Software grátis do Google permite que você treine inteligência artificial com seu PC.

Software grátis do Google permite que você treine inteligência artificial com seu PC.

22 de junho de 2017 0 Por Ramos de Souza Janones

Técnicas de aprendizagem de máquina, que normalmente são usadas para treinar inteligências artificiais, costumam exigir enorme poder de processamento. Por isso, são relegadas geralmente a servidores ou supercomputadores. Mas o Google liberou uma ferramenta chamada Tensor2Tensor que permite que mesmo PCs domésticos sejam usados para essas tarefas.

Tensor2Tensor (T2T) é um programa para treinar modelos de aprendizagem profunda noTensorflow – o ambiente de aprendizagem de máquina no Google. Ele permite que algoritmossejam treinados para tarefas como reconhecimento de imagenscriação de legendastradução e análise de texto. Ele foi disponibilizado em modelo open source, e seu código fonte já pode ser visto no GitHub.
Aprendizagem para todas as máquinas
Um dos principais destaques da nova ferramenta da empresa é que ela permite que os resultados obtidos por processos muito sofisticados de aprendizagem de máquina sejam replicados em sistemas muito mais simples. Por exemplo: num teste de tradução, o T2T conseguiu treinar um modelo de tradução a obter resultados semelhantes aos dos melhores sistemas com apenas um dia de treinamento em uma máquina com uma só placa de vídeo.
A disponibilização desse sistema é muito importante para universidades e outras instituições que fazem pesquisa com (ou sobre) modelos de aprendizagem de máquina. Isso porque esses modelos em geral exigem configurações muito específicas de máquinas para dar resultados, e uma variação mínima na configuração pode dar resultados muito diferentes. 
Esse sistema facilita a reprodução de resultados usando configurações de hardware diferentes. Ele também permite que um mesmo modelo seja testado com configurações diferentes, e que pequenas partes do modelo sejam alteradas para avaliar seu impacto individual no resultado final. Assim, é possível treinar modelos usado diferentes conjuntos de dados e diferentes configurações em menos tempo.

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.
LEIA TAMBÉM:  Mas, afinal, como é gerada a randomização pelo computador?