Ramos da Informática

10 ferramentas para o desenvolvimento PHP moderno

10 ferramentas para o desenvolvimento PHP moderno

Uma simples lista com ferramentas para desenvolvimento moderno em PHP. Existem alternativas para a maioria das ferramentas, mas vou listar ferramentas nativas do PHP sempre que possível.

Uma simples lista com ferramentas para desenvolvimento moderno em PHP. Existem alternativas para a maioria das ferramentas, mas vou listar ferramentas nativas do PHP sempre que possível.

Selecionamos 10 ferramentas PHP para aumentar sua produtividade.

1. PHPUnit

PHPUnit é um framework PHP de testes que pertence à família xUnit de frameworks de teste. É utilizado para escrever e rodar testes automatizados.

Site do PHPunit

2. Selenium RC

Selenium RC pode ser utilizado em conujunto com o PHPUnit para criar e rodar testes automatizados de dentro do browser. Permite que seja rodado em diversos browsers e plataformas, pois é implementado em Java.

Evento gratuito de tecnologia: inscreva-se na 3ª edição do Dev Summit:

  1. Vem ai a 3ª edição do maior evento hands-on de desenvolvimento de software do Brasil. Vamos apresentar tecnologias, ferramentas e práticas em mais de 20 horas em sessões ao vivo com profissionais de referência em Full Stack, Flutter, Angular, React e muito mais.
  2.  



    Site do Selenium RC

    3. PHP CodeSniffer

    PHP CodeSniffer é um analizador de código PHP que escaneia o seu código e mostra erros e alertas baseado em um conjunto de padrões de código.

    Site do PHP CodeSniffer
    Documentação do PHP CodeSniffer

    4. Phing

    Phing é um empacotador de projetos escrito em PHP, muito semelhante ao popular ant, do Java. O Phing pode ser usado para fazer builds automáticas, migração de banco de dados, implantação (deployment) e configuração de código.

    Site do Phing
    Manual do Phing (em inglês)
    Migração de banco de dados com Phing (em inglês)

    5. Xdebug

    Xdebug é uma ferramenta que serve para várias coisas: debug remoto, rastreamento de pilha (stack trace), rastreamento de funções, perfilamento (profiling) e análise de código. O cliente de debug está disponível em diversas IDEs de PHP e até plugins, fazendo com que seja possível debugar código até através do vim.

    Site do Xdebug
    Documentação do Xdebug

    6. PHPDocumentor

    PHPDocumentor é uma ferramenta de documentação automatizada, que permite que você gere uma documentação a partir de de comentários formatados especificamente no seu código. Semelhante ao Javadoc.

    Site do PHPDocumentor

    7. phpUnderControl

    phpUnderControl é uma espécie de “add-on” do CruiseControl (uma famosa ferramenta de integração contínua). Junto com as últimas seis ferramentas, o phpUnderControl te dá uma visão geral do estado atual da sua aplicação/base de código.

    Site do phpUnderControl

    8. Zend Framework – ou <insira seu Framework favorito aqui>

    Frameworks facilitam o desenvolvimento de software, permitindo que os desenvolvedores foquem na lógica de negócio ao invés de ficar se preocupando com elementos chatos e repetitivos do desenvolvimento, como implementação de cachê. Existem diversos frameworks, de todos os tamanhos, tipos e sabores, mas eu particularmente prefiro o Zend Framework.

    Site do Zend Framework
    Documentação do Zend Framework (em inglês)

    9. Subversion

    Subversion é uma ferramenta para controle de versionamento de arquivos, sucessora do CVS. Esta ferramenta se torna muito interessante porque permite que vários desenvolvedores trabalhem no mesmo código e ainda guarda um histórico de todas as alterações dos arquivos, desde o início do projeto.

    Site do Subversion

    Provavelmente irá gostar:

    10. Jira

    Eu poderia ter nomeado diversas ferramenas, mas esta é a que tive contato mais recentemente e gostei do que vi. Jira é um tracker de bugs/solicitações que pode auxiliar no gerenciamento do projeto em termos de objetios e roadmaps. A maioria dos trackers se integram à controladores de versão, como o Subversion. O único ponto fraco do Jira é que ele é cobrado quando utilizado em projetos que não sejam open source.

    Site do Jira

    E então?

    O que achou da lista? Faltou alguma coisa? Prefere alguma alternativa aos softwares listados?

    Mande sua sugestão!

    Aproveitando, segue nossa indicação:

    Curso de Laravel – Plataforma EAD (LaraSchool), foi criado pelaEspecializaTi. Resumidamente: Neste curso você vai aprender a criar uma plataforma ead multi usuários, onde qualquer pessoa pode se cadastrar no sistema e postar cursos e comercializar e ainda aprenderá como integrar o Laravel com um dos gateways de pagamentos mais famosos que existem para produtos digitais, o HotMart. Espero que goste desta dica! 😉

     

    Outros tutoriais e dicas sobre PHP:

Subscribe to our mailing list

* indicates required


Além de PHP e MySQL, deseja receber outro tema?

Email Format


Sair da versão mobile