7 livros de TI mais vendidos em 2021, até agora…

7 livros de TI mais vendidos em 2021, até agora…

17 de abril de 2021 0 Por Ramos de Souza Janones

Os livros de TI mais vendidos no primeiro quadrimestrie de 2021, até o momento.

Uma análise sobre os livros mais vendidos e o mercado de TI

Sempre realizamos uma análise do mercado, ou tendências do mesmo, através dos livros mais vendidos por um período de tempo do ano. Em 2020 vimos uma crescente procura por programação Python e Javascript. Agora em 2021, nos 4 primeiros meses do ano, vemos uma preocupação em maior qualidade em códigos de programação em geral, gerênciamento de times de TI e segurança de computadores e redes.

A seguir, os 7 livros mais vendidos em TI:

  1. Código limpo: habilidades práticas do Agile Software

Mesmo um código ruim pode funcionar. Mas se ele não for limpo, pode acabar com uma empresa de desenvolvimento.
Perdem-se a cada ano horas incontáveis e recursos importantes devido a um código mal escrito.
Mas não precisa ser assim.

Recomendamos a leitura:
- 14 Hábitos de Desenvolvedores Altamente Produtivos eBook Kindle
- Kwai dá dinheiro aos usuários, como ganhar?

Lançamento do jogo Returnal para PlayStation 5
Guia de Compras em PC Gaming

O renomado especialista em software, Robert C. Martin, apresenta um paradigma revolucionário com Código limpo: Habilidades Práticas do Agile Software. Martin se reuniou com seus colegas do Mentor Object para destilar suas melhores e mais ágeis práticas de limpar códigos “dinamicamente” em um livro que introduzirá gradualmente dentro de você os valores da habilidade de um profissional de softwares e lhe tornar um programador melhor –mas só se você praticar.

Que tipo de trabalho você fará? Você lerá códigos aqui, muitos códigos. E você deverá descobrir o que está correto e errado nos códigos. E, o mais importante, você terá de reavaliar seus valores profissionais e seu comprometimento com o seu ofício.

Código limpo está divido em três partes. Na primeira há diversos capítulos que descrevem os princípios, padrões e práticas para criar um código limpo.

A segunda parte consiste em diversos casos de estudo de complexidade cada vez maior. Cada um é um exercício para limpar um código – transformar o código base que possui alguns problemas em um melhor e eficiente. A terceira parte é a compensação: um único capítulo com uma lista de heurísticas e “odores” reunidos durante a criação dos estudos de caso.O resultado será um conhecimento base que descreve a forma como pensamos quando criamos, lemos e limpamos um código.

Disponível na Amazon, aqui.

2. Técnicas de Invasão: Aprenda as técnicas usadas por hackers em invasões reais

Este livro é muito recomendado pela Ramos da Informática,, por conhecdermos pessoalmente a qualidade e profissionalismo do autor do livro, o Bruno Fraga, que é é hacker ético, professor e idealizador do projeto Técnicas de Invasão, que ensina as principais ferramentas e as habilidades necessárias para entender sobre segurança da informação de forma ofensiva – projeto que já alcançou mais de 4 milhões de pessoas na internet.

LEIA TAMBÉM:  Aprendizado de máquina para desenvolvedores

Sem dúvidas este não é um livro comum. Você está prestes a obter um conhecimento muito privilegiado em segurança da informação e hacking, dominar ferramentas e desmistificar invasões reais. Esta obra parte de uma metodologia diferenciada e prática, ensinando a todos os leitores – do completo leigo ao profissional da área – como avançar e explorar as vulnerabilidades de um mundo onde uma única falha pode custar milhões de dólares para empresas, organizações e indivíduos desprotegidos. Com este livro, você aprenderá a: • conhecer o seu alvo em uma invasão; • identificar pontos fracos e vulnerabilidades; • quebrar senhas; • realizar ataques na rede; • atacar redes Wi-Fi; • manipular indivíduos com Engenharia Social; • e muito mais. Seja bem-vindo ao Técnicas de Invasão.

Não apenas recomendamos, como também é o segundo livro mais vendido neste primeiro quadrimestre de 2021.

Disponível na Amazon, aqui.

3. Data science para negócios – 2a. Edição

Em terceiro lugar um guia amplo, profundo, porém não muito técnico, apresenta a você os princípios fundamentais do Data Science e orienta-o através do “pensamento analítico” necessário para extrair conhecimento útil e valor de negócios a partir dos dados que você obtém. Ao aprender os princípios do Data Science, você compreenderá as diversas técnicas de mineração de dados usadas hoje. Mais importante ainda, esses princípios sustentam os processos e as estratégias necessárias para resolver problemas de negócios por meio das técnicas de mineração de dados.

Disponível na Amazon, aqui.

4. Sprint a Sprint: Erros e acertos na transformação cultural de um time ágil

Este livro vai mudar a sua visão sobre como trabalhar dentro de um time ágil!” É com essa frase que Annelise Gripp abre o prefácio da obra de Mary Provinciatto e Paulo Caroli!

Os autores juntaram seus anos de experiência em diferentes cargos e empresas para compor um livro completo e ideal para todos os profissionais que já trabalham ou que desejam trabalhar dentro de um time ágil.

O sucesso de um projeto acontece ao se conectar pessoas, com talentos e habilidades diferentes, que trabalham em rumo ao mesmo objetivo: a entrega do melhor produto possível! Com exemplos reais de erros e acertos de um time ágil, embasados em conceitos técnicos, Mary e Caroli compartilham o que aconteceu Sprint a Sprint.

Livros que recomendamos a leitura:
- Programando com Kotlin
- Inspirado: como criar produtos de tecnologia que os clientes amam
- Data science para negócios

Técnicas de Invasão: Aprenda as técnicas usadas por hackers em invasões reais
Python Fluente: Programação Clara, Concisa e Eficaz

Esse método consiste em uma forma de trabalho, dividida em semanas, que tem o objetivo de buscar a melhoria contínua do time. Ao conhecer esta obra, você aprenderá a:

  • Conectar e comunicar-se com o time de maneira eficaz;
  • Utilizar as reuniões de planejamento, revisão, retrospectiva e refinamento de maneira correta e em prol da eficiência do time;
  • Incorporar outras ferramentas e métodos para o seu trabalho, como Lean Inception, Scrum, Kanban etc.;
  • Identificar erros e acertos do seu time, sempre em busca da melhoria contínua, tanto do projeto quanto das pessoas envolvidas;
  • E muito mais! Se você é líder de uma equipe à frente de um projeto, se é um dos profissionais que faz parte dela ou até se nunca esteve envolvido em um time, mas espera que isso aconteça no futuro: este livro é para você! Com uma narrativa envolvente do dia a dia de trabalho e muitos materiais teóricos que lhe fornecerão o conhecimento necessário, Sprint a Sprint proporcionará as respostas que você tanto procura!

Disponível na Amazon, aqui.

5. Microsserviços Prontos Para a Produção: Construindo Sistemas Padronizados em uma Organização de Engenharia de Software

Um dos maiores desafios para as empresas que adotaram a arquitetura de microsserviços é a falta de padronização de arquitetura – operacional e organizacional. Depois de dividir uma aplicação monolítica ou construir um ecossistema de microsserviços a partir do zero, muitos engenheiros se perguntam o que vem a seguir.

LEIA TAMBÉM:  Resenha do livro: Como meu jogo alcançou 3 Milhões de Downloads?

Neste livro prático, a autora Susan Fowler apresenta com profundidade um conjunto de padrões de microsserviço, aproveitando sua experiência de padronização de mais de mil microsserviços do Uber.

Pode gostar também:

Você aprenderá a projetar microsserviços que são estáveis, confiáveis, escaláveis, tolerantes a falhas, de alto desempenho, monitorados, documentados e preparados para qualquer catástrofe.

Explore os padrões de disponibilidade de produção, incluindo:Estabilidade e confiabilidade – desenvolva, implante, introduza e descontinue microsserviços; proteja-se contra falhas de dependência; Escalabilidade e desempenho – conheça os componentes essenciais para alcançar mais eficiência do microsserviço; Tolerância a falhas e prontidão para catástrofes – garanta a disponibilidade forçando ativamente os microsserviços a falhar em tempo real; Monitoramento – aprenda como monitorar, gravar logs e exibir as principais métricas; estabeleça procedimentos de alerta e de prontidão.

Disponível na Amazon, aqui.

6. Análise de Tráfego em Redes TCP/IP 

O grande objetivo deste livro é mostrar como realizar a análise de tráfego em redes. A nova geração IP (IPv6) também é abordada com certa profundidade, garantindo um bom entendimento sobre essa tecnologia.

LEIA TAMBÉM:  Porque cientistas de dados escolhem o Python?

Este livro utiliza o tcpdump, exaustivamente, para demonstrar a teoria com base em capturas de tráfego e, consequentemente, ensinar sua análise.

Todo o trabalho está dividido em uma introdução e cinco partes, a saber:

conceitos básicos; protocolos básicos em redes TCP/IP e sua análise; conhecimentos específicos em redes TCP/IP e sua análise; tráfegos diversos e sistemas específicos; apêndices. É feita uma ampla abordagem sobre protocolos de rede e assuntos correlatos, como IPv4, IPv6, TCP, UDP, ICMP, Ethernet, ARP e NDP, Modelo OSI, roteamento em redes, bridges e sistemas de firewall. Também serão realizados trabalhos com simuladores de redes e programas para detectar invasões. Por seu conteúdo, este livro poderá ser utilizado tanto por autodidatas quanto por universitários de graduação e pós-graduação. É um livro direcionado a todos que empregam TCP/IP dentro de uma rede de computadores, independentemente do sistema operacional utilizado.

A análise de tráfego poderá ser feita em qualquer ambiente e os conhecimentos aqui disponibilizados são universais.

Disponível na Amazon, aqui.

7. Introdução e Boas Práticas em Ux Design 

Cada vez mais o desenvolvimento do front-end de sites e sistemas tem papel preponderante em como o seu site converte, retém e agrada os usuários.

Pode gostar:

Porém, além de saber como implementar uma tela, é importante saber também o que fazer nela. Quais recursos devem ser usados? Quais informações precisam ser exibidas? Em quais lugares? Atualmente, a experiência do usuário (User Experience – UX) tem ganhado um papel fundamental na criação de sites e aplicativos.

Entender como o usuário se comportará no seu sistema é de extremo valor para criar um site simples para ele. Neste livro, Fabricio Teixeira mostra com exemplos práticos e reais de sucesso e insucesso de diferentes sites quais são as boas práticas e os pilares para conseguir construir um de uso agradável.

Disponível na Amazon, aqui.

Conclusão

Na introdução desta lista já foi realizado uma breve análise. Será este movimento devido a ausência nas universidades divido ao Covid-19? Ou o crescente número de cursos online economicos ou muitas vezes gratuitos? É necessário continuar seguindo a análise de mercado ara determinar.

Você pode gostar também:

Você está na seção:  Destaques em Tecnologia e Programação
votes
Article Rating