
9 benefícios da transição para o Scrum
17 de novembro de 2015Se você quer implantar Scrum ou já implantou, eu te revelo que o melhor caminho para que ele funcione e seja um sucesso é ler e estudar muito sobre o assunto.
Eu sempre estou estudando e a cada vez um insight novo aparece, e o SCRUM torna o clclo de trabalho mais ágil.
Uma pesquisa da Scrum Alliance revelou dados sobre o cenário Scrum, que incluem quem o está praticando, como, os níveis de sucesso e seus planos de utilização continuada. Eles foram revelados no “The 2015 State of Scrum Report”, que em fevereiro de 2015 pesquisou quase 5.000 pessoas sobre a sua utilização de Scrum.
O grupo entrevistado foi diversificado, em 108 países e refletem áreas funcionais, incluindo TI, desenvolvimento de software, desenvolvimento de produtos, operações, recursos humanos, executivos, vendas e marketing, sendo que a maioria estava inclinada ao desenvolvimento de software (44%).
De acordo com o relatório, o Scrum vai além da TI. Mas TI segue sendo o principal utilizar da metodologia, seguido pela área desenvolvimento de prodtos e operações.
Recomendamos a leitura: - 14 Hábitos de Desenvolvedores Altamente Produtivos eBook Kindle - Cupom de R$ 100 off no Smartphone Positivo Q20 - Válido somente até 1 de Maio de 2021. - Seleção de Equipamentos para Streaming
Os entrevistados estão usando Scrum para encantar o cliente e o que é bom para o cliente, também é bom para o negócio. Praticamente metade deles disseram estar cumprindo os desejos do cliente com mais precisão, mas além disso viram benefícios sobre o negócio, em relação a reuniões e restrições de escopo. Esses fatores influenciam na entrega de incrementos e no orçamento de prazos. Destes, 87% acreditam que o Scrum melhora a qualidade do ambiente de trabalho, mas 71% acreditam que ao utilizá-lo cria-se uma tensão em outras partes da empresa que não estão usando Scrum ainda.
A maioria dos entrevistados relatou que:
- O tamanho médio das equipes era de 7 pessoas
- 60% Seguiram sprints de 2 semanas
- 81% fizeram reuniões diárias
- 83% fizeram reunião de planejamento antes de cada sprint
- 90% utilizou algum artefato do Scrum, como product backlog, sprint backlog, etc, sendo que 56% os usam extensivamente
- 81% realizam reuniões de restrospectiva
- 33% tem equipes distribuídas e 26% trabalhando no mesmo local
- 43$ combinam Scrum com Kanban
- 21% combinam Scrum com Lean
// ]]>
Alguns dos insights gerais:
- 87% dizem que o Scrum melhora a qualidade de vida no trabalho das equipes
- 81% acreditam que as certificações melhoram a prática
- Em média, Scrum é é bem sucedido em 62% do tempo
- 95% continuarão a usar Scrum
A Scrum Alliance fornece diversos conteúdos e pesquisas interessantes sobre o mundo Scrum. Em um destes conteúdos são listados os benefícios da transição para o Scrum.
Empresas que planejam mudar para Scrum, mas ainda estão inseguras, saiba que esta será uma maneira de aumentar a produtividade e que existem outros benefícios significativos que se tornam aparentes bem cedo, logo no processo de transição. Ao colocar pessoas para trabalharem juntas de modo colaborativo, insights começam a surgir rapidamente. Veja alguns dos benefícios apontados por profissionais que trabalham com Scrum:
Benefício 1: O Scrum cria uma cultura de comunicação
Desde que você realmente fazer todos trabalharem juntos e em equipe. O Scrum é sobretudo comunicação, todos precisam se explicar e deixar claro a todos o que estão fazendo. O Scrum coloca pessoas de especialidades diferentes para trabalharem juntas e só isso já é muito benefíco. Também as obriga a melhorarem sua habilidade de comunicação. E você sabe, quem não se comunica, se trumbica.
Benefício 2: As ideias vem de todos os lugares
// ]]>
Hoje é impossível acreditar que ter uma pessoa só trabalhando na visão de um projeto e que ela será capaz de projetá-lo sozinha da melhor maneira possível é errado. Não dá pra alguém entender todos os aspectos de um projeto. A colaboração entre a equipe é fundamental e os membros descobriram juntos melhores formas de solucionar problemas, simplesmente porque as respostas podem vir de qualquer lugar. Nunca se sabe quem é que tem na manga a peça que faltava no quebra-cabeças.
Benefício 3: Incrementos são reconhecidos
Quando as equipes passam a trabalhar por meio de releases e sprints algo incrível começa a acontecer. Elas não esperam apenas marcos importantes acontecerem, elas celebrar cada sprint finalizada e o time se sente recompensado por seus esforços durante o projeto, não apenas no final dele. E ai o que acontece? A produtividade também aumenta!
Benefício 4: Estratégias bem-sucedidas podem ser compartilhadas
Simplesmente porque no Scrum procuramos as melhores táticas para propagar, o tempo todo. Se a equipe encontra algo que funciona melhor, reforça isso e cria uma dinâmica de organização.
Benefício 5: A transparência do Scrum revela seus pontos fortes e fracos
Após implantar a cultura Scrum os problemas organizacionais e alguns processos que antes estavam mascarados em outro estilod e gestão são relevados. E as disfunções aparecem. Essa exposição a princípio pode assustar, mas a dinâmica de remover o quanto antes os impedimentos faz com que as coisas que antes empacavam comecem a caminhar.
Benefício 6: As pessoas precisam prestar contas
A transparência leva à exposição dos membros da equipe. Inicialmente é desconfortável, mas logo começa a ser um impulsionador. Começam a aparecer aqueles que pouco contribuem, porque antes estavam acostumados a empurrar pra debaixo do tapete a questão. Ao prestar contas também temos outro benefício, as pessoas sabem claramente o que lhes foi pedido e podem pedir o apoio que precisarem para isso.
Benefício 7: Reforça a liderança
A gestão ágil resulta em uma mudança nas relações de poder, remove títulos. Porque aqui não importa o nome do seu cargo, mas sua influência real no projeto. E ai as pessoas começam a trabalhar juntas de verdade, porque juntas é que o valor existe e assim as influências e o respeito começa a ser construído. As pessoas agem para ajudar, não porque um superior “mandou”.
// ]]>
Benefício 8: Com menos controle existe mais criatividade
Processos muito controlados não permitem criar. Aliás, odeiam que alguém seja criativo porque imagina que isso é perder tempo. Ao trabalhar em equipe existe flexibilidade, compromisso e adaptação entre os membros da equipe, além de um espaço para novas qualidades nascerem, porque não estão sob a demanda de uma gestão tradicional. Com o Scrum os gestores precisam soltar as rédeas e gerenciar objetivos que querem alcançar, não pessoas. A equipe é que vai trabalhar nesses objetivos usando seu conhecimento e experiência. Assim, as habilidades de liderança de todos podem crescer – e realmente crescem. Não tem nada pior que um gerente de projetos desenhar sozinho um projeto e dizer sozinho como um produto será, sem considerar as ideias e o conhecimento dos membros da equipe. Essa liberdade para criar os leva a colaborar, adaptar e avançar de forma criativa.
Benefício 9: Novos benefícios continuam surgindo
Ao término da implantação mais benefícios aparecem em inúmeras áreas. Os funcionários ficam mais satisfeitos, a qualidade dos produtos melhora, prejuizos financeiros por conta de desenvolvimento errado de requisitos diminuem. E muito mais.
Scrum tem funcionado? Como?
Talvez você ainda tenha dúvidas. A taxa de sucesso global de projetos
entregues utilizando Scrum é de 62%. O desafio mais comum
para os entrevistados (52%) é identificar e medir o sucesso de projetos Scrum e o segundo (46%) é a transição do cascata para as práticas do Scrum. As certificações na área não são vitais, mas 81% disseram que elas ajudaram e muito.
// ]]>
Que variáveis impactam?
De acordo com a Scrum Alliance o tamanho da organização pode impactar no sucesso do Scrum. Conforme ele amenta, alguns pontos podem também ser alterados. Geralmente notou-se que as sprints ficaram mais longas, com quase 3 semanas e as equipes costumavam ter mais ou menos 10 membros. Os entrevistados disseram ainda que o apoio da alta hierarquia ajudou na implantação.
De modo geral, o Scrum tem expandido para outros departamentos dentro de organizações. A previsão é que ele continue crescendo, 95% disseram que planejam continuar usando-o.
VOCÊ ESTÁ NAS SEÇÕES: Programação » Agile
Flavia Gamonar
Certificada Product Owner e membro da Scrum Alliance
Professora universitária ministrando a disciplina de métodos ágeis no curso de pós-graduação em Engenharia de Software.