Formação Oracle DBA Completa


Ionic Capacitor: Crie aplicações nativas com JavaScript

Ionic Capacitor: Crie aplicações nativas com JavaScript

22 de julho de 2019 0 Por Ramos de Souza Janones
Powered by Rock Convert

O que é o Ionic Capacitor?

Capacitor é um novo framework de desenvolvimento da Ionic para criação de aplicações híbridas. Ele fornece uma alternativa ao Apache Cordova. Segundo a equipe do Ionic, a decisão de criar uma alternativa ao framework da Apache se deve a dois fatores principais: a desatualização do sistema de plugins do Cordova e sua abordagem restritiva ao gerenciamento de plataformas nativas.

O Cordova e o Capacitor oferecem sistemas de plugins que permitem a comunicação entre código JavaScript e funcionalidades da plataforma nativa, como Bluetooth e RFID. Nos últimos anos, o sistema de plugins do Cordova tem sofrido para acompanhar novas tecnologias. Um exemplo é a linguagem Swift, lançada pela Apple no final de 2014, mas adicionada ao sistema de plugin Cordova apenas em 2019 (no entanto, a linguagem foi suportada antes por um plugin de terceiros). Um sistema de plugins desatualizado pode prejudicar todo o ecossistema, além da dependência forte de plugins de terceiros.

O capacitor fornece um processo de desenvolvimento mais simples, que dá suporte a tecnologias atualizadas. No entanto, como o ecossistema de plugins do Capacitor ainda é relativamente pequeno, os desenvolvedores podem continuar usando a grande maioria dos plugins do Cordova dentro do Capacitor. Esta compatibilidade é uma solução temporária para garantir que os desenvolvedores não percam o acesso aos recursos essenciais da plataforma.

O gerenciamento de projetos nativos é a outra grande mudança trazida pelo Capacitor.

O Cordova gera código nativo no momento da construção, e os desenvolvedores usam um arquivo de configuração compartilhada que inclui instruções para construir o aplicativo, que é por sua vez usado por Cordova durante o processo de construção nativa. Essa abordagem simplifica o processo de construção, mas com o custo de acesso limitado a projetos nativos.

Embora esta solução seja fácil de usar e funcionar bem para pequenas aplicações, apresenta um desafio para projetos maiores e mais complexos, que muitas vezes exigem maior controle sobre o código e a configuração do projeto nativo.

Curso completo de Games, inclusive Realidade Aumentada.Powered by Rock Convert

O Ionic Capacitor tem uma abordagem menos invasiva e mais flexível. Gera e sincroniza o código JavaScript para as plataformas nativas, mas requer que os desenvolvedores gerenciem diretamente o código nativo. Isso exige esforço adicional dos desenvolvedores, mas oferece maior controle sobre os aspectos nativos.

Tanto o Apache Cordova quanto o Ionic Capacitor estendem seu alcance para além de aplicativos móveis, suportando a criação de PWAs (Progressive Web Applications) e aplicativos desktop, com Electron; embora o suporte a esses recursos não seja ainda tão completo quanto o suporte a aplicativos móveis híbridos.

O Ionic Capacitor é um software de código aberto disponível sob a licença MIT, com fontes disponíveis no Github.

VOCÊ ESTÁ NAS SEÇÕES: MundoJS » Ionic Framework

Powered by Rock Convert
Siga os bons!

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.

Últimos posts por Ramos de Souza Janones (exibir todos)




Frontend Do Zero Ao Profissional