9 Conhecimentos essenciais para profissionais de BI

9 Conhecimentos essenciais para profissionais de BI

7 de maio de 2019 1 Por Ramos de Souza Janones
Powered by Rock Convert

Neste artigo exploraremos as principais habilidades técnicas e não técnicas para um profissional de Business Intelligence.

Através de grandes avanços tecnológicos e um aumento nos dados disponíveis, aproveitar o poder da análise nos negócios é mais fácil do que nunca. E à medida que mais empresas procuram dados para soluções, os profissionais de Business Analytic (BI) preenchem a crescente necessidade de conhecimento de dados. Mas há habilidades específicas, difíceis e flexíveis, que você precisa para ter uma carreira de análise bem-sucedida e prosperar no mundo do Big Data.

Exploraremos as principais habilidades técnicas e não técnicas para um profissional de Business Analytic (BI). Mas primeiro, vamos abordar o que um analista de negócios realmente faz.

Qual é a diferença entre Business Analytics e profissionais em Business Analytics?

A diferença entre um Business Analytics e um profissional em Business Analytics é seu foco e abordagem quando se trata de solução de problemas. Os caçadores de empregos e os recrutadores tendem a confundir essas duas profissões diferentes, mas de aparência similar. Vamos dividir as diferenças:

Business analyst

O Business Analytics tem menos a ver com dados e, em vez disso, concentra-se em analisar e otimizar os processos e funções que compõem um negócio. Eles analisam o que uma empresa precisa para funcionar de maneira ideal e o que ela precisa melhorar, e depois trabalha para implementar soluções. Isso pode incluir melhoria de processos, alteração de políticas ou introdução de nova tecnologia.

Por exemplo, um Business Analytics pode trabalhar tanto com o cliente, que tem um requisito específico em seus negócios, como com a equipe de desenvolvimento, que cria um produto ou fornece um serviço para atender a esse requisito.

Normalmente, eles coordenam entre essas duas partes para garantir que as soluções criadas pelo desenvolvimento atendam aos requisitos do cliente e que estejam adaptando as soluções à medida que essas necessidades mudam. Eles também podem atuar como um gerente de projeto técnico e colaborar com as partes interessadas para projetar e implementar o serviço ou produto e garantir a solução do problema do cliente.

Leia também:  

Profissional em Business analytics

O Business Analytics se concentra em dados, análises estatísticas e relatórios para ajudar a investigar e analisar o desempenho dos negócios, fornecer insights e orientar recomendações para melhorar o desempenho.

Eles também podem trabalhar com clientes internos ou externos, mas seu foco é melhorar o produto, o marketing ou a experiência do cliente usando insights de dados, em vez de analisar processos e funções.

Principais habilidades de um Business analytics (BI)

O cenário de big data mudou drasticamente, tornando difícil para os profissionais saberem onde concentrar seu crescimento. No entanto, apesar desse campo em mutação, há várias habilidades principais de análise de negócios que formam a base de qualquer carreira sólida de Business Analytics.

Um ótimo profissional de Business Analytics pode ser descrito como:

Um bom comunicador

Ser capaz de apresentar as descobertas de uma maneira clara e concisa é fundamental para garantir que todos os jogadores entendam os insights e possam colocar as recomendações em prática. As pessoas que trabalham na análise devem ser capazes de contar uma história com dados por meio de fortes habilidades de redação e apresentação.

Inquisitivo

As pessoas neste campo devem ter curiosidade natural e continuar aprendendo e descobrir como as coisas se encaixam. Mesmo quando os analistas se tornam gerentes, é importante manter contato com o setor e suas mudanças.

Um solucionador de problemas

Profissionais em análise usam uma combinação de raciocínio lógico, análise preditiva e estatística para fazer recomendações que resolverão problemas e impulsionarão um negócio. Em uma profissão que busca transformar dados em soluções, ser um solucionador de problemas natural ajuda a conectar os pontos.

Um pensador crítico

Os profissionais de análise de negócios precisam pensar criticamente não apenas sobre as implicações dos dados que coletam, mas sobre os dados que devem coletar em primeiro lugar. Espera-se que eles analisem e destacem apenas os dados que podem ser úteis na tomada de decisões.

Um visualizador

Dados desorganizados não ajudam ninguém. Para criar valor a partir de dados, os profissionais de análise precisam ser capazes de traduzir e visualizar dados de maneira concisa e precisa, de fácil digestão.

Ambos detalhados e um grande pensador

Embora os profissionais de Business Analytics precisem lidar com dados complexos, eles também precisam entender como suas recomendações afetarão os resultados finais de uma empresa. Não faz sentido ter acesso a grandes quantidades de informação sem saber como ela pode ser aproveitada para analisar e melhorar táticas, processos e estratégias.

Curso completo de Games, inclusive Realidade Aumentada.Powered by Rock Convert

Habilidades técnicas de um Business analytics (BI)

Em um cenário de negócios que se torna rapidamente governado pelo big data, os grandes profissionais de Business Analytics estão atendendo à demanda por conhecimento técnico, usando os recursos de desenvolvedor e analista.

Ter um entendimento conceitual e de trabalho de ferramentas e linguagens de programação é importante para traduzir as fontes de dados em soluções tangíveis.

Abaixo estão algumas das principais ferramentas para profissionais de análise de negócios:

SQL

O SQL é a linguagem de codificação dos bancos de dados e uma das ferramentas mais importantes no kit de ferramentas de um profissional de análise. Os profissionais escrevem consultas SQL para extrair e analisar dados do banco de dados de transações e desenvolvem visualizações para apresentar aos interessados.

Linguagens estatísticas

As duas linguagens de programação mais comuns em analítica são R, para análise estatística, e Python, para programação geral. O conhecimento em qualquer uma dessas linguagens pode ser benéfico ao analisar grandes conjuntos de dados, mas não é vital.

Software estatístico

Embora a capacidade de programar seja útil para uma carreira em análise, ser capaz de escrever código não é necessariamente necessário para trabalhar como um profissional de análise. Além dos idiomas acima, softwares estatísticos como o SPSS, SAS, Sage, Mathematica e até o Excel (mais recente o Power BI, da Microsoft) podem ser usados ​​ao gerenciar e analisar dados.

Treinamento em Machine Learning, Big Data e Analytics com PYTHON, HADOOP, SPARK e APACHE KAFKA! PRESENCIAL e ONLINE!

Os quatro tipos de analítica

Estas habilidades em business analytics podem utilizar e passar por diferentes facetas de análise de dados, incluindo:

Análise Descritiva

O que está acontecendo com minha empresa agora?

Ao extrair e agregar dados brutos por meio de um painel de controle em tempo real, os profissionais de análise podem obter análises abrangentes, precisas e imediatas. Embora a prática de mineração de dados seja considerada a parte menos útil da cadeia de valor de big data, ela ainda pode ser útil na identificação de padrões de comportamento que possam influenciar os resultados futuros.

Análise de diagnóstico

Por que isso está acontecendo?

A análise de diagnóstico analisa o desempenho passado de campanhas e processos para determinar o que aconteceu e por quê. Ele isola todas as informações confusas para identificar uma relação precisa de causa e efeito.

Análise preditiva

O que provavelmente acontecerá no futuro?

Modelos estatísticos e técnicas de previsão podem ser usados ​​para prever cenários prováveis ​​do que pode acontecer com base em insights de big data. Essa forma de análise pode ser usada para suportar previsões complexas.

Análise prescritiva

O que preciso fazer para ter sucesso?

A análise prescritiva foca em quais ações devem ser tomadas. Onde a análise de big data pode lançar luz sobre uma área de negócios, a análise prescritiva oferece uma resposta muito mais focada para uma questão específica.

Independentemente do tipo de análise em que você está trabalhando, a capacidade de oferecer as habilidades básicas e técnicas torna um profissional de análise de negócios uma parte inestimável de qualquer negócio.

À medida que os líderes da empresa percebem o impacto potencial dos dados na estratégia de negócios, cresce o número de empregos que envolvem análise de dados (business analytics), criando uma forte demanda por pessoas com esses talentos.

A combinação de habilidades técnicas e não técnicas dos profissionais de business analytics (análise de negócios) torna-as excepcionalmente qualificadas para fornecer às empresas a vantagem competitiva tão necessária em um mundo de big data.

Você está nas seções: Startup e Sucesso » Carreira

React Native Do Zero Ao Profissional: crie apps para Android e IOSPowered by Rock Convert
Siga os bons!

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.

Sumário
9 Conhecimentos que todos os profissionais de Business Analytics precisam
Nome do artigo
9 Conhecimentos que todos os profissionais de Business Analytics precisam
Descrição
Neste artigo exploraremos as principais habilidades técnicas e não técnicas para um profissional de Business Analytic.
Autor
Nome
Ramos da Informática
Logo



Frontend Do Zero Ao Profissional