12 dicas para melhorar sua produtividade (seus objetivos chegarão mais rápido)

12 dicas para melhorar sua produtividade (seus objetivos chegarão mais rápido)

3 de junho de 2015 1 Por Ramos de Souza Janones

Se você deseja alcançar um novo patamar de produtividade, intensificando o uso da sua capacidade, recomendo fortemente que você leia atentamente a cada uma dessas dicas que trago hoje.

Em meio a tantas tarefas pessoais e demandas profissionais, temos que ficar muito atentos com nossa produtividade e gestão do tempo se quisermos ter uma vida leve e equilibrada, mas ainda assim com resultados extraordinários.

Abaixo você verá algumas dicas essenciais que, se colocadas em prática, certamente o levarão para um novo patamar de produtividade. Aproveite:

1. Aceite que nem tudo é da forma que você gostaria que fosse

Para mim, esta é uma das dicas mais interessantes desse artigo. Não existem pessoas iguais; todos são diferentes, cada um com sua cultura, suas vivências, educação e assim por diante. O caminho aqui é aprender a respeitar o próximo, sua opinião e ideias.

Não tente mudar as outras pessoas, pois você não vai conseguir! Mudanças dependem de nós, não dos outros. Obviamente que você pode tentar ajudar, dar o seu testemunho e, principalmente, exemplos – só falar não adianta nada, tem que ser exemplo. Busque sempre melhorar as coisas, fazer o seu melhor, mas saiba que você não está sozinho nesse universo.

2. Mude sua vida aos poucos

Tenha prudência e paciência quando for mudar algo na sua vida. Pressa para quê? Onde você quer chegar? A pressa vai mesmo fazer diferença? Faça as coisas com calma, procure analisar seus aspectos interiores com sabedoria e sinceridade, e somente depois proponha as mudanças e acione suas forças no sentido delas.

3. Mantenha papel e caneta sempre por perto

Por mais que você seja muito bom de memória, a correria do dia a dia te fará esquecer de algo. Portanto, sempre tenha ao seu lado alguma coisa que você possa usar para fazer anotações (agenda, tablet, smartphone, laptop, papel e caneta, etc.).

4. Cuidado com o estresse

Todos sabemos que um alto nível de estresse pode comprometer totalmente sua produtividade e, principalmente, sua saúde. Por outro lado, sabemos também que um nível de estresse razoável pode te impulsionar, pois gera adrenalina, o que dá motivação, energia e ânimo.

A dica aqui é o equilíbrio e o autoconhecimento. Você deve conhecer seus limites para não deixar que o estresse suba muito. Quando o nível de estresse está muito alto, você percebe que sua produtividade está diminuindo e o cansaço se torna mais visível. A sabedoria aqui consiste em parar na hora certa, mas aprender a conviver com algum estresse.

5. Saiba o que fazer em cada hora do dia

Se você é uma pessoa que tem um pouco de sono logo após o almoço, programe para esse horário atividades que exijam um pouco mais de movimento e ação. Se você tem mais energia no período da manhã, tente fazer nesse período as atividades mais complexas. Mudanças simples de rotina baseadas em uma programação inteligente fazem muita diferença.

6. Olhe para o futuro

Desenvolva a capacidade de olhar para o futuro e tentar enxergar como serão as coisas daqui 5 ou 10 anos. Veja detalhes, cores, pessoas, fatos, sinta cheiros e por aí vai. Depois disso, volte para a realidade e veja se o que você está fazendo está condizente com o que você visualizou no futuro. Parece uma “viagem”, mas isso poderá te dar um norte. Experimente!

7. Conecte-se com seus amigos de trabalho

Se você parar para pensar que passa praticamente 8 horas do seu dia no ambiente de trabalho, é fundamental se relacionar com os colegas de trabalho de forma harmônica, ou seja, dizendo “Bom dia”, conversando serenamente, dando sorrisos, ajudando os amigos, se colocando à disposição, organizando almoços descontraídos, happy hour e assim por diante. Ah, sim, sempre pregando e praticando o respeito.

8. Pague pelas metas não atingidas

Suponha que você definiu seu objetivo, quebrou-o em metas e começou a executar seu plano de ação. No final da primeira semana, você observa que não alcançou suas metas. Crie algum mecanismo de forma que você possa “pagar” pelo fato de não ter alcançado a meta (partindo do ponto que você não cumpriu aquilo que se propôs, rumo ao seu objetivo de vida).

Por exemplo, quando a meta não for alcançada, fique uma semana sem ir ao restaurante que você mais gosta, uma semana sem andar de carro, e assim por diante.

9. Enxergue seu trabalho como algo nobre

Se você não conseguir ter prazer com o seu trabalho, com as suas tarefas do dia a dia, isso se tornará pesado e fará mal para você. Portanto, na minha humilde opinião, aqui você tem duas opções: ou você aprende gostar do que faz ou procura outra coisa para fazer (outro emprego, área de atuação etc.).

Antes de se lançar em algo totalmente novo, tente enxergar sua tarefa como algo nobre, que vai ajudar a empresa ou que vai ajudar o seu cliente. Encontre valor naquilo que você está fazendo.

10. Faça hoje melhor do que ontem, e amanhã melhor do que hoje

Trabalhe com a certeza de que você está muito melhor hoje e se proponha a fazer ainda melhor amanhã. Isso só será possível se você analisar com cuidado e carinho o seu dia, parando aqueles cinco minutos para fazer um “balanço” e definir o que pode ser melhorado e o que precisa ser criado.

11. Busque atividades motivacionais

Você precisa manter-se motivado e as atividades neste sentido podem surgir no ambiente da empresa, com seus amigos de trabalho, ou nas horas de lazer. Faça coisas que você realmente gosta e que te trarão um prazer muito grande. Praticar esportes, ler, viajar, é importante que você tenha uma vida gratificante e edificante também no aspecto pessoal, pois só assim haverá harmonia entre as áreas de sua vida.

12. Agradeça sempre

Eu agradeço todos os dias pelas conquistas e pelos desafios que surgem e/ou são criados por mim e minha equipe. Agradeço por estar vivo, por estar fazendo o meu melhor todos os dias. Agradeço também pelos amigos e pela minha família. A gratidão tem o poder de transformar a vida e criar oportunidades incríveis! Teste e tire suas próprias conclusões.

Conclusão

Fazer uma boa gestão do tempo está diretamente relacionado com fazer mais coisas importantes do que coisas urgentes. Como você tem lidado com o tempo na sua vida? Aprenda a priorizar e siga as dicas de produtividade de hoje; os resultados certamente virão!

Recentemente escrevi e publiquei um e-Book totalmente gratuito sobre este assunto: “A Arte de Gerenciar o seu Tempo” (clique para download). É hora de mudança, de assumir as rédeas da sua vida e, principalmente, do seu tempo! Muito obrigado, torço muito pelo seu sucesso e felicidade e conte comigo. Até a próxima!

Foto “Success woman”, Shutterstock.

– See more at: https://dinheirama.com/blog/2015/06/01/12-dicas-melhorar-produtividade-objetivos/#sthash.9HHq3bbL.dpuf

Escrito por:

LEIA TAMBÉM:  Saia da zona de conforto antes que você seja chutado fora dela!

Fabiano Santana

Fabiano Santana

CEO, Consultor Executivo e Cofundador do Portal E-VOLV.ME. Com mais de 18 anos de experiência no mundo corporativo, já passou por grandes empresas nacionais e multinacionais, como Grupo Pão de Açúcar, Via Varejo, Banco Santander, Rede-Itaú, Gafisa, IBM Brasil, Polenghi, Grupo Cosan-Raízen entre outras. Já ocupou posições de Gestão, Liderança e Consultor Executivo, bem como atuou como Professor em cursos de Pós-Graduação. Palestrante, autor de 3 livros e centenas de artigos.

  • See more at: https://dinheirama.com/blog/2015/06/01/12-dicas-melhorar-produtividade-objetivos/#sthash.9HHq3bbL.dpuf
LEIA TAMBÉM:  Responda nossa pesquisa e concorra à diversos Dev prêmios

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.

Últimos posts por Ramos de Souza Janones (exibir todos)