Visual Studio Code Online: escreva, teste e depure online.

Visual Studio Code Online: escreva, teste e depure online.

4 de novembro de 2019 1 Por Ramos de Souza Janones

A Microsoft lançou o Visual Studio Code Online. Ele permite aos desenvolvedores escrever, testar e depurar programas de forma 100% online.

O Visual Studio Online levou o Visual Studio Code para a internet. Ou seja, o ambiente de desenvolvimento leve da Microsoft agora pode rodar a partir de um browser e dispensa que tenhamos qualquer ferramenta de desenvolvimento instalada localmente.

O Visual Studio Code foi criado para rodar no Electron que permite o desenvolvimento de soluções desktop a partir de tecnologias Web. Logo, parece ter sido natural “portar” o VS Code para o browser.

Veja também:

Recomendamos a leitura:
- 14 Hábitos de Desenvolvedores Altamente Produtivos eBook Kindle
- Cupom de R$ 100 off no Smartphone Positivo Q20 - Válido somente até 1 de Maio de 2021.

- Seleção de Equipamentos para Streaming

 

LEIA TAMBÉM:  O futuro do C#: Tuplas e estruturas anônimas

O Visual Studio Online é uma abstração para a “máquina de desenvolvimento”. Em teoria, cada “ambiente de trabalho” pode conter tudo que é necessário para que um projeto de software seja desenvolvido, depurado e testado. Com isso, temos uma potencial redução dramática de tempo para entregar tudo que um desenvolvedor precisa para trabalhar de forma produtiva.

O Visual Studio Online também consegue integrar com o Visual Studio Code no Desktop e, também, com o Visual Studio 2019. Assim, podemos fazer uso de todos os recursos que já conhecemos, nos beneficiando da possibilidade de usar a nuvem para depurar e testar nossas aplicações.

VAI GOSTAR: Visual Studio Code em Português pt-br

Ambientes de trabalho podem ser criados e apagados em poucos segundos. Também é possível especificar o “poder computacional” da máquina que estará funcionando remotamente.

Os “ambientes de trabalho” são 100% configuráveis e podem acabar com o velho “na minha máquina funciona”.

Embora a ideia seja tornar o desenvolvimento fácil a partir de qualquer dispositivo acessando a Internet, ainda não foi possível ter experiência plena em um iPad Pro (há uma mensagem indicando que o browser do iPad ainda não é 100% compatível e que isso será resolvido em breve).

O BENEFÍCIO

Desenvolver aplicações em qualquer dispositivo, em qualquer lugar, nunca foi tão fácil e barato. Além disso, o tempo necessário para fazer o “setup” de uma máquina de desenvolvimento nunca foi tão baixo.

AS RESSALVAS

O Visual Studio Online depende da Internet. Além disso, a experiência de uso com o VS Code (que agora está online) ainda não é plena em qualquer dispositivo (por exemplo, no iPad Pro)

VOCÊ ESTÁ NA SEÇÃO: » Programação

votes
Article Rating
LEIA TAMBÉM:  Teste de Software: Prefácio do eBook de testes da Thoughtworls Brasil