10 livros de TI mais vendidos no primeiro trimestre de 2019

10 livros de TI mais vendidos no primeiro trimestre de 2019

15 de abril de 2019 1 Por Ramos de Souza Janones
Powered by Rock Convert

Realizamos um levantamento dos 10 livros sobre tecnologia e programação mais neste primeiro trimestre de 2019, o que mostra a tendência até mesmo para 2020.

LEIA TAMBÉM: Os 10 livros de tecnologia mais vendidos no primeiro SEMESTRE de 2019.

1o. Lugar: Data Science do zero

As bibliotecas, estruturas, módulos e kits de ferramentas do data science são ótimas para desempenhá-lo mas, também, são uma ótima forma de mergulhar na disciplina sem ter, de fato, que entender data science.

Neste livro, você aprenderá como os algoritmos e as ferramentas mais essenciais de data science funcionam ao implementá-los do zero. Se você tiver aptidão para matemática e alguma habilidade para programação, o autor Joel Grus lhe ajudará a se sentir confortável com matemática e estatística nos fundamentos de data science.

Você precisará iniciar como um cientista de dados com habilidades de hackers.

Atualmente, a grande massa de dados contém respostas para perguntas que ninguém nunca pensou em perguntar. Este guia fornece o conhecimento para desenterrar tais respostas. Obtenha um curso intensivo em Python, Aprenda o básico de álgebra linear, estatística e probabilidade ― e entenda como e quando eles são usados em data science, Colete, explore, limpe, mude e manipule dados.

Veja também: Escreva e publique livros para editoras ou independente

Leia também:  

2o. Lugar: Entendendo Algoritmos: Um Guia Ilustrado Para Programadores e Outros Curiosos

Um guia ilustrado para programadores e outros curiosos. Um algoritmo nada mais é do que um procedimento passo a passo para a resolução de um problema.

Os algoritmos que você mais utilizará como um programador já foram descobertos, testados e provados. Se você quer entendê-los, mas se recusa a estudar páginas e mais páginas de provas, este é o livro certo. Este guia cativante e completamente ilustrado torna simples aprender como utilizar os principais algoritmos nos seus programas.

O livro Entendendo Algoritmos apresenta uma abordagem agradável para esse tópico essencial da ciência da computação. Nele, você aprenderá como aplicar algoritmos comuns nos problemas de programação enfrentados diariamente.

Você começará com tarefas básicas como a ordenação e a pesquisa. Com a prática, você enfrentará problemas mais complexos, como a compressão de dados e a inteligência artificial. Cada exemplo é apresentado em detalhes e inclui diagramas e códigos completos em Python. Ao final deste livro, você terá dominado algoritmos amplamente aplicáveis e saberá quando e onde utilizá-los.

O que este livro inclui A abordagem de algoritmos de pesquisa, ordenação e algoritmos gráficos Mais de 400 imagens com descrições detalhadas Comparações de desempenho entre algoritmos Exemplos de código em Python Este livro de fácil leitura e repleto de imagens é destinado a programadores autodidatas, engenheiros ou pessoas que gostariam de recordar o assunto.

3o. Big Tech: A ascensão dos dados e a morte da política: 6

Reunião dos principais artigos de um dos mais influentes especialistas em tecnologia e em internet do mundo, Evgeny Morozov. Big tech problematiza a lógica do chamado “solucionismo” tecnológico, que enxerga a tecnologia como panaceia para problemas que instituições falharam em resolver.

O livro alerta que a internet e plataformas tecnológicas baseadas em dados pessoais (Airbnb, Uber, Facebook e Whatsapp, para dar alguns exemplos), diferente do que se costuma acreditar, podem servir de ferramenta contrária à democracia, dependendo da maneira como são usadas.

Extremamente atual, abordando os efeitos positivos e negativos do universo automatizado em que vivemos, este livro faz parte da coleção Exit e comporta os textos essenciais do autor, inédito em português.

4o. Python Para Análise de Dados: Tratamento de Dados com Pandas, NumPy e IPython

Obtenha instruções completas para manipular, processar, limpar e extrair informações de conjuntos de dados em Python. Atualizada para Python 3.6, este guia prático está repleto de casos de estudo práticos que mostram como resolver um amplo conjunto de problemas de análise de dados de forma eficiente.

Você conhecerá as versões mais recentes do pandas, da NumPy, do IPython e do Jupyter no processo. Escrito por Wes McKinney, criador do projeto Python pandas, este livro contém uma introdução prática e moderna às ferramentas de ciência de dados em Python.

É ideal para analistas, para quem Python é uma novidade, e para programadores Python iniciantes nas áreas de ciência de dados e processamento científico. Os arquivos de dados e os materiais relacionados ao livro estão disponíveis no GitHub.

Utilize o shell IPython e o Jupyter Notebook para processamentos exploratórios; conheça os recursos básicos e avançados da NumPy (Numerical Python); comece a trabalhar com ferramentas de análise de dados da biblioteca pandas; utilize ferramentas flexíveis para carregar, limpar, transformar, combinar e reformatar dados; crie visualizações informativas com a matplotlib; aplique o recurso groupby do pandas para processar e sintetizar conjuntos de dados; analise e manipule dados de séries temporais regulares e irregulares; aprenda a resolver problemas de análise de dados do mundo real com exemplos completos e detalhados.

Treinamento em Machine Learning, Big Data e Analytics com PYTHON, HADOOP, SPARK e APACHE KAFKA! PRESENCIAL e ONLINE!

5o. CCNA 6.0: Guia Completo de Estudo

Totalmente revisado e atualizado. 100% focado no exame CCNA (200-125).

O exame CCNA deixou de ser a base da pirâmide de certificações da Cisco, posição ocupada já há algum tempo pela certificação CCENT. Nesta nova versão do exame (200-125), a Cisco passa a direcionar seus holofotes para tópicos mais exigidos de um profissional de redes, como IPv6, roteamento avançado, gerência e troubleshooting de redes.

Profissionais que satisfazem os requisitos mínimos exigidos pela Cisco e obtêm a certificação CCNA têm a certeza de que serão valorizados, pois esse certificado é muito requisitado pelo mercado atual. Um CCNA, na teoria, é capaz de implementar, configurar, gerenciar e operar redes de pequeno e médio porte (LANs, MANs ou WANs).

O livro “CCNA 6.0 – Guia Completo de Estudo” é a ferramenta ideal para preparar o candidato rumo ao novo exame Cisco 200-125, abrangendo 100% dos tópicos abo dados pelo exame e complementando a parte teórica com cenários e laboratórios que podem ser facilmente implementados em laboratório ou no simulador Packet Tracer.

Esta edição ainda apresenta dois cenários avançados, que reproduzem alguns problemas do mundo real encarados por um administrador de redes, acompanhados de suas devidas resoluções.

Veja também: De TCC à autor de livro: Como publicar seu TCC em editoras

6o. O projeto fênix

Bill é gerente de TI da Parts Unlimited. É segunda-feira de manhã, e, em seu caminho para o escritório, Bill recebe uma ligação do CEO. A nova iniciativa de TI da empresa, chamada Projeto Fênix, é crucial para o futuro da Parts Unlimited, mas o projeto está muito acima do orçamento e muito atrasado.

O CEO quer que Bill reporte diretamente a ele e arrume a bagunça. Bill tem 90 dias para consertar o projeto, ou todo seu departamento será terceirizado. Com a ajuda de um futuro membro do conselho e sua misteriosa filosofia das Três Maneiras, Bill começa a ver que todo o trabalho tem mais em comum com o chão de fábrica do que ele jamais imaginou.

Com o tempo passando, Bill deve organizar como o trabalho deve ser feito, otimizar o departamento e servir eficazmente às outras funções de negócios da Parts Unlimited. Em um ritmo rápido e divertido, três pessoas renomadas do movimento DevOps apresentam uma história que qualquer um que trabalhe com TI reconhecerá.

Os leitores aprenderão como melhorar suas próprias organizações de TI e nunca mais verão TI da mesma forma. Depoimentos: ‘Uma leitura obrigatória para quem quer transformar seu departamento de TI para possibilitar o sucesso do negócio.

Por meio de uma história envolvente, impossível de largar, os autores ensinam as lições fundamentais de uma maneira acessível. Todo líder de negócios e profissional de TI deve ler este livro!’ ― Mike Orzen, coautor de TI Lean, vencedor do prêmio Shingo ‘Este é o manual de drenagem do pântano de TI para quem quer que esteja com lama até o pescoço.’ ― Adrian Cockroft, arquiteto de nuvem da Netflix ‘Esta caminhada perspicaz pela dor e sucesso do negócio fará disparar um déjà-vu em quem quer que já tenha entrado em conflito com sua dependência completa da organização de TI.

Eu vejo minhas próprias experiências em todo estágio da história.’ ― Dr. Thomas Longstaff, coordenador do Programa de Ciências da Computação na Universidade Johns Hopkins ‘Este livro é uma leitura cativante que captura brilhantemente os dilemas que as empresas que dependem de TI encaram, e oferece soluções reais.

Como Deming nos lembra, ‘Não é necessário mudar. A sobrevivência não é obrigatória’. O Projeto Fênix terá um efeito profundo na TI, assim como A Meta teve na manufatura.’ ― Jez Humble, coautor de Entrega Contínua e diretor da ThoughtWorks Studios.

7o. Código limpo

Mesmo um código ruim pode funcionar. Mas se ele não for limpo, pode acabar com uma empresa de desenvolvimento. Perdem-se a cada ano horas incontáveis e recursos importantes devido a um código mal escrito.

O especialista em software, Robert C. Martin, apresenta um paradigma com ‘Código limpo – Habilidades Práticas do Agile Software.’

Aprenda a ler códigos e descubra o que está correto e errado neles.

Reavalie seus valores profissionais e seu comprometimento com o seu ofício. ‘Código limpo’ está divido em três partes.

Na primeira há diversos capítulos que descrevem os princípios, padrões e práticas para criar um código limpo.

A segunda parte consiste em diversos casos de estudo de complexidade cada vez maior. Cada um é um exercício para limpar um código – transformar o código base que possui alguns problemas em melhores e mais eficientes.

A terceira parte é a compensação – um único capítulo com uma lista de heurísticas e ‘odores’ reunidos durante a criação dos estudos de caso. O resultado será um conhecimento base que descreve a forma como pensamos quando criamos, lemos e limpamos um código.

8o.  Manual de Devops. Como Obter Agilidade, Confiabilidade e Segurança em Organizações Tecnológicas 

A convergência de vários movimentos importantes em gestão e tecnologia prepararam o terreno para o movimento DevOps, que resulta da aplicação dos princípios mais confiáveis da manufatura física e da liderança no fluxo de valor de TI.

Curso completo de Games, inclusive Realidade Aumentada.Powered by Rock Convert

Em Manual de Devops você verá que as organizações que adotam os princípios e práticas Lean melhoram significativamente a produtividade da fábrica, os tempos de execução para o cliente, a qualidade do produto e a satisfação do cliente, permitindo que vençam no mercado.

Entenda melhor o potencial da revolução DevOps e como as organizações de alto desempenho ampliam as chances de exceder metas de lucratividade, participação de mercado e produtividade.

Para tanto, são apresentados os princípios da Manufatura Enxuta e das Três Maneiras: Fluxo, Feedback e Aprendizado Contínuo, a partir dos quais todos os comportamentos de DevOps observados podem ser derivados. “Quem precisa se envolver? Como proteger, organizar e capacitar as equipes? Como maximizar as chances de sucesso?”

São apenas algumas das questões que esta obra se propõe a esclarecer. Saiba como dar início a esta transformação nas empresas, e mais importante, sem causar caos e perturbações no ambiente de produção e nos clientes.

9o. Python Fluente: Programação Clara, Concisa e Eficaz

A simplicidade de Python permite que você se torne produtivo rapidamente, porém isso muitas vezes significa que você não estará usando tudo que ela tem a oferecer.

Com este guia prático, você aprenderá a escrever um código Python eficiente e idiomático aproveitando seus melhores recursos – alguns deles, pouco conhecidos.

O autor Luciano Ramalho apresenta os recursos essenciais da linguagem e bibliotecas de Python mostrando como você pode tornar o seu código mais conciso, mais rápido e mais legível ao mesmo tempo.

Muitos programadores experientes tentam dobrar o Python para que ele se enquadre em padrões aprendidos com outras linguagens e jamais descobrem os recursos do Python que estão além de sua experiência.

Com este livro, esses programadores Python aprenderão a ser totalmente proficientes em Python 3.

Este livro inclui: O modelo de dados do Python: entenda como os métodos especiais são o segredo para o comportamento consistente dos objetos. Estruturas de dados: tire total proveito dos tipos embutidos e entenda a dualidade entre texto e bytes na era do Unicode. Funções como objetos: veja as funções Python como objetos de primeira classe e entenda como isso afeta alguns padrões de projeto populares.

Técnicas de orientação a objetos: crie classes após dominar referências, mutabilidade, interfaces, sobrecarga de operadores e herança múltipla. Controle de fluxo: tire proveito de gerenciadores de contexto, geradores.

10o. Automatize Tarefas Maçantes com Python: Programação Prática Para Verdadeiros Iniciantes

Se você já passou horas renomeando arquivos ou atualizando centenas de células de planilhas, sabe quão maçantes podem ser esses tipos de tarefa.

Que tal se você pudesse fazer o seu computador executá-las para você?

Em Automatize tarefas maçantes com Python, você aprenderá a usar o Python para criar programas que farão em minutos o que exigiria horas para ser feito manualmente – sem que seja necessário ter qualquer experiência anterior com programação.

Após ter dominado o básico sobre programação, você criará programas Python que realizarão proezas úteis e impressionantes de automação sem nenhum esforço: Pesquisar texto em um arquivo ou em vários arquivos. Criar, atualizar, mover e renomear arquivos e pastas. Pesquisar na Web e fazer download de conteúdos online. Atualizar e formatar dados em planilhas Excel de qualquer tamanho. Separar, combinar, adicionar marcas-d’água e criptografar PDFs. Enviar emails para lembretes e notificações textuais. Preencher formulários online.

Instruções passo a passo descreverão cada programa e projetos práticos no final de cada capítulo desafiarão você a aperfeiçoar esses programas e a usar suas habilidades recém-adquiridas para automatizar tarefas semelhantes. Não gaste seu tempo executando tarefas que um macaquinho bem treinado poderia fazer.

Mesmo que não tenha jamais escrito uma linha de código, você poderá fazer o seu computador realizar o trabalho pesado. Saiba como em Automatize tarefas maçantes com Python.

Conclusão

Neste primeiro trimestre de 2019 vimos a grande tendência do mercado na linguagem de programação Python e o cresimento da metodologia DevOps.

LEIA TAMBÉM: Os 10 livros de tecnologia mais vendidos no primeiro SEMESTRE de 2019.

Uma tendência que só vem crescendo no mundo corporativo e observado em ofertas de empregos pelo LinkendIn.

Este movimento não ocorre simplesmente no Brasil, mas em todo o mundo. O Phython é uma linguagem de programação forte e vem ganhando espaço mais de o Javascript no mundo. 

React Native Do Zero Ao Profissional: crie apps para Android e IOSPowered by Rock Convert
Siga os bons!

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.




Frontend Do Zero Ao Profissional