Automação do Marketing Digital (Parte 1): O que é e porque é tão importante?

Automação do Marketing Digital (Parte 1): O que é e porque é tão importante?

2 de agosto de 2016 0 Por Ramos de Souza Janones

Automação do Marketing Digital é importante para qualquer ramo de atividade. Imagine profissionais de software! Vamos fazer uma série de artigos sobre o tema de automação. 

Automação de Marketing pode ser resumida como a possibilidade de aumentar as vendas das empresas sem precisar de mais vendedores. Simples assim. Da mesma forma que a indústria produz mais carros sem necessariamente contratar mais pessoas. Automação de marketing é a união de tecnologias e processos para interessados em vendas e marketing, com o objetivo de aumentar a eficiência e os resultados das atividades do marketing. A automação de marketing consiste em 3 partes:

  1. Rastrear todos os pontos de contato entre as empresas e clientes em potencial (leads). Sabemos que a percepção que temos sobre uma empresa é a soma de todas as vezes que interagimos com ela. As trocas de emails, as ligações, a busca de informação no site, um post no Facebook, a soma de tudo isso resulta na imagem da empresa. Agora imagine reunir tudo isso no perfil do cliente, visualizar todas as interações que eles tiveram ou deixaram de ter com a empresa, saber quais emails eles abriram, quais páginas do site eles navegaram, há quanto tempo eles não acessam seu conteúdo, essas informações são valiosas para segmentar a base, customizar o conteúdo e qualificar os melhores leads para entrar no processo de vendas.
  2. Automatizar a execução. Automatizar tarefas individuais e repetitivas do marketing. Provavelmente algumas das tarefas de marketing diárias da sua empresa seja enviar email marketing, divulgar nas mídias sociais, elaborar páginas persuasivas no site, desenvolver conteúdo interessante para os leads em todos os estágios no funil de vendas, criar anúncios no Adwords, no Facebook Ads, tarefas que podem ser automatizadas utilizando ferramentas de automação de marketing e muitas vezes reduzindo a dependência de programadores e designers.
  3. Gerar relatório das melhores ações multicanal (site, blog, mídias sociais, email, site, anúncios) e identificar quais ações geraram mais resultado.  Todos anunciantes querem saber o impacto das suas ações e saber por exemplo quantas pessoas viram e compartilharam seus conteúdos. Essa informação sempre foi muito difícil de identificar em formatos tradicionais como TV, rádio, jornal e revista. Apesar dessa informação sempre estar disponível no marketing digital, as ferramentas disponíveis para gerar relatórios mostravam os resultados das ações de forma fragmentada e a dificuldade aumentava proporcionalmente a variedade e ao tamanho dos investimentos do anunciante. Hoje as ferramentas de Automação de Marketing entregam com mais clareza e rapidez o resultado em vendas de cada ação.

A razão para a automação de marketing ter se tornado uma parte crítica no mundo do marketing é que ela resolve o problema de como se tornar relevante em escala.

Apesar do termo Automação de marketing ter explodido recentemente, ele é usado desde o começo da década de 90 quando algumas empresas começaram a criar inteligência para segmentar seus banco de dados e dessa forma gerar mais informações sobre seus clientes. Desde então essas técnicas se aprimoraram e se transformaram nos softwares de CRM que conhecemos hoje.

Estamos falando de uma modinha de 25 anos. Pense na automação de marketing como uma extensão do marketing digital. A automação de marketing potencializa seu marketing online.

Ferramentas de Automação de Marketing Digital

Este seria um tema para novos artigos, mas provavelmente você deve estar se perguntando, qual uma ferramenta de automação ideal? Então vamos falar da Lead Lovers.

Todo profissional necessita de certas ferramentas para realizar seu trabalho, e com o profissional de marketing digital não é diferente. Para realizar um trabalho bem feito o profissional de marketing digital necessita de certas ferramentas. E uma das empresas brasileiras que fornece ferramentas para profissionais digitais é aLeadLovers. Está empresa está sendo bastante aceita por afiliados digitais, profissionais em mídias e pessoas que precisam alavancar seus negócios digitais, por ser literalmente uma máquina de gerenciar e criar negócios na internet com uma facilidade incrível. 

O Que a Plataforma LeadLovers Oferece

Se você é um vendedor experiente, você já deve ter notado que os maiores vendedores criam uma ligação emocional com o seu potencial cliente, criado esse vínculo fica mais fácil transformar esse potencial cliente em um cliente. A melhor forma de criar esse vínculo em um ambiente online é através de um maior contato com seu cliente. Mas como fazer esse contato de forma efetiva no seu negócio digital? Uma das formas é através de uma sequência de e-mails ou uma estratégia de marketing bem segmentada, e a LeadLovers pode te ajudar nisso. Veja algumas das ferramentas que a LeadLovers Oferece abaixo:

  • Sequência de e-mails: Vai te permitir programar e-mails, escolher a hora em que devem ser enviados e a sequência em que devem ser enviados. Já pensou estar de férias e o seu negócio digital funcionando no automático?
  • Criação de Páginas Necessárias para seu negócio: Já tentou criar aquela página de captação de leads e foi um trabalho difícil? A LeadLovers facilita para você! Nela você poderá criar páginas de hangout e muito mais! Há vários modelos para você escolher!
  • Modelos de Estratégias Prontas: Já pensou em utilizar a mesma estratégia dos melhores profissionais de marketing digital brasileiro? A LeadLovers tem várias estratégias de marketing prontas para você adaptar e usar no seu negócio.
  • Ajuda no desenvolvimento de áreas de membros: Com essa ferramenta você pode desenvolver uma área de membros especialmente para aquelas pessoas que adquiriram algum material seu, e você pode programar a liberação por módulos.
  • Aulas Gratuitas: Você terá acesso a aulas gratuitas dos melhores profissionais do marketing digital.
  • Testes Infinitos: Você poderá realizar quantos testes quiser com suas páginas ou uma máquina inteira de vendas.
  • Gerenciar Leads: Você terá uma organização incrível dos seus leads, não importa o tão grande seja seu negócio.
  • Avaliação da Estratégia: Dados precisos para que você possa otimizar o máximo possível suas campanhas

Lead – Atrair, Automatizar, Amar

Assim como toda empresa diferenciada possui seu lema, com a LeadLovers não poderia ser diferente. O Conceito “Atrair, Automatizar, Amar”, é usado para expressar com poucas palavras o grande potencial que essa máquina irá oferecer ao seu negócio.

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É importante ressaltar uma empresa que está crescendo muito no mercado brasileiro, e isso se deve ao relacionamento constante com o cliente. Essa empresa na qual me refiro é a Netshoes. Constantemente essa empresa me envia e-mails com promoções, ofertas e cupons. Se você estiver cadastrado no site deles, então você já deve ter percebido a seriedade em que eles tratam seus clientes e na forma que eles se comunicam.

Sabemos a importância do relacionamento constante com o cliente. Sabemos também que um cliente satisfeito é também uma forma de fazer propaganda. Aliando a capacidade total da máquina LeadLovers e a sua inteligência como empreendedor você atingirá o potencial máximo do seu negócio.

LeadLovers comparada a outras Ferramentas Digitais

O que me impressiona da LeadLovers é que ela literalmente é uma Máquina de vendas onde você cria, mantém e gerencia negócios através da internet. Ela é a integração de várias ferramentas em apenas uma, como a Unbouncepages (criação de páginas), MailChimp (criação de newsletters), LeadZapp (Notificação Via Facebook), criação de área de membros muitas outras. Abaixo tem um tabela informando o valor por cada ferramenta que você iria pagar caso fosse contratar,. A LeadLovers fornece esse pacote de ferramentas por um preço bem acessível.

Lead-Lovers

Total de R$829 mensal. Dentro da Máquina LeadLovers está incluindo todas essas ferramentas por apenas R$154 mensal.

E para quem está iniciando eles ainda possuem aulas dos maiores pensadores do marketing digital da atualidade, como o Conrado Adolfo, a Camila e outros. 

Conheça mais sobre esta fantástica ferramenta de automação de marketing, aqui.

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Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.