Dica Delphi: Um exemplo de uso de uma API iOS

Dica Delphi: Um exemplo de uso de uma API iOS

15 de maio de 2013 0 Por Ramos de Souza Janones
Como vender Software - Seja desktop, web ou MobilePowered by Rock Convert

Veja nesse artigo dica de Delphi e aumente ainda mais o seu conhecimento da linguagem Delphi.

Dica Delphi: Um exemplo de uso de uma API iOS – A seguir um exemplo curso de como mostrar o status de rede no iOS.

Download: Editor de tema para as IDEs do Delphi

O que é API?

O acrônimo API que provém do inglês Application Programming Interface (Em português, significa Interface de Programação de Aplicações), trata-se de um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos e documentados por uma aplicação A, para que outras aplicações consigam utilizar as funcionalidades desta aplicação A, sem precisar conhecer detalhes da implementação do software.

Desta forma, entendemos que as APIs permitem uma interoperabilidade entre aplicações. Em outras palavras, a comunicação entre aplicações e entre os usuários.

Exemplo de API: Twitter Developers

Representação gráfica de uma API | Na imagem é possível ver um esquema, em que mostra como outros softwares interagem com uma mesma API de um software específico

2) Representações

Agora que já sabemos que uma API permite a interoperabilidade entre usuários e aplicações, isso reforça ainda mais a importância de pensarmos em algo padronizado e, de preferência, de fácil representação e compreensão por humanos e máquinas. Isso pode soar um pouco estranho, mas veja esses três exemplos:

Qual deles você escolheria para informar o endereço em uma carta? Provavelmente o último, por ser de fácil entendimento para humanos, não é mesmo? Contudo, as 3 representações são válidas, pois nosso entendimento final é o mesmo, ou seja, a semântica é a mesma.

Powered by Rock Convert

Por outro lado, você deve concordar comigo que a primeira representação (formato XML) é mais verbosa, exigindo um esforço extra por parte de quem está escrevendo. No segundo exemplo (formato JSON) já é algo mais leve de se escrever. Já o último (formato YAML), é praticamente como escrevemos no dia a dia.

LEIA TAMBÉM:  Executando apps em RAD Studio ou Delphi XE7/XE8 no iOS

Sendo assim, esse é o primeiro passo que precisamos dar para permitir a comunicação interoperável. E o mais legal é que essas 3 representações são válidas atualmente, ou seja, homens e máquinas podem ler, escrever e entender esses formatos.

Origem do REST

O HTTP é o principal protocolo de comunicação para sistemas Web, existente há mais de 20 anos, e em todo esse tempo sofreu algumas atualizações. Nos anos 2000, um dos principais autores do protocolo HTTP, Roy Fielding, sugeriu, dentre outras coisas, o uso de novos métodos HTTP. Estes métodos visavam resolver problemas relacionados a semântica quando requisições HTTP eram feitas.

LEIA TAMBÉM:  Turbinando o Delphi com CnWizzards

Nesta dica apresentamos um exemplo de uso de uma API iOS. Que também pode ser adaptada para Android. Esperamos que seja útil.

uses
  iOSapi.UIKit;

function SharedApplication: UIApplication;
begin
  Result := TUIApplication.Wrap(TUIApplication.OCClass.sharedApplication);
end;

procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  SharedApplication.setNetworkActivityIndicatorVisible(not SharedApplication.isNetworkActivityIndicatorVisible);
end;

Veja também:

Os melhores conteúdos em português na Web para você aprender de vez a desenvolver aplicativos multi-plataformas com o Delphi XE para Android e iOS.

Você está nas seções: » Programação » Delphi

Aumente suas Vendas de Software

Powered by Rock Convert
Siga os bons!
Últimos posts por Ramos de Souza Janones (exibir todos)
vote
Article Rating
LEIA TAMBÉM:  Cálculo de um ano bissexto utilizando várias linguagens de programação