Formação Oracle DBA Completa


Percona anuncia plugin para MySQL

Percona anuncia plugin para MySQL

28 de fevereiro de 2012 0 Por Ramos de Souza Janones
Powered by Rock Convert

A Percona anunciou uma liberação de acesso antecipado, de um plugin PAM de autenticação para MySQL. Ao contrário do plug-in Monty Program também anunciado ontem, que aparentemente só suporta MariaDB, o plugin Percona suporta MySQL 5.5.x, Percona Server 5.2.x. e MariaDB 5.2.x.

O plugin de autenticação PAM Percona, é capaz de autenticar utilizando o usuário do sistema operacional (pam_unix), do servidor LDAP (pam_ldap), servidor RSA SecurID ou outros métodos de autenticação acessíveis.

Dessa maneira, a Percona diz que está considerando o plugin de “acesso rápido”: ele não tem o conjunto completo de recursos, mas é, no entanto, funcional. A versão atual do plugin exige que os usuários sejam criados dentro do MySQL, mesmo quando autenticado por PAM. A Percona diz que esta restrição será removida na versão final.

Características e vantagens do Percona Server

O Percona Server também é completamente compatível com o MySQL, contando, inclusive, com versões correspondentes às do SGBD original. Ele também conta com uma série de ferramentas que visam prover uma melhor performance que o MySQL. Dentre estas, se destaca o XtraDB, uma versão melhorada do InnoDB, mecanismo de armazenamento do MySQL, que permite um maior grau de ajuste e escalabilidade.

Curso completo de Games, inclusive Realidade Aumentada.Powered by Rock Convert

Baseado no XtraDB, o Percona também trouxe outra ferramenta que o coloca em vantagem sobre o MySQL, o XtraDB Cluster. Este software permite a criação, gerenciamento e monitoramento de vários clusters de servidores, oferecendo uma solução aos requisitos de escalabilidade destes sistemas.

Além disso, o MariaDB também:

  • É completamente compatível com as principais provedoras de soluções cloud, como AWS, Google Cloud e Microsoft Azure, podendo ser completamente implementado na nuvem ou como uma solução híbrida;
  • Possui uma série de recursos, como autenticação externa completamente habilitada, que estão disponíveis apenas na versão paga do MySQL;
  •  Fornece recursos de segurança avançados.

E oferece aprimoramentos em questões de desempenho, disponibilidade e escalabilidade, como:

  • Indicadores e diagnósticos para medir desempenho e ajustar o banco de dados;
  • Recursos de escalabilidade que o SGBD da Oracle só disponibiliza na versão Enterprise, não gratuita.
  • Ferramentas auxiliares.

O Percona Server mostra-se bastante adequado para aplicações com bancos de dados que exigem alto desempenho.

Com informações de Under-Linux.org

VOCÊ ESTÁ NAS SEÇÕES:  Banco de Dados » MySQL e MariaDB

Siga os bons!

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.

Últimos posts por Ramos de Souza Janones (exibir todos)

Sumário
Percona anuncia plugin para MySQL
Nome do artigo
Percona anuncia plugin para MySQL
Descrição
A Percona anunciou uma liberação de acesso antecipado, de um plugin PAM de autenticação para MySQL. Ao contrário do plug-in Monty Program também anunciado ontem, que aparentemente só suporta MariaDB, o plugin Percona suporta MySQL 5.5.x, Percona Server 5.2.x. e MariaDB 5.2.x.
Autor
Nome
Ramos da Informática
Logo



Frontend Do Zero Ao Profissional