10 ferramentas para o desenvolvimento PHP moderno

10 ferramentas para o desenvolvimento PHP moderno

24 de setembro de 2015 1 Por Ramos de Souza Janones
Do Zero ao Profissional com PHP. Mais de 2.300 alunos recomenda.Powered by Rock Convert

Uma simples lista com ferramentas para desenvolvimento moderno em PHP. Existem alternativas para a maioria das ferramentas, mas vou listar ferramentas nativas do PHP sempre que possível.

1. PHPUnit

PHPUnit é um framework de testes que pertence à família xUnit de frameworks de teste. É utilizado para escrever e rodar testes automatizados.

Site do PHPunit

2. Selenium RC

Selenium RC pode ser utilizado em conujunto com o PHPUnit para criar e rodar testes automatizados de dentro do browser. Permite que seja rodado em diversos browsers e plataformas, pois é implementado em Java.

Site do Selenium RC

Curso de PHP ERP com NFe.

3. PHP CodeSniffer

PHP CodeSniffer é um analizador de código PHP que escaneia o seu código e mostra erros e alertas baseado em um conjunto de padrões de código.

Site do PHP CodeSniffer
Documentação do PHP CodeSniffer

4. Phing

Phing é um empacotador de projetos escrito em PHP, muito semelhante ao popular ant, do Java. O Phing pode ser usado para fazer builds automáticas, migração de banco de dados, implantação (deployment) e configuração de código.

Site do Phing
Manual do Phing (em inglês)
Migração de banco de dados com Phing (em inglês)

5. Xdebug

Xdebug é uma ferramenta que serve para várias coisas: debug remoto, rastreamento de pilha (stack trace), rastreamento de funções, perfilamento (profiling) e análise de código. O cliente de debug está disponível em diversas IDEs de PHP e até plugins, fazendo com que seja possível debugar código até através do vim.

Site do Xdebug
Documentação do Xdebug

6. PHPDocumentor

PHPDocumentor é uma ferramenta de documentação automatizada, que permite que você gere uma documentação a partir de de comentários formatados especificamente no seu código. Semelhante ao Javadoc.

Site do PHPDocumentor

7. phpUnderControl

phpUnderControl é uma espécie de “add-on” do CruiseControl (uma famosa ferramenta de integração contínua). Junto com as últimas seis ferramentas, o phpUnderControl te dá uma visão geral do estado atual da sua aplicação/base de código.

Site do phpUnderControl

8. Zend Framework – ou <insira seu Framework favorito aqui>

Frameworks facilitam o desenvolvimento de software, permitindo que os desenvolvedores foquem na lógica de negócio ao invés de ficar se preocupando com elementos chatos e repetitivos do desenvolvimento, como implementação de cachê. Existem diversos frameworks, de todos os tamanhos, tipos e sabores, mas eu particularmente prefiro o Zend Framework.

Site do Zend Framework
Documentação do Zend Framework (em inglês)

9. Subversion

Subversion é uma ferramenta para controle de versionamento de arquivos, sucessora do CVS. Esta ferramenta se torna muito interessante porque permite que vários desenvolvedores trabalhem no mesmo código e ainda guarda um histórico de todas as alterações dos arquivos, desde o início do projeto.

Site do Subversion

10. Jira

Eu poderia ter nomeado diversas ferramenas, mas esta é a que tive contato mais recentemente e gostei do que vi. Jira é um tracker de bugs/solicitações que pode auxiliar no gerenciamento do projeto em termos de objetios e roadmaps. A maioria dos trackers se integram à controladores de versão, como o Subversion. O único ponto fraco do Jira é que ele é cobrado quando utilizado em projetos que não sejam open source.

Site do Jira

E então?

O que achou da lista? Faltou alguma coisa? Prefere alguma alternativa aos softwares listados?

Mande sua sugestão!

Aproveitando, segue nossa indicação:

Curso de Laravel – Plataforma EAD (LaraSchool), foi criado pelaEspecializaTi. Resumidamente: Neste curso você vai aprender a criar uma plataforma ead multi usuários, onde qualquer pessoa pode se cadastrar no sistema e postar cursos e comercializar e ainda aprenderá como integrar o Laravel com um dos gateways de pagamentos mais famosos que existem para produtos digitais, o HotMart. Espero que goste desta dica! 😉

 

LEIA TAMBÉM:  Como Manipular Datas com PHP

Outros tutoriais e dicas sobre PHP:

Subscribe to our mailing list

* indicates required


Além de PHP e MySQL, deseja receber outro tema?

LEIA TAMBÉM:  O que é e como usar AJAX?
Email Format


Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.

Últimos posts por Ramos de Souza Janones (exibir todos)