risco do desenvolvimento customizado, e fornece a tecnologia que as companhias precisam para fazer “da forma certa”. Um porta-voz da Apollo destacou que há implementações do GraphQL em companhias como a Audi e o Airbnb que os permitiram adicionar rapidamente novas features em resposta a novas iniciativas de negócios.

Frontend Do Zero Ao Profissional

LEIA TAMBÉM:  Como proteger seu filho na internet - Privacidade

O Apollo GraphQL Plataform tem o núcleo aberto que consiste no Apollo ServerClient e Engine. O Apollo Server traduz para o GraphQL as APIs existentes e os backends. O Apollo Client ajuda as plataforma web e mobile a trazer os dados para a interface do usuário. O Apollo Engine é o novo gateway da Apollo para a execução de consultas. A plataforma também inclui uma suíte de governança essencial e ferramentas de gerenciamento para o desenvolvimento e operação em alta escala de dados em grafos. O Apollo GraphQL Plataform pode ser usado com APIs e serviços já que existentes, permitindo a adoção progressiva. A plataforma está disponível em uma edição de graça e da comunidade, e há também uma versão paga para times e empresas.

Em adição ao que a Apollo oferece, existem outros frameworks e serviços de código aberto no ecossistema do GrapgQL. O Relay, criado pelo Facebook, é um cliente de GraphQL em JavaScript focado na integração com o React. A Solo.io lançou o Sqoop(antigamente chamado de QLoo), um servidor GraphQL construído utilizando o Gloo e o Envoy Proxy.

VOCÊ ESTÁ EM:  » MundoJS 

Como vender Software - Seja desktop, web ou MobilePowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Siga os bons!
Últimos posts por Ramos de Souza Janones (exibir todos)
vote
Article Rating
LEIA TAMBÉM:  React: Tutoriais Fantásticos e Onde Habitam