As diferenças entre Power Query, Power Pivot, Power BI

As diferenças entre Power Query, Power Pivot, Power BI

31 de maio de 2019 0 Por Ramos de Souza Janones

Aprenda quais são as diferenças entre Power Query, Power Pivot, Power BI, do Excel. E entre no mundo de Business Inteligence.

Power Query 

É um complemento desenvolvido a partir da versão do Excel 2010 e agora por padrão na versão 2016 como Get & Transform.

Faz parte da proposta da Microsoft para o desenvolvimento do ETL por meio de sua sigla em inglês (Extract, Transform, Load) (Extract, Transform, Upload), muito consistente com a situação da análise de grandes volumes de informações para qualquer setor econômico e social.

O Power Query permite conectar o Excel com múltiplas fontes de informações e transformá-las intuitivamente no Query Editor. Há uma quantidade considerável de ferramentas para transformar nossos dados, estes são armazenados passo a passo, dando-nos controle total sobre o processo de transformação.

Adicional apresenta o idioma M ou Power M para o mais avançado é a capacidade de acessar linha por linha ou passo a passo para editar a consulta e ser capaz de incorporar o resto das funções que eles não estão no ambiente básico do editor de consulta.

Power Pivot 

É outro complemento como o Power Query desenvolvido desde a versão de 2010 nativamente incorporada a partir da versão de 2013. Aqui podemos conectar várias fontes de informação ou com dados já transformados no Power Query. Graças à sua tecnologia de memória integrada, você pode armazenar milhões de registros sem grandes problemas contrários à nossa folha de Excel limitada.

Ele apresenta as funções DAX que são desenvolvidas para formular e extrair informações de cubos de dados e nos permite criar métricas complexas e indicadores KPI (Key Performance Indicators).

Ele nos permite criar nossos modelos de dados de uma maneira relacionativa como já conhecemos no Access e, em seguida, visualizá-los usando nossas tabelas e gráficos dinâmicos tradicionais ou dinamicamente com Power View e Power Maps.

PowerBI

O Power BI é um software gratuito para a criação de painéis ou relatórios dinâmicos, onde também podemos encontrar o editor de consulta Power Query e as fórmulas DAX, com estes dois poderosos As ferramentas do PowerBI nos permitem analisar grandes volumes de informações e a possibilidade de compartilhá-los em nossa organização, localmente ou online, dependendo do caso.

O Power BI não para apenas na parte de inserção de dados e criação de relatórios e visualizações. Como o próprio nome diz, ele é uma ótima ferramenta de Bussiness Intelligence. Quem já teve contato com BI sabe que a simples inserção de dados não resolve os problemas de análise de dados.

Uma das maiores dificuldades em tratar dados em BI é fazer a limpeza e transformação dos mesmos. Quando é necessário lidar com uma grande quantidade de dados, é inviável utilizar todos os dados brutos. O correto é fazer a limpeza, ou seja, retirar da nossa base de dados aqueles que não são essenciais na geração de informação.

Após essa limpeza, muitas vezes é preciso fazer a transformação dos dados, ou seja, mudar o formato em que foram adquiridos para formatos em que possam ser trabalhados e, por fim, gerar informações relevantes para o negócio.

O Power BI conta com um Editor de Consultas, uma feature capaz de formatar e transformar os dados de modo a deixarem eles prontos para a utilização no modelos e visualizações que você desejar criar. Além disso, o Power BI é capaz de limpar os dados que foram formatados de forma irregular, o que garante que você só trabalhe com dados sensíveis ao negócio.

Business Intelligence – Modelagem de dados

Muitas vezes os dados utilizados na produção de relatórios vêm de diversas fontes e, para que você consiga fazer com que os dados trabalhem de forma eficiente, é preciso fazer com que estes dados trabalhem em conjunto.

Para resolver este problema, é necessário criar uma relação entre os dados. Esta relação permitirá ao Power BI entender como as tabelas se relacionam. O Modo de exibição de relações é o local no qual você conseguirá fazer isso.

Quanto ganha um analista de Business Inteligence?

Conforme a imagem a cima pode chegar até R$ 6.589,00 mas pesquisando no LinKendin, há ofertas que chegam há mais de R$ 20.000,00.

Para realizar esta tarefa você pode adicionar ou remover relações de forma simples e intuitiva de forma drag and drop. Também é possível gerenciar opções de cardinalidade. Ou seja, definir relações muitos para um e um para um.

VOCÊ VAI GOSTAR: A mais completa formação de Business Analitics do Brasil.

Além disso, é possível criar colunas baseadas em cálculos realizados entre dados. Ou seja, o Power BI não limita que você trabalhe apenas com os dados inseridos, mas também gere novos dados dinâmicos baseados nas entradas escolhidas. Tudo para otimizar a ferramenta para a necessidade específica do seu negócio.

Como aprender Power Query, Power Pivot, Power BI?

Aprenda Excel, Power BI e muito mais!

Então conheça os Doutores do Excel e sua formação completa em Power BI e aprenda Power BI

Vai gostar também: 9 Conhecimentos que todos os profissionais de Business Analytics precisam

 

LEIA TAMBÉM:  Escreva e publique livros para editoras ou independente

 

Powered by Rock Convert

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.

Últimos posts por Ramos de Souza Janones (exibir todos)

Sumário
As diferenças entre Power Query, Power Pivot, Power BI
Nome do artigo
As diferenças entre Power Query, Power Pivot, Power BI
Descrição
Aprenda quais são as diferenças entre Power Query, Power Pivot, Power BI, do Excel. E entre no mundo de Business Inteligence.
Autor
Nome
Ramos da Informática
Logo

Frontend Do Zero Ao Profissional