Formação Oracle DBA Completa


Como fazer pequenas pausas podem tornar seus códigos mais produtivos?

Como fazer pequenas pausas podem tornar seus códigos mais produtivos?

2 de dezembro de 2016 0 Por Ramos de Souza Janones
Powered by Rock Convert

Ter um sistema por trás de como você trabalhar todos os dias permite que você se torne mais produtivo com uma base diária. Você consegue maiores resultados, trabalhando rápido, obtém resultados rápidos, fazendo mais e terminando mais coisas a serem feitas, é o que muitas vezes procuramos.

Sou um grande fã do auto desenvolvimento e tentativas de melhorar minha própria produtividade no desenvolvimento de softwares, eu costumo utilizar uma técnica de produtividade chamada de técnica Pomodoro. Uma técnica que deu certo para mim e compartilho com vocês.

Espero que você possa aplicar esta técnica de produtividade em seu trabalho, é uma ótima maneira de começar a trabalhar com maior produtividade. se tornar mais organizado e, até escrever códigos melhores..

Powered by Rock Convert

O que é a técnica Pomodoro?

A Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo. A técnica foi desenvolvida no final dos anos 80 por Francesco Cirillo, que procurava uma maneira de aumentar sua produtividade nos estudos.

Na prática, a Técnica Pomodoro consiste em trabalhar por blocos de tempo, chamados de pomodoro. Cada pomodoro tem 25 minutos, durante os quais você tem que trabalhar em uma única tarefa, sem interrupções. No fim de cada pomodoro, você deve fazer uma pausa de 5 minutos. A cada quatro pomodori (plural de pomodoro), você deve fazer uma pausa maior, de 30 minutos.

Os objetivos da técnica são:

VAI GOSTAR: Guia Jurídico Definitivo para Startups

VEJA TAMBÉM: Sucesso na Carreira com o LinkedIn

RECOMENDAMOS: Curso de Desenvolvimento de Games Completo

LEIA: Como Aprender Java e ir além do mercado de trabalho tradicional


  • Aumentar sua concentração
  • Aumentar sua produtividade
  • Diminuir as interrupções
  • Aprender quanto tempo você demora em cada tarefa
  • Aliviar sua ansiedade

Assista a um vídeo sobre a técnica:

Como utilizar

Você deve ter uma lista de tarefas que precisa executar. Então, ajuste o timer no celular, no computador ou mesmo aqueles timers de cozinha para tocar o alarme em 25 minutos e trabalhe nas suas tarefas. Quando o timer tocar, faça uma pausa curta (5 minutos) e parta para outra tarefa. A cada quatro “pomodoros”, faça uma pausa mais longa.

Se tiver uma ideia ou se lembrar de outra coisa que precisa fazer, não interrompa o que está fazendo – escreva uma nota para ler posteriormente e continue trabalhando. Caso você termine a tarefa antes do timer tocar, aproveite para fazer tarefinhas mais rápidas, como responder um e-mail.

No início do dia, você deve fazer uma lista de tarefas a serem realizadas para saber quais são as tarefas mais fáceis e as mais difíceis. Isso te orientará para onde deve focar.

É importante fazer um registro das suas atividades para ver quanto tempo demorou em cada uma delas e de quantos pomodoros foram feitos o seu dia.

Como Aplico

Deixo um timer, trabalho 20 minutos interruptos e descanso 5 minutos. Vou uma volta, uma esticada no corpo, uma conversa. Acabaram os 5 minutos, mais 20 minutos. No decorrer do dia aumento tanto o tempo de trabalho, quanto o tempo de descanso em 5 minutos. Não passando o tempo de descanso em mais de 20 minutos. 

Há o app FocusBooster, mas prefiro um timer de verdade. Desde que passei a adotar esta técnica canso menos escrevendo códigos e até parece que as soluções saem mais rápido de quando não utilizava esta técnica. 

O que mais faço?

Monitoro tudo o que faço no PC tendo um relatório de TODAS minhas atividades. Para isso utilizo o Rescue Time, no inicio quando utilizei ele, descobri que ficava mais de 4 horas no Facebook, um absurdo para a produtividade e tempo pra algo melhor. O Rescue Time você terá um relatório de quanto tempo gasta em cada site, cada programa de computador e assim poderá ir mudando seus hábitos e se tornando mais produtivo.

Chegou sua hora!

E você, o que faz para melhorar sua produtividade no trabalho e escrever melhor códigos de programação? Responde nos comentários.

Powered by Rock Convert
Siga os bons!

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.

Últimos posts por Ramos de Souza Janones (exibir todos)


Frontend Do Zero Ao Profissional