Faça esta imagem se colorir apenas com o poder do cérebro

18 de novembro de 2015 0 Por Ramos de Souza Janones

Preto e branco: com um truque simples, você consegue ver essa foto sem cores se transformar em uma paisagem colorida

Como deixar uma foto em preto e branco cheia de cores? Com a ciência. O vídeo abaixo faz parte de uma reportagem que foi ao ar recentemente no canal inglês BBC Four. Durante o programa, uma cientista mostra como uma simples ilusão de ótica pode enganar o cérebro a ponto de colorir uma imagem.

Para que isso aconteça, a imagem original é colorida em tons alaranjados e violetas. É preciso fixar o olhar nessa imagem colorida artificialmente por alguns segundos. Depois disso, quando a foto em preto e branco volta a aparecer, o cérebro percebe a paisagem cheia de cores.

Como isso pode acontecer? Os olhos humanos têm cones capazes de perceber as cores. Os cones são as células que reconhecem as cores azul, verde e vermelho. Quando super expostos a apenas uma cor, um deles deixa de responder.

Desse modo, os outros dois “se atrapalham” e mostram cores opostas ou complementares da imagem — por exemplo, em vez de ver a cor vermelha, os cones irão ver a cor verde. Como o cérebro é rápido, essa distração acontece por apenas alguns segundos até os cones perceberem a cor original.

A reportagem fazia parte de um especial sobre cores do canal. Aliás, reconheceu o vestido azul e preto que a jornalista usa? Ou seria branco e dourado?

Assista ao vídeo abaixo (em inglês) e siga os passos da jornalista para ver a imagem colorida.

LEIA TAMBÉM:  Lisk lança nova biblioteca para desenvolvedores de JavaScript

Powered by Rock Convert

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.

Últimos posts por Ramos de Souza Janones (exibir todos)


Frontend Do Zero Ao Profissional