
As diferenças entre Power Query, Power Pivot, Power BI
31 de maio de 2019Aprenda quais são as diferenças entre Power Query, Power Pivot, Power BI, do Excel. E entre no mundo de Business Inteligence.
Power Query
É um complemento desenvolvido a partir da versão do Excel 2010 e agora por padrão na versão 2016 como Get & Transform.
Faz parte da proposta da Microsoft para o desenvolvimento do ETL por meio de sua sigla em inglês (Extract, Transform, Load) (Extract, Transform, Upload), muito consistente com a situação da análise de grandes volumes de informações para qualquer setor econômico e social.
O Power Query permite conectar o Excel com múltiplas fontes de informações e transformá-las intuitivamente no Query Editor. Há uma quantidade considerável de ferramentas para transformar nossos dados, estes são armazenados passo a passo, dando-nos controle total sobre o processo de transformação.
Adicional apresenta o idioma M ou Power M para o mais avançado é a capacidade de acessar linha por linha ou passo a passo para editar a consulta e ser capaz de incorporar o resto das funções que eles não estão no ambiente básico do editor de consulta.
Power Pivot
É outro complemento como o Power Query desenvolvido desde a versão de 2010 nativamente incorporada a partir da versão de 2013. Aqui podemos conectar várias fontes de informação ou com dados já transformados no Power Query. Graças à sua tecnologia de memória integrada, você pode armazenar milhões de registros sem grandes problemas contrários à nossa folha de Excel limitada.
Ele apresenta as funções DAX que são desenvolvidas para formular e extrair informações de cubos de dados e nos permite criar métricas complexas e indicadores KPI (Key Performance Indicators).
Ele nos permite criar nossos modelos de dados de uma maneira relacionativa como já conhecemos no Access e, em seguida, visualizá-los usando nossas tabelas e gráficos dinâmicos tradicionais ou dinamicamente com Power View e Power Maps.
PowerBI
O Power BI é um software gratuito para a criação de painéis ou relatórios dinâmicos, onde também podemos encontrar o editor de consulta Power Query e as fórmulas DAX, com estes dois poderosos As ferramentas do PowerBI nos permitem analisar grandes volumes de informações e a possibilidade de compartilhá-los em nossa organização, localmente ou online, dependendo do caso.
O Power BI não para apenas na parte de inserção de dados e criação de relatórios e visualizações. Como o próprio nome diz, ele é uma ótima ferramenta de Bussiness Intelligence. Quem já teve contato com BI sabe que a simples inserção de dados não resolve os problemas de análise de dados.
Uma das maiores dificuldades em tratar dados em BI é fazer a limpeza e transformação dos mesmos. Quando é necessário lidar com uma grande quantidade de dados, é inviável utilizar todos os dados brutos. O correto é fazer a limpeza, ou seja, retirar da nossa base de dados aqueles que não são essenciais na geração de informação.
Após essa limpeza, muitas vezes é preciso fazer a transformação dos dados, ou seja, mudar o formato em que foram adquiridos para formatos em que possam ser trabalhados e, por fim, gerar informações relevantes para o negócio.
O Power BI conta com um Editor de Consultas, uma feature capaz de formatar e transformar os dados de modo a deixarem eles prontos para a utilização no modelos e visualizações que você desejar criar. Além disso, o Power BI é capaz de limpar os dados que foram formatados de forma irregular, o que garante que você só trabalhe com dados sensíveis ao negócio.
Provavelmente irá gostar:
Business Intelligence – Modelagem de dados
Muitas vezes os dados utilizados na produção de relatórios vêm de diversas fontes e, para que você consiga fazer com que os dados trabalhem de forma eficiente, é preciso fazer com que estes dados trabalhem em conjunto.
Para resolver este problema, é necessário criar uma relação entre os dados. Esta relação permitirá ao Power BI entender como as tabelas se relacionam. O Modo de exibição de relações é o local no qual você conseguirá fazer isso.
Quanto ganha um analista de Business Inteligence?
Conforme a imagem a cima pode chegar até R$ 6.589,00 mas pesquisando no LinKendin, há ofertas que chegam há mais de R$ 20.000,00.
Para realizar esta tarefa você pode adicionar ou remover relações de forma simples e intuitiva de forma drag and drop. Também é possível gerenciar opções de cardinalidade. Ou seja, definir relações muitos para um e um para um.
VOCÊ VAI GOSTAR: A mais completa formação de Business Analitics do Brasil.
Além disso, é possível criar colunas baseadas em cálculos realizados entre dados. Ou seja, o Power BI não limita que você trabalhe apenas com os dados inseridos, mas também gere novos dados dinâmicos baseados nas entradas escolhidas. Tudo para otimizar a ferramenta para a necessidade específica do seu negócio.
Como aprender Power Query, Power Pivot, Power BI?
Então conheça os Doutores do Excel e sua formação completa em Power BI e aprenda Power BI.
Vai gostar também: 9 Conhecimentos que todos os profissionais de Business Analytics precisam
Siga os bons!
- Expressões Regulares códigos diversos - 12 de outubro de 2020
- Como criar aprendizado de máquinas em Java? - 12 de outubro de 2020
- Como utilizar reCaptcha? - 12 de outubro de 2020



