Epoc.js: Projeto JavaScript para Sensores de Controle Cerebral

Epoc.js: Projeto JavaScript para Sensores de Controle Cerebral

13 de março de 2019 0 Por Ramos de Souza Janones

Epoc.js, um software de controle de código aberto para a linha Emotiv de sensores cerebral para desenvolvedores Javascript.

A recente transição da ficção científica para a realidade com a Brain Machine Interface, juntamente com a Lei de Atwood, “qualquer aplicativo que possa ser escrito em JavaScript, será escrito em JavaScript”, levou ao Epoc.js, um software de controle de código aberto para a linha Emotiv de sensores cerebrais.

O software fornecido pela Emotiv não é de código aberto, os dados brutos de cada sensor não estão disponíveis. Em vez disso, a API permite o acesso a recursos como acelerômetro e giroscópio, desempenho (excitação, relaxamento, etc.) e expressões (piscadela, sorriso franzido, etc.) e comandos mentais (empurrar, puxar, levantar, etc.).

Para fazer a interface cérebro-máquina funcionar, um usuário final precisa primeiro treinar os comandos mentais. Uma vez terminado, é possível usar o epoc.js, criado por Charlie Gerard, uma desenvolvedora de software na ThoughtWorks, para trabalhar com a API Emotiv, bem como usar o emulador Emotiv.

mind controlled interface

Evento gratuito de tecnologia: inscreva-se na 3ª edição do Dev Summit:

  1. Vem ai a 3ª edição do maior evento hands-on de desenvolvimento de software do Brasil. Vamos apresentar tecnologias, ferramentas e práticas em mais de 20 horas em sessões ao vivo com profissionais de referência em Full Stack, Flutter, Angular, React e muito mais.
  2.  



    Gerard usou epoc.js para criar diversas demonstrações, incluindo um teclado cerebral, uma navegação de espaço 3D usando WebVR e pilotar um drone.

    Há uma variedade de ondas cerebrais que podem ser detectadas, das quais diferentes tipos de aplicações podem concentrar seus esforços:

    • Delta (0,5 – 4 Hz) – sono profundo sem sonhos, reparação;
    • Teta (4 – 8 Hz) – criatividade, sonhos, meditações;
    • Alfa (8 – 13 Hz) – relaxamento fisico e mental;
    • Beta (13 – 32 Hz) – acordado, consiente, pensando;
    • Gamma (32 – 100 Hz) – aprendizagem, resolução de problemas.

    Gerard explica que alguns limites atuais do software de controlador de sensores cerebrais incluem treinamento de usuários, latência inicial, precisão para hardware não invasivo e aceitação social.

    Epoc.js fornece uma variedade de dados de dispositivos e eventos para os desenvolvedores interagirem com os sensores cerebrais do Emotiv.

    Outros esforços interessantes de JavaScript na interface cérebro-máquina incluem:

    • Wits – biblioteca Node.js que lê sua mente com o headset Emotiv EPOC EEG;
    • BCI.js – Biblioteca para projeto de interface cérebro-computador baseada em EEG (BCI) com JavaScript e Node.js. Com métodos para processamento de sinais e aprendizado de máquina, manipulação de dados, janelas de dados e redes;
    • OpenBCI Ganglion – Cliente WebBluetooth para a placa EED Ganglion da OpenBCI;
    • Brain Bits – Um mecanismo de ortografía online P300 para headsets Emotiv.

    Ainda que nos estágios iniciais, a tecnologia de interface cérebro-máquina está avançando rapidamente e oferece uma variedade de usos possíveis.

    O Epoc.js é um software de código aberto disponível sob licença MIT. Contribuições e feedbacks são incentivados através do projeto Epoc.js no GitHub.

    Palestra sobre o projeto: Brain controlled JavaScript (Em Inglês)

    VEJA TAMBÉM:

     

    VOCÊ ESTÁ NAS SEÇÕES: » Programação » Javascript

    votes
    Article Rating

    LEIA TAMBÉM:  UX: Tela com muitas informações ou distribuídas em várias telas?

    E-Zine Ramos da Informática

    * indicates required

    View previous campaigns.