BITBUCKET – REPOSITÓRIO ON-LINE GRÁTIS

BITBUCKET – REPOSITÓRIO ON-LINE GRÁTIS

22 de agosto de 2018 0 Por Ramos de Souza Janones

O BitBucket é um serviço gratuito de hospedagem para projetos de software que utilizam Mercurial ou GIT como controle de versão.

Por LEANDRO LOIOLA

BitBucket é um serviço gratuito de hospedagem para projetos de software que utilizam Mercurial ou GIT como controle de versão. Aparece na quarta colocação do site alternativeTO como alternativa do GitHub.

Leia:

Recomendamos a leitura:
- 14 Hábitos de Desenvolvedores Altamente Produtivos eBook Kindle
- Kwai dá dinheiro aos usuários, como ganhar?

Lançamento do jogo Returnal para PlayStation 5
Guia de Compras em PC Gaming

Segue abaixo um tutorial simples de utilização do serviço, mostrando algumas das principais funcionalidades oferecidas pelo BitBucket.

Cadastro

Acesse https://bitbucket.org/account/signup/ e preencha o nome do usuário, e-mail e senha. Após isso, vá até seu e-mail e confirme o cadastro.

Criando um repositório

Ao acessar pela primeira vez o BitBucket, ele irá apresentar a opção de criar um novo repositório ou importar um já existente. Neste exemplo, iremos criar um novo repositório público, utilizando o GIT para versionar, JAVA como linguagem de programação e habilitando o controle de atividadeswiki.

O respositório pode ser acessado através da url https://bitbucket.org/leandroloiolablog/leandroloiola/.


Figura 1 – Criando um repositório

Enviando o projeto

Como informado no cadastro do repositório, o versionador utilizado será o GIT. Se você ainda não tem, baixe-o em https://msysgit.github.com/.

O endereço do seu repositório para baixá-lo na sua máquina irá aparecer na aba Overview. No nosso exemplo, é mostrado o endereço abaixo:

1
$ git clone https://bitbucket.org/leandroloiolablog/leandroloiola.git.

Commits

Na aba Commits, serão mostrados os commits feitos pelos usuários com permissão de escrita no repositório. Ali são mostrados o nome do usuário, o código da revision, a descrição do commit e a data.


Figura 2 – Relação dos commits feitos no projeto

Detalhes do commit

Ao clicar no código da revision de um determinado commit, é possível verificar detalhadamente tudo o que foi modificado pelo envio, como os arquivos incluídos, alterados e excluídos, além de mostrar linha-a-linha nos arquivos o que foi alterado.


Figura 3 – Detalhamento do commit

Consulta do código

Na aba Source, é possível navegar pela árvore de diretórios do projeto e, ao clicar em um determinado arquivo, ver seu código na última versão enviada.


Figura 4 – Consultando o código

Controle de atividades

É possível controlar as atividades do projeto na aba Issues, relacionando-as a uma determinada pessoa, informando o tipo da atividade e sua prioridade.

Livros que recomendamos a leitura:
- Programando com Kotlin
- Inspirado: como criar produtos de tecnologia que os clientes amam
- Data science para negócios

Técnicas de Invasão: Aprenda as técnicas usadas por hackers em invasões reais
Python Fluente: Programação Clara, Concisa e Eficaz

É possível ainda adicionar uma descrição para esta atividade, podendo inclusive adicionar anexos. É ótimo para controlar bugs e propostas de evolução do código.


Figura 5 – Controle de atividades

WIKI

A aba Wiki acaba sendo bastante importante para organizar em um único lugar informações como tutoriais para preparação de ambiente, padronização do código e regras de commit. Funciona como um Wiki qualquer, possuindo tags para manipular títulos, links e etc.


Figura 6 – Wiki

você está na seção:  Programação

Leia também:

votes
Article Rating
LEIA TAMBÉM:  O futuro do C#: Tuplas e estruturas anônimas

Sumário
BITBUCKET – REPOSITÓRIO ON-LINE GRÁTIS
Nome do artigo
BITBUCKET – REPOSITÓRIO ON-LINE GRÁTIS
Descrição
O BitBucket é um serviço gratuito de hospedagem para projetos de software que utilizam Mercurial ou GIT como controle de versão. Aparece na quarta colocação do site alternativeTOcomo alternativa do GitHub.
Autor
Nome
Ramos da Informática
Logo