Formação Oracle DBA Completa


Kotlin Native adiciona compatibilidade com Objective-C e suporte ao WebAssembly

Kotlin Native adiciona compatibilidade com Objective-C e suporte ao WebAssembly

30 de abril de 2019 0 Por Ramos de Souza Janones
Powered by Rock Convert

Kotlin Native adiciona interoperabilidade com Objective-C e suporte ao WebAssembly para suportar o desenvolvimento iOS e MAC, além do Android.

O Kotlin/Native 0.4 torna possível a construção de apps nativas para o iOS e macOS, segundo Nikolay Igotti, líder técnico do Kotlin/Native na JetBrains. Adicionalmente, foi adicionado suporte experimental à plataforma WebAssembly.

A interoperabilidade com o Objective-C é a chave para o Kotlin/Native suportar o desenvolvimento iOS/macOS. A JetBrains chegou a publicar uma app de demonstraçãomuito simples codificada em Kotlin na Apple Store e na Google Play.

O pedaço de código abaixo demonstra como é possível acessar os frameworks do iOS:

Powered by Rock Convert
import kotlinx.cinterop.*
import platform.Foundation.*
import platform.objc.*
import platform.osx.*
fun readResource(resourceName: String): ByteArray {
val filePath = NSBundle.mainBundle.pathForResource(resourceName, ofType = null)
val fileData = NSData.dataWithContentsOfFile(filePath!!)
?: throw Error("failed reading resource $resourceName")
return fileData.bytes!!.readBytes(fileData.length.toInt())
}

A mágica é fornecida através da nova plataforma. Bibliotecas que permitem acesso a interfaces do sistema operacional subjacente. Isso também possibilita usar a camada POSIX OS em uma plataforma que a fornece por exemplo chamadas para fopen, fread, e assim por diante. Anteriormente, a interoperabilidade com plataformas subjacentes exigiria a explícita geração de stubs de interoperabilidade.

Outra nova funcionalidade, destinada a simplificar o uso de objetos Kotlin com a API C, é a fixação do objeto, que pode ser usada para garantir que um objeto seja bloqueado na memória quando consumido a partir de APIs C.

Leia também: Release do livro: Desenvolvedor Kotlin Android – Bibliotecas para o dia a dia

O Kotlin/Native agora suporta o WebAssembly, o que significa que o Kotlin pode ser usado para apps baseadas em browsers. O suporte é experimental, devido às limitações dos browsers, diz Igotti.

VAI GOSTAR: Guia Jurídico Definitivo para Startups

VEJA TAMBÉM: Sucesso na Carreira com o LinkedIn

RECOMENDAMOS: Curso de Desenvolvimento de Games Completo

LEIA: Como Aprender Java e ir além do mercado de trabalho tradicional


A depuração agora suporta inspeção na maioria das variáveis em tempo de execução. E por último, mas não menos importante, um novo plugin fornece suporte para o Kotlin/Native no CLion.

O Kotlin/Native é um desenvolvimento recente no Kotlin que permite compilar o Kotlin, originalmente baseada na JVM, para binários nativos que são executados sem VM. Isso o torna especialmente adequado para plataformas como o iOS e outros, na qual VMs não são permitidas ou desejáveis.

O Kotlin/Native atualmente suporta Windows, Linux, macOS, iOS, Android e WebAssembly.

Vai gostar: Motivos para trocar o Java pelo Kotlin ainda hoje | Movile

Powered by Rock Convert
Siga os bons!

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.

Últimos posts por Ramos de Souza Janones (exibir todos)

Sumário
Kotlin Native adiciona compatibilidade com Objective-C e suporte ao WebAssembly
Nome do artigo
Kotlin Native adiciona compatibilidade com Objective-C e suporte ao WebAssembly
Descrição
Kotlin Native adiciona interoperabilidade com Objective-C e suporte ao WebAssembly para suportar o desenvolvimento iOS e MAC, além do Android.
Autor
Nome
Ramos da Informática
Logo

Frontend Do Zero Ao Profissional