Formação Oracle DBA Completa


As principais linguagens de programação utilizadas no Blockchain

As principais linguagens de programação utilizadas no Blockchain

27 de maio de 2019 0 Por Ramos de Souza Janones
Powered by Rock Convert

Saiba quais são as 10 principais linguagens de programação mais utilizadas para o desenvolvimento na plataforma de Blockchain.

Blockchain é conhecido como “o protocolo de segurança” e que tem como principal objetivo a descentralização. Com isso, uma base de registros e dados podem ser compartilhados, criando um índice detalhado a nível global com todas as transações que ocorrem em um determinado mercado, neste caso, o das criptomoedas. Saiba as principais linguagens de programação utilizadas em blockchain.

No entanto, para que tudo isso funcione é preciso programar, e assim, separamos as 10 principais linguagens de programação mais utilizadas em blockchain. Todos nós sabemos que os desenvolvedores de blockchain e cryptocurrency estão sendo quase que caçados nos dias de hoje, isso devido a alta procura por estes profissionais.

Mas, quais são as linguagens de programação mais populares no desenvolvimento de blockchain?

O Solidity do Ethereum ocupa o primeiro lugar, seguido pelo JavaScript e pelo Java no segundo e terceiro lugar, respectivamente, de acordo com as perguntas mais comuns relacionadas ao blockchain no StackOverflow.

Para chegar a essa conclusão, a Hard Fork pesquisou o StackOverflow em busca de entradas marcadas com o termo “blockchain”.

Em 2.724 questões referenciando “blockchain”, o Solidity apareceu um total de 259 vezes. O JavaScript foi mencionado em 130 questões, seguido pelo Java com 71 menções. O Python e o Google’s Go completam os cinco primeiros, com 66 e 58 menções, respectivamente.

O gráfico a seguir mostra as 10 linguagens de programação mais utilizadas para o desenvolvimento em Blockchain:

Isso significa que quase 10% de todas as entradas relacionadas ao blockchain no StackOverflow mencionaram Solidity. Por outro lado, JavaScript e Java apareceram em 4,8 e 2,6% de todas as discussões sobre desenvolvimento de contabilidade distribuída.

Aqui está o top 10 detalhamento de menções por porcentagem:

Curso completo de Games, inclusive Realidade Aumentada.Powered by Rock Convert

Para o registro, os dados coletados pelo Hard Fork referem-se simplesmente a posts marcados com o termo “blockchain”, o que significa que o número total de menções de Solidity no StackOverflow pode ser ainda maior; o mesmo vale para qualquer outra entrada em nossos gráficos, a única exceção é que Solidity é estritamente uma linguagem de desenvolvimento blockchain.

Treinamento em Machine Learning, Big Data e Analytics com PYTHON, HADOOP, SPARK e APACHE KAFKA! PRESENCIAL e ONLINE!

Blockchain vs desenvolvimento não-blockchain

Curiosamente, o Solidity nem aparece nas 10 linguagens de programação mais populares de maneira geral, de acordo com a pesquisa de desenvolvedores do StackOverflow em 2019. Isso faz sentido, especialmente quando você considera que o blockchain ainda é responsável por uma pequena fração de todo o desenvolvimento de software.

Também vale a pena notar que o StackOverflow usa uma metodologia de coleta de dados diferente, portanto, a comparação com os gráficos compilados pelo Hard Fork não é totalmente científica.

Além disso, há algumas sobreposições entre as linguagens de programação blockchain mais populares e as linguagens de programação mais populares em geral – seis para ser no total, incluindo JavaScript (taxas muito altas em ambos os gráficos), Java, Python, PHP, C # e C ++.

Powered by Rock Convert
Siga os bons!

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.

Últimos posts por Ramos de Souza Janones (exibir todos)




Frontend Do Zero Ao Profissional