Ionic Capacitor: Crie aplicações nativas com JavaScript

Ionic Capacitor: Crie aplicações nativas com JavaScript

22 de julho de 2019 0 Por Ramos de Souza Janones

O que é o Ionic Capacitor?

Capacitor é um novo framework de desenvolvimento da Ionic para criação de aplicações híbridas. Ele fornece uma alternativa ao Apache Cordova. Segundo a equipe do Ionic, a decisão de criar uma alternativa ao framework da Apache se deve a dois fatores principais: a desatualização do sistema de plugins do Cordova e sua abordagem restritiva ao gerenciamento de plataformas nativas.

Leia:

O Cordova e o Capacitor oferecem sistemas de plugins que permitem a comunicação entre código JavaScript e funcionalidades da plataforma nativa, como Bluetooth e RFID. Nos últimos anos, o sistema de plugins do Cordova tem sofrido para acompanhar novas tecnologias. Um exemplo é a linguagem Swift, lançada pela Apple no final de 2014, mas adicionada ao sistema de plugin Cordova apenas em 2019 (no entanto, a linguagem foi suportada antes por um plugin de terceiros). Um sistema de plugins desatualizado pode prejudicar todo o ecossistema, além da dependência forte de plugins de terceiros.

O capacitor fornece um processo de desenvolvimento mais simples, que dá suporte a tecnologias atualizadas. No entanto, como o ecossistema de plugins do Capacitor ainda é relativamente pequeno, os desenvolvedores podem continuar usando a grande maioria dos plugins do Cordova dentro do Capacitor. Esta compatibilidade é uma solução temporária para garantir que os desenvolvedores não percam o acesso aos recursos essenciais da plataforma.

O gerenciamento de projetos nativos é a outra grande mudança trazida pelo Capacitor.

O Cordova gera código nativo no momento da construção, e os desenvolvedores usam um arquivo de configuração compartilhada que inclui instruções para construir o aplicativo, que é por sua vez usado por Cordova durante o processo de construção nativa. Essa abordagem simplifica o processo de construção, mas com o custo de acesso limitado a projetos nativos.

Evento gratuito de tecnologia: inscreva-se na 3ª edição do Dev Summit:

  1. Vem ai a 3ª edição do maior evento hands-on de desenvolvimento de software do Brasil. Vamos apresentar tecnologias, ferramentas e práticas em mais de 20 horas em sessões ao vivo com profissionais de referência em Full Stack, Flutter, Angular, React e muito mais.
  2.  



    Embora esta solução seja fácil de usar e funcionar bem para pequenas aplicações, apresenta um desafio para projetos maiores e mais complexos, que muitas vezes exigem maior controle sobre o código e a configuração do projeto nativo.

    O Ionic Capacitor tem uma abordagem menos invasiva e mais flexível. Gera e sincroniza o código JavaScript para as plataformas nativas, mas requer que os desenvolvedores gerenciem diretamente o código nativo. Isso exige esforço adicional dos desenvolvedores, mas oferece maior controle sobre os aspectos nativos.

    Tanto o Apache Cordova quanto o Ionic Capacitor estendem seu alcance para além de aplicativos móveis, suportando a criação de PWAs (Progressive Web Applications) e aplicativos desktop, com Electron; embora o suporte a esses recursos não seja ainda tão completo quanto o suporte a aplicativos móveis híbridos.

    O Ionic Capacitor é um software de código aberto disponível sob a licença MIT, com fontes disponíveis no Github.

    VOCÊ ESTÁ NAS SEÇÕES: MundoJS » Ionic Framework

    votes
    Article Rating

    LEIA TAMBÉM:  Aplicativos mobile com o Angular e Ionic

    E-Zine Ramos da Informática

    * indicates required

    View previous campaigns.