blank

Teste de Software: Prefácio do eBook de testes da Thoughtworls Brasil

Teste de Software: Prefácio do eBook de testes da Thoughtworls Brasil

18 de novembro de 2015 0 Por Ramos de Souza Janones
Powered by Rock Convert

Ok, o código de teste testa o código funcional. Mas quem testa o código de teste? O Teste de Software.

Anos atrás, seguidamente me faziam tal pergunta. E eu me enrolava todo tentando responder. Eram os anos iniciais de métodos ágeis. TDD e integração contínua ainda eram novidade para a maioria das pessoas nas conferências de TI. E eu ali, tentando falar de um pedacinho da parte visível do iceberg.

Nessa época, a indústria de software já se sentia evoluída. UML, base de dados relacional, Java (escreva uma vez e execute em qualquer lugar!). Ah, e os cargos. Todos bem definidos e de acordo com as fases de desenvolvimento de software. Analista do negócio, desenvolvedor e testador. E, para garantir o sucesso, arquitetos e gerentes.

Mas o nosso mundo mudou, e rápido! Está tudo nas nuvens. Os métodos são ágeis, e estamos no caminho da Internet das Coisas. Ferrou! Desculpem o meu francês, mas ferrou. Como vamos construir software de qualidade? “Constrói aí que depois alguém testa” não cola mais. Tampouco aquela minha visão simplista de que teste automatizado com integração contínua iria resolver todos os seus problemas.

Era apenas a ponta do iceberg e, quando você ia mergulhar para entender a parte imersa, veio o tal do Global Warming e derreteu tudo. O bloco de gelo não está mais separado. Derreteu e se juntou ao mar que o rodeava.

Leia também:  
blank

A metáfora era falha! A separação entre departamentos também. Assim como a clareza das fases de desenvolvimento de software e seus respectivos guardiões. Qualidade e, portanto, teste de software e verificação não são mais atividades separadas da criação do software.

Como vender Software - Seja desktop, web ou MobilePowered by Rock Convert

A frase estava errada. Não é que o código de teste testa o código funcional. Mas sim que o time preza por qualidade, e está colaborando para gerar valor mais rápido e com maior frequência.

E eis que surgem pessoas interessadas nessa nova filosofia. E elas não se identificam claramente por um cargo ou papel: testadores com skills de programação, analistas de qualidade, analistas do negócio, DevOps ou desenvolvedores com perfil analítico e de qualidade.

E é isto que meus prezados colegas compartilham neste e-Book, por meio de contos, histórias e dicas sobre software e qualidade: compartilham como fazemos para alcançar valor mais rápido e com maior frequência.

 Boa leitura!

 

Programação » Agile

Powered by Rock Convert
Siga os bons!
Últimos posts por Ramos de Souza Janones (exibir todos)
0 0 vote
Article Rating